Cientistas de Cingapura desenvolvem robô capaz de montar móveis da Ikea

A montagem de móveis da Ikea são motivo de dor de cabeça para alguns dos amantes da bricolagem, mas agora cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyan, em Cingapura, desenvolveram um robô capaz de resolver a questão.

Oito minutos e 55 segundos foi o tempo que o robô demorou para montar uma cadeira do modelo Stefan, segundo estudo publicado nesta quarta-feira na revista Sciente Robotics, uma marca de dar inveja até aos mais experientes nesse tipo de trabalho.

Dotado com uma câmera 3D e dois braços mecânicos equipados com pinças para poder agarrar objeto, o robô contou com a “ajuda” de algoritmos codificados pela equipe de especialistas.

Antes de começar a montagem, o robô demorou 11 minutos e 21 segundos para traçar de forma independente os movimentos que faria e mais três segundos para localizar as peças necessárias.

Embora muitos amantes do “faça você mesmo” possam acreditar que o trabalho de montar uma cadeira da Ikea simples para um robô, o professor-assistente e membro da equipe que o construiu, Francisco Suárez, ressaltou que a tarefa é mais complexa do que parece.

“O trabalho de encaixar peças pode ser natural para os humanos, mas tem que ser separada em vários passos para ele. Por exemplo, identificar onde estão as diversas partes da cadeira, a força necessária para pegar as peças e garantir que os braços robóticos se movam sem se chocar entre eles”, explicou o especialista.

(dr) Nanyang Technological University (NTU), Singapore

Graças ao esforço de engenharia, os cientistas conseguiram desenvolver algoritmos que permitiram que o robô montasse a cadeira sozinho, criando os passos necessários para executar a tarefa.

Agora os cientistas querem adicionar mais inteligência artificial para que o robô ganhe autonomia e possa aprender os diferentes passos de montagem da cadeira através de demonstrações humanas, lendo o manual de instruções ou, inclusive, a partir de imagens do produto já finalizado.

O equipamento está sendo utilizado para explorar uma área da robótica que requer um controle preciso das forças e dos movimentos com dedos ou mãos usadas por robôs. Todos os sensores de força nos punhos e demais detalhes foram pensados para que ele manipulasse objetos do jeito mais parecido como uma pessoa faria.

Agora que o robô provou sua destreza com as cadeiras da Ikea, a equipe acredita que ele poderá ser muito útil para realizar tarefas específicas de precisão em indústrias com tarefas similares, mas que não requerem longas linhas de produção.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …

O que é nitrato de amônio, que pode provocar explosões como a de Beirute?

A recente tragédia no país árabe trouxe de novo à tona preocupações sobre o armazenamento do perigoso material, tornando necessário saber como esses incidentes ocorrem para os prevenir. A explosão de nitrato de amônio em Beirute, …

Astrônomos descobrem nuvens gigantes "escondidas" em Vênus há 35 anos

Uma equipe de astrônomos encontrou nuvens venenosas, com gotas de ácido sulfúrico em sua formação, em meio à densa atmosfera de Vênus. Curiosamente, essas nuvens já estavam presente na atmosfera venusiana há pelo menos 35 anos, …

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …