Estudo aponta risco de AVC para quem come alimentos ultraprocessados

Um estudo do Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Medical, o Inserm, publicado nesta quinta-feira, alerta para o aumento do risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou mesmo de infarto em pessoas que consomem alimentos chamados de “ultraprocessados”.

Os pesquisadores analisaram produtos como salsichas ou sopas e contaram com 100 mil voluntários franceses, que participaram regularmente do projeto “Nutrinet-Santé”.

Nos últimos anos, diversas pesquisas estabeleceram uma ligação entre alimentos transgênicos e um maior risco de câncer, problemas digestivos e até aumento de mortalidade. Dessa vez, os cientistas se concentraram em doenças cardiovasculares, observando produtos como refrigerantes, barras de chocolate, lasanhas, entre outros.

A lista dos alimentos considerados “ultraprocessados” não inclui todos os pratos congelados, mas sim aqueles que sofreram diversas transformações e que contêm aditivos, como explica Mathilde Touvier, diretora de pesquisa do Inserm.

“Esses alimentos se transformaram através da hidrólise ou da hidrogenação. A maioria contém colorantes”, alerta.

12% de chance a mais

A equipe responsável pela pesquisa observou uma “associação entre os alimentos ultraprocessados e um maior risco de doenças cardiovasculares, como infarto, ou cerebrovasculares, como o AVC”, ressalta Mathilde Touvier.

Os voluntários têm 12% de chance a mais de sofrer com uma dessas doenças. Para evitar todo mal-entendido, os pesquisadores levaram em conta a idade dos participantes, assim como a classe social, o peso, tabagismo e atividade física.

Mas a cientista Mathilde Touvier permanece calma diante da situação: ela lembra que não é necessário ter medo de todos os produtos encontrados nos supermercados. Seu conselho é observar as etiquetas e prestar atenção na lista de ingredientes antes de comprar.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …

Homem cria uma "cadeira de rodas" off-road para que sua esposa possa ir a lugares que ela nunca imaginou

Quem precisa de uma cadeira de rodas para se locomover sabe que não é nada fácil percorrer certos terrenos. Viagens a lugares nevados, trilhas tropicais, montanhas… Tudo isso parece impossível. Mas não deveria ser. Aliás, …

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …