Robô do Google agora consegue caminhar sobre terrenos irregulares

O Atlas, robô humanoide do Google desenvolvido pela empresa parceira Boston Dynamics, acaba de aprender uma nova habilidade: caminhar sobre solos rochosos ou irregulares.

Durante seu teste de estabilidade, o robô conseguiu, com sucesso, passar por trechos contendo blocos de concreto espalhados e pedras amontoadas.

Aliás, o robô consegue realizar a proeza com mais habilidade que os seres humanos. Isso se dá porque ele consegue concentrar o peso de seu corpo em torno dos pés, de acordo com o terreno, para se equilibrar e não cair entre uma passada e outra.

Tudo isso funciona graças a uma série de algoritmos complexos que foi desenvolvida recentemente para melhorar as habilidades do Atlas.

“Embora grandes avanços tenham sido conseguidos recentemente em robótica, os robôs ainda não conseguem chegar a certos lugares, como os humanos”, diz um post no blog da Boston Dynamics.

“Nossos projetos humanoides são focados em permitir que robôs bípedes lidem com terrenos irregulares sem a necessidade de sensores de bordo para construir um modelo do terreno em questão”.

O mais incrível dessa investida é que o robô nunca tinha caminhado no terreno de testes antes. Não havia nenhuma informação em seu sistema que fornecesse dados para que ele soubesse como “agir”, como tamanho dos blocos, extensão da instabilidade do solo, forma ou altura dos obstáculos.

Isso significa que, dentro de alguns anos (ou décadas), poderemos ver robôs especializados em resgate, capazes de entrar em escombros de incêndios ou acidentes para socorrer possíveis vítimas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …