Milhares de sul-coreanos comemoram (ou protestam) impeachment de presidente

Dezenas de milhares de pessoas ocuparam um boulevard no centro de Seul neste sábado para comemorar a saída da presidente Park Geun-hye, após o Tribunal Constitucional do país destituí-la do cargo definitivamente na sexta-feira.

Enquanto isso, numa praça nos arredores, um grande grupo de apoiadores de Park agitava bandeiras nacionais, perto de um palco onde os organizadores prometiam resistir ao que chamavam de “assassinato político”.

A polícia neste sábado estava preparada para atos de violência entre os dois grupos, após três pessoas morrerem e dezenas ficarem feridas em confrontos entre a polícia e apoiadores de Park na sexta-feira.

Cerca de 20 mil policiais foram mobilizados para monitorar os manifestantes, que também foram separados por perímetros formados por centenas de ônibus da polícia.

Os opositores gritavam “Prendam Park Geun-hye!” enquanto marchavam em direção à Casa Azul, sede da Presidência, que Park continuava ocupando um dia após a sua destituição.

Segundo a Casa Azul, Park precisa de mais tempo para deixar a sede, enquanto seus assessores preparam a volta da ex-presidente para sua residência particular, no sul da capital. Park ainda não fez um pronunciamento sobre sua destituição.

A decisão do Tribunal Constitucional permite que Park seja acusada criminalmente e a torna a primeira líder eleita democraticamente na Coreia do Sul a ser destituída do cargo.

O país deve realizar eleições dentro de dois meses para escolher o sucessor de Park. O liberal Moon Jae-in, que perdeu a eleição para Park em 2012, lidera com folga as pesquisas de intenção de voto.

O Tribunal Constitucional acusou Park de se unir a Choi Soon-sil, uma antiga confidente, para extorquir milhões de dólares de empresas, e de deixar Choi, uma cidadã comum, interferir em assuntos de Estado e ter acesso a documentos com informações secretas.

O escândalo já resultou na prisão e indiciamento de importantes figuras, como Choi e o vice-presidente e herdeiro da Samsung, Lee Jae-Yong.

O advogado de Park, Seo Seok-gu, que já chegou a comparar seu impeachment à crucificação de Jesus Cristo, disse que o veredicto foi uma “decisão trágica” tomada sob pressão popular.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …