Robô do Google agora consegue caminhar sobre terrenos irregulares

O Atlas, robô humanoide do Google desenvolvido pela empresa parceira Boston Dynamics, acaba de aprender uma nova habilidade: caminhar sobre solos rochosos ou irregulares.

Durante seu teste de estabilidade, o robô conseguiu, com sucesso, passar por trechos contendo blocos de concreto espalhados e pedras amontoadas.

Aliás, o robô consegue realizar a proeza com mais habilidade que os seres humanos. Isso se dá porque ele consegue concentrar o peso de seu corpo em torno dos pés, de acordo com o terreno, para se equilibrar e não cair entre uma passada e outra.

Tudo isso funciona graças a uma série de algoritmos complexos que foi desenvolvida recentemente para melhorar as habilidades do Atlas.

“Embora grandes avanços tenham sido conseguidos recentemente em robótica, os robôs ainda não conseguem chegar a certos lugares, como os humanos”, diz um post no blog da Boston Dynamics.

“Nossos projetos humanoides são focados em permitir que robôs bípedes lidem com terrenos irregulares sem a necessidade de sensores de bordo para construir um modelo do terreno em questão”.

O mais incrível dessa investida é que o robô nunca tinha caminhado no terreno de testes antes. Não havia nenhuma informação em seu sistema que fornecesse dados para que ele soubesse como “agir”, como tamanho dos blocos, extensão da instabilidade do solo, forma ou altura dos obstáculos.

Isso significa que, dentro de alguns anos (ou décadas), poderemos ver robôs especializados em resgate, capazes de entrar em escombros de incêndios ou acidentes para socorrer possíveis vítimas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden pedirá a americanos para usarem máscara por cem dias

Em entrevista à CNN, presidente eleito afirma que medida pode ajudar a reduzir números da pandemia e garante que Anthony Fauci continua como conselheiro-chefe de saúde em seu governo. O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, …

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …