Robô do Google agora consegue caminhar sobre terrenos irregulares

O Atlas, robô humanoide do Google desenvolvido pela empresa parceira Boston Dynamics, acaba de aprender uma nova habilidade: caminhar sobre solos rochosos ou irregulares.

Durante seu teste de estabilidade, o robô conseguiu, com sucesso, passar por trechos contendo blocos de concreto espalhados e pedras amontoadas.

Aliás, o robô consegue realizar a proeza com mais habilidade que os seres humanos. Isso se dá porque ele consegue concentrar o peso de seu corpo em torno dos pés, de acordo com o terreno, para se equilibrar e não cair entre uma passada e outra.

Tudo isso funciona graças a uma série de algoritmos complexos que foi desenvolvida recentemente para melhorar as habilidades do Atlas.

“Embora grandes avanços tenham sido conseguidos recentemente em robótica, os robôs ainda não conseguem chegar a certos lugares, como os humanos”, diz um post no blog da Boston Dynamics.

“Nossos projetos humanoides são focados em permitir que robôs bípedes lidem com terrenos irregulares sem a necessidade de sensores de bordo para construir um modelo do terreno em questão”.

O mais incrível dessa investida é que o robô nunca tinha caminhado no terreno de testes antes. Não havia nenhuma informação em seu sistema que fornecesse dados para que ele soubesse como “agir”, como tamanho dos blocos, extensão da instabilidade do solo, forma ou altura dos obstáculos.

Isso significa que, dentro de alguns anos (ou décadas), poderemos ver robôs especializados em resgate, capazes de entrar em escombros de incêndios ou acidentes para socorrer possíveis vítimas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Polícia encontra 39 corpos dentro de caminhão em Essex na Inglaterra

Corpos de 39 pessoas foram encontrados na madrugada desta quarta-feira dentro de um caminhão em Essex, na Inglaterra. A polícia foi acionada pelo serviço de ambulância pouco antes de 1h40 (horário local), logo após a descoberta …

Experimento de fusão nuclear com armas de plasma está quase pronto

A montagem do Experimento de Revestimento de Plasma no Laboratório Nacional de Los Alamos tem bom andamento com a instalação de 18 das 36 pistolas de plasma previstas. Esta representa uma abordagem ambiciosa para conseguir …

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …