Cientistas de Cingapura desenvolvem robô capaz de montar móveis da Ikea

A montagem de móveis da Ikea são motivo de dor de cabeça para alguns dos amantes da bricolagem, mas agora cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyan, em Cingapura, desenvolveram um robô capaz de resolver a questão.

Oito minutos e 55 segundos foi o tempo que o robô demorou para montar uma cadeira do modelo Stefan, segundo estudo publicado nesta quarta-feira na revista Sciente Robotics, uma marca de dar inveja até aos mais experientes nesse tipo de trabalho.

Dotado com uma câmera 3D e dois braços mecânicos equipados com pinças para poder agarrar objeto, o robô contou com a “ajuda” de algoritmos codificados pela equipe de especialistas.

Antes de começar a montagem, o robô demorou 11 minutos e 21 segundos para traçar de forma independente os movimentos que faria e mais três segundos para localizar as peças necessárias.

Embora muitos amantes do “faça você mesmo” possam acreditar que o trabalho de montar uma cadeira da Ikea simples para um robô, o professor-assistente e membro da equipe que o construiu, Francisco Suárez, ressaltou que a tarefa é mais complexa do que parece.

“O trabalho de encaixar peças pode ser natural para os humanos, mas tem que ser separada em vários passos para ele. Por exemplo, identificar onde estão as diversas partes da cadeira, a força necessária para pegar as peças e garantir que os braços robóticos se movam sem se chocar entre eles”, explicou o especialista.

(dr) Nanyang Technological University (NTU), Singapore

Graças ao esforço de engenharia, os cientistas conseguiram desenvolver algoritmos que permitiram que o robô montasse a cadeira sozinho, criando os passos necessários para executar a tarefa.

Agora os cientistas querem adicionar mais inteligência artificial para que o robô ganhe autonomia e possa aprender os diferentes passos de montagem da cadeira através de demonstrações humanas, lendo o manual de instruções ou, inclusive, a partir de imagens do produto já finalizado.

O equipamento está sendo utilizado para explorar uma área da robótica que requer um controle preciso das forças e dos movimentos com dedos ou mãos usadas por robôs. Todos os sensores de força nos punhos e demais detalhes foram pensados para que ele manipulasse objetos do jeito mais parecido como uma pessoa faria.

Agora que o robô provou sua destreza com as cadeiras da Ikea, a equipe acredita que ele poderá ser muito útil para realizar tarefas específicas de precisão em indústrias com tarefas similares, mas que não requerem longas linhas de produção.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Opositor belarusso é achado morto na Ucrânia

Ativista Vitaly Shishov ajudava compatriotas a fugir da perseguição do regime de Alexander Lukashenko, considerado o último ditador da Europa. Polícia investiga possível assassinato encenado como suicídio. Um ativista de Belarus foi encontrado morto nesta terça-feira …

Polônia concede visto humanitário a atleta olímpica e alimenta tensões com Belarus

A Polônia concedeu nesta segunda-feira (2) um visto humanitário para a atleta olímpica bielorrussa Krystsina Tsimanuskaya. A jovem afirma que estava sendo obrigada a deixar o Japão após ter criticado sua equipe e temia …

EUA e Reino Unido teriam dado 'luz verde' a Israel para retaliar Irã após ataque a petroleiro

Irã rejeitou o envolvimento do país no ataque contra o petroleiro Mercer Street no mar Arábico que ocorreu na quinta-feira (29), condenando as acusações lançadas pelo governo israelense. Tel Aviv teria recebido "luz verde" de Washington …

Incêndios causam mortes e devastação no sul da Europa

A União Europeia EU) enviou ajuda para a Turquia nesta segunda-feira (02/08), e voluntários se juntaram a bombeiros na luta contra fortes incêndios que já duram seis dias e mataram oito pessoas no país. Em …

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …