Robô alimentado por IA consegue preparar e servir cachorros-quentes

Embora seja uma tarefa fácil para um ser humano, treinar robôs para preparar e servir alimentos é ainda algo muito difícil, pois exige delicadeza e uma expertise que aprendemos ao longo do tempo.

Agora, contudo, pesquisadores da Universidade de Boston desenvolveram um autômato com uma inteligência artificial (IA) que consegue pegar uma salsicha, colocar na grelha, deixar cozinhar no tempo certo, posicionar no pão, inserir ao menos um condimento e oferecer o cachorro-quente de forma gentil.

Os cientistas utilizaram um sistema de tentativa e erro conhecido como Aprendizado por Reforço (RL, na sigla em inglês) e conseguiram melhorar as ações a cada nova análise. A IA foi testada em simulações de computador antes da operação com braços robóticos e conseguiu chegar a um status “autoconsciente”, ou seja, capaz de compreender onde estão os erros e iniciar novamente, até que o objetivo seja alcançado.

O segredo por trás do sucesso dessa empreitada está na simplicidade da linguagem desenvolvida pela equipe, que conseguiu assim dividir cada parte da tarefa em ações menores.

Dessa forma, foi possível prever vários cenários em sequências curtas, a exemplo de “eventualmente ligue a churrasqueira, depois escolha a salsicha e coloque-a na churrasqueira”. Limitando as possibilidades da IA, foi mais fácil chegar aos resultados desejados.

Segundo Zachary Serlin, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, a maneira como as frases são dispostas é essencial para o sucesso do robô. “Na nossa IA, como você tem essa bela estrutura de frases, pode colocar coisas como: ‘Você não pode pegar duas coisas ao mesmo tempo’. Esse é o conhecimento prévio que você tem”, diz.

O robô não apenas precisou aprender a preparar e servir adequadamente o cachorro-quente para uma pessoa que espera com um prato, mas também garantir que não estivesse cometendo erros de segurança.

“Há também esse nível de segurança, chamado de funções de barreira de controle. Você deixa o algoritmo rodar normalmente com esse conhecimento prévio e com a frase que você fornece. Há uma camada que não permite fazer coisas inseguras. Isso permite que ele tenha esse nível de segurança sem precisar experimentá-lo”, explica.

Em vez de o braço robótico tentar pegar o cachorro-quente da churrasqueira e forçar acidentalmente seus agarradores na mesma, essa camada de segurança obriga ao autômato saber que só pode ficar tão perto da churrasqueira enquanto tenta concluir essa parte da tarefa.

Serlin adianta que continuará trabalhando nessa tecnologia para ver como eles podem ensinar o robô a concluir atividades mais complexas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …