Elon Musk teme que robô ditador imortal acabe dominando o mundo

oninnovation / Flickr

Elon Musk, o bilionário visionário fundador do PayPal, Tesla e SpaceX

O empresário estadunidense e chefe das empresas SpaceX e Tesla, Elon Musk, acredita que no futuro a inteligência artificial pode criar um “ditador eterno”.

Do ponto de vista do empresário, o desenvolvimento da inteligência artificial pode levar a que esta passe a governar o mundo de alguma forma.

“O futuro menos aterrorizante que eu posso imaginar é aquele em que nós, pelo menos, seremos capazes de democratizar a IA, pois caso uma empresa ou um pequeno grupo de pessoas possa elaborar uma superinteligência do tipo divino, eles poderão conquistar o mundo”, prognosticou Musk no documentário “Será que você confia em seu computador?”.

Musk frisou que a Terra já conheceu ditadores, por exemplo, Hitler e Mussolini, mas eles, ao contrário da inteligência artificial, eram mortais. Já no caso da IA, tudo fica muito mais tenebroso. Para mais, esta “nem precisa ser má” para eliminar a humanidade, opinou o empresário.

“Caso ela tenha algum objetivo e a humanidade seja um obstáculo, ela a eliminará sem hesitar. Nada de pessoal”, adiantou.

Esta já não é a primeira vez que Musk partilha suas preocupações sobre os riscos que nos proporciona a inteligência artificial. Particularmente, ele pressupôs que devido à concorrência nesta área pode irromper uma Terceira Guerra Mundial.

Em setembro do ano passado, Elon Musk advertiu que esta tecnologia cibernética poderia desencadear a Terceira Guerra Mundial. O CEO da SpaceX também classificou a Inteligência Artificial como “o maior risco que enfrentamos enquanto civilização” e, por isso, sugeriu uma regulamentação por parte das autoridades.

Além disso, ele tem frisado que a humanidade deve se esforçar para construir estações em Marte e na Lua para se reestabelecer lá em caso de surgimento de uma nova “idade das trevas”.

Em “Será que você confia em seu computador?”, Musk sugere que a Inteligência Artificial desenvolvida já por governos autoritários pode durar mais que os líderes ou partidos que a impulsionam, criando uma estrutura permanente de opressão.

O fundador da Tesla e SpaceX quer difundir esta mensagem, tanto que chegou mesmo a pagar para que o filme seja gratuito durante o fim de semana.

“É um tema muito importante“, disse Musk, em frente a uma multidão na estreia do filme em Los Angeles, nos Estados Unidos, na quinta-feira. “Vai afetar as nossas vidas de formas que nem sequer conseguimos imaginar nesse momento”.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …