Rússia apresenta “provas” de que os EUA ajudaram o Estado Islâmico – em um videogame

As “provas” de que os EUA ajudaram militantes a fugir eram afinal screenshots do jogo “AC-130 Gunship Simulator: Special Ops Squadron”

O Ministério da Defesa da Rússia acusou os EUA de ajudarem membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) a fugir da Síria, apresentando como “provas irrefutáveis” uma imagem falsa: a fotografia retirada de um videogame.

A acusação do Ministério da Defesa russo foi feita através das redes sociais, depois de a BBC ter divulgado uma reportagem que confirma que a coligação internacional, liderada pelos EUA e pelo Reino Unido, apoiou um acordo secreto que permitiu a fuga de centenas de terroristas de Raqqa, cidade síria que era a capital do Estado Islâmico.

Os russos publicaram várias imagens descritas como “provas irrefutáveis” de que os EUA estariam ajudando membros do EI a fugir da Síria. Só que eram imagens falsas.

As fotografias eram apresentadas como tendo sido registradas no terreno de operações, na cidade síria de Albu Kamal, no dia 9 de novembro, exibindo o que deveria ser um veículo com terroristas do EI a fugir, sob proteção dos EUA.

O Ministério da Defesa da Rússia acusava os EUA de dificultarem a intervenção militar russa na Síria, contra alvos do grupo terrorista, e de “usarem” o EI para “promover os interesses americanos no Oriente Médio”.

Mas, afinal, as imagens não tinham nada a ver com as alegações russas e uma delas era mesmo uma captura de tela de um jogo de computador – AC-130 Gunship Simulator: Special Ops Squadron.

As outras fotografias foram retiradas de vídeos divulgados pelo Exército iraquiano, no âmbito de bombardeios a forças do EI em Fallujah, em 2016, informa a CNN.

A fraude das imagens foi detectada por utilizadores das redes sociais, designadamente por um grupo de russos, intitulado “Conflict Intelligence Team”, que se dedica a analisar informações das Forças Armadas da Rússia.

On Tuesday, the Russian Ministry of Defence (MoD) accused the US of providing air cover to an IS convoy which allegedly…

Posted by Conflict Intelligence Team on Tuesday, November 14, 2017

A explicação oficial da Rússia é que um funcionário do Ministério da Defesa “anexou, por engano, as fotos erradas” às publicações feitas nas redes sociais, conforme cita a CNN.

Entretanto, a primeira publicação, com as imagens falsas, foi apagada. Mas as acusações russas foram republicadas nas redes sociais com novas fotos.

Nos EUA, um porta-voz do Departamento de Defesa, Adrian Rankine-Galloway, fala de um “comportamento particularmente decepcionante e inconsistente com o espírito do depoimento conjunto dos presidentes dos Estados Unidos e da Federação Russa de 11 de novembro”, segundo declaração divulgada pela CNN.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …