O Atlas, robô humanoide do Google desenvolvido pela empresa parceira Boston Dynamics, acaba de aprender uma nova habilidade: caminhar sobre solos rochosos ou irregulares.
Durante seu teste de estabilidade, o robô conseguiu, com sucesso, passar por trechos contendo blocos de concreto espalhados e pedras amontoadas.
Aliás, o robô consegue realizar a proeza com mais habilidade que os seres humanos. Isso se dá porque ele consegue concentrar o peso de seu corpo em torno dos pés, de acordo com o terreno, para se equilibrar e não cair entre uma passada e outra.
Tudo isso funciona graças a uma série de algoritmos complexos que foi desenvolvida recentemente para melhorar as habilidades do Atlas.
“Embora grandes avanços tenham sido conseguidos recentemente em robótica, os robôs ainda não conseguem chegar a certos lugares, como os humanos”, diz um post no blog da Boston Dynamics.
“Nossos projetos humanoides são focados em permitir que robôs bípedes lidem com terrenos irregulares sem a necessidade de sensores de bordo para construir um modelo do terreno em questão”.
O mais incrível dessa investida é que o robô nunca tinha caminhado no terreno de testes antes. Não havia nenhuma informação em seu sistema que fornecesse dados para que ele soubesse como “agir”, como tamanho dos blocos, extensão da instabilidade do solo, forma ou altura dos obstáculos.
Isso significa que, dentro de alguns anos (ou décadas), poderemos ver robôs especializados em resgate, capazes de entrar em escombros de incêndios ou acidentes para socorrer possíveis vítimas.
// Canaltech