Robô alimentado por IA consegue preparar e servir cachorros-quentes

Embora seja uma tarefa fácil para um ser humano, treinar robôs para preparar e servir alimentos é ainda algo muito difícil, pois exige delicadeza e uma expertise que aprendemos ao longo do tempo.

Agora, contudo, pesquisadores da Universidade de Boston desenvolveram um autômato com uma inteligência artificial (IA) que consegue pegar uma salsicha, colocar na grelha, deixar cozinhar no tempo certo, posicionar no pão, inserir ao menos um condimento e oferecer o cachorro-quente de forma gentil.

Os cientistas utilizaram um sistema de tentativa e erro conhecido como Aprendizado por Reforço (RL, na sigla em inglês) e conseguiram melhorar as ações a cada nova análise. A IA foi testada em simulações de computador antes da operação com braços robóticos e conseguiu chegar a um status “autoconsciente”, ou seja, capaz de compreender onde estão os erros e iniciar novamente, até que o objetivo seja alcançado.

O segredo por trás do sucesso dessa empreitada está na simplicidade da linguagem desenvolvida pela equipe, que conseguiu assim dividir cada parte da tarefa em ações menores.

Dessa forma, foi possível prever vários cenários em sequências curtas, a exemplo de “eventualmente ligue a churrasqueira, depois escolha a salsicha e coloque-a na churrasqueira”. Limitando as possibilidades da IA, foi mais fácil chegar aos resultados desejados.

Segundo Zachary Serlin, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, a maneira como as frases são dispostas é essencial para o sucesso do robô. “Na nossa IA, como você tem essa bela estrutura de frases, pode colocar coisas como: ‘Você não pode pegar duas coisas ao mesmo tempo’. Esse é o conhecimento prévio que você tem”, diz.

O robô não apenas precisou aprender a preparar e servir adequadamente o cachorro-quente para uma pessoa que espera com um prato, mas também garantir que não estivesse cometendo erros de segurança.

“Há também esse nível de segurança, chamado de funções de barreira de controle. Você deixa o algoritmo rodar normalmente com esse conhecimento prévio e com a frase que você fornece. Há uma camada que não permite fazer coisas inseguras. Isso permite que ele tenha esse nível de segurança sem precisar experimentá-lo”, explica.

Em vez de o braço robótico tentar pegar o cachorro-quente da churrasqueira e forçar acidentalmente seus agarradores na mesma, essa camada de segurança obriga ao autômato saber que só pode ficar tão perto da churrasqueira enquanto tenta concluir essa parte da tarefa.

Serlin adianta que continuará trabalhando nessa tecnologia para ver como eles podem ensinar o robô a concluir atividades mais complexas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …

CDC faz alerta sobre transmissão da COVID-19 através do ar, mas volta atrás

Não é segredo que pesquisadores ainda buscam consenso sobre a ação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no organismo humano. Nesse cenário, até o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos gerou polêmica nesta …