Após rumores de vazamento de dados, Dataprev demite gerente de segurança

European Parliament / Flickr

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) emitiu, nesta última quarta-feira (3), um comunicado oficial a respeito das notícias veiculadas recentemente sobre um suposto vazamento de dados oriundo do órgão.

Segundo a instituição, “não há registros de incidentes de segurança e nem indícios de vazamento de dados por ataques cibernéticos nos bancos e bases de informações sob a guarda da Dataprev”.

Tudo começou na última terça-feira (2), quando o site CISO Advisor publicou uma reportagem alegando que um banco de dados contendo 270 milhões de registros da Dataprev estaria sendo oferecido por um cibercriminoso em determinado fórum da web.

O Canaltech acessou a comunidade em questão e encontrou o anúncio citado; porém, é crucial ressaltar que o golpista nem sequer disponibilizou uma amostra do “vazamento”.

Tudo o que o cibercriminoso — identificado como “Ettone” — afirma é que os dados foram extraídos em julho de 2020 e que estão sendo devidamente organizados para venda posterior.

Após ser pressionado por outros membros da comunidade, Ettone disponibilizou uma amostra que contém alguns nomes, datas de nascimento e CPFs; uma base muito similar àquela que foi exposta recentemente no mesmo fórum de forma gratuita.

Em resposta às alegações, o Dataprev afirmou que “os quantitativos de dados e bases relatados pelo portal CISO Advisor não coincidem com as informações hospedadas” pela companhia e que “após avaliação interna dos especialistas, foi verificado que os logs de segurança da empresa e do tráfego de informação não apresentam anomalias, inclusive, no período de vazamento informado”.

“Cabe destacar que a Dataprev conta com um Centro de Operação de Segurança (Security Operation Center – SOC) com especialistas dedicados 24 horas, sete dias por semana — que monitoram e atuam em ocorrências ou ameaças de quebra de segurança, que conta com um perímetro com diversas camadas e soluções de proteção em sua infraestrutura”, concluiu a estatal.

Por mais que a Dataprev tenha sido firme em seu posicionamento, curiosamente, a companhia demitiu seu coordenador de segurança da informação, Gustavo Oliveira Hoyer, poucas horas após publicar a nota de esclarecimento.

Em uma Comunicação de Serviço (CS) vazada, a própria presidência do órgão oficializa a dispensa de Hoyer, que iniciou sua jornada na empresa em 2011 como analista de TI.

Ainda não se sabe se tudo não passa de uma grande coincidência ou se o executivo realmente se tornou o bode expiatório para o incidente. O Canaltech tentou entrar em contato com Hoyer e atualizaremos esta reportagem caso ele nos dê um retorno.

// CT

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …