Sacrifícios humanos são encontrados em enorme pirâmide de cidade perdida na China

(dr) Zhouyong Sun e Jing Shao

Um grupo de arqueólogos descobriu na China uma cidade “perdida” com 4.300 anos, que possui uma enorme pirâmide com pelo menos 70 metros de altura e que abrange 24 hectares na sua base.

Com uma área total de 400 hectares, essa era uma das maiores cidade do mundo na época. O seu nome original permanece desconhecido e, por isso, o espaço foi apelidado de Shimao, contam os pesquisadores no artigo publicado esta semana na revista Antiquity.

A pirâmide massiva estava decorada com símbolos antropomórficos que, de acordo com os cientistas, tinham provavelmente algum significado religioso. “Essas figuras podem ter adornado a pirâmide de degraus com um poder religioso especial, fortalecendo ainda mais o impacto visual que gera em quem a vê”, apontaram.

Em volta da cidade e da pirâmide foram construídos uma série de muros e portões de pedra. Os 11 degraus que constituem a pirâmide são também feitos de pedra. Estas construções podem indicar que a cidade precisava se defender contra possíveis invasores.

No topo da pirâmide estava “escondido” um grande palácio, construído “em terra batida, com pilares de madeira e telha”, tendo também “um grande reservatório de água e vestígios relacionados com a vida cotidiana da época”.  

Os governantes da cidade viviam neste local, que funcionava também como zona de produção de artesanato e indústria.

“As evidências até agora encontradas sugerem que o complexo da pirâmide funcionava não só como um espaço de habitação para as elites que governavam Shimao, mas também como um espaço para a produção artesanato e indústria”.

(dr) Zhouyong Sun e Jing Shao

Pirâmide de degraus. a) Segundo e terceiro degraus da pirâmide b) Símbolos de olhos utilizados na decoração c) Vista de alguns dos muros de pedra d) Vista geral da pirâmide antes da escavação

Vestígios de sacrifícios humanos

No entanto, foi perto do portão a leste da cidade que foram descobertos os vestígios mais surpreendentes (e violentos): seis poços com cabeças humanas decapitadas.

Alguns do restos mortais encontrados podem ser de vítimas oriundas de outro sítio arqueológico, localizado perto da cidade descoberta, chamado de Zhukaigou. Os pesquisadores sugerem que o povo de Shimao pode ter conquistado o vizinho.

“A análise morfológica dos restos humanos sugere que as vítimas podem estar ligadas aos moradores de Zhukaigou, podendo indicar que foram levados para Shimao como cativos durante a expansão da organização política cidade”, sustentam os arqueólogos.

Os cientistas encontraram também objetos de jade inseridos entre os blocos que formavam as estruturas de pedra. Estes objetos, assim como os restos do sacrifício humano encontrados, dotaram a cidade com uma espécie de ritual e potência religiosa, explicam os pesquisadores no artigo.

Os arqueólogos sabiam da existência de Shimao já há muitos anos, mas acreditavam que a fazia parte da Grande Muralha da China, que tem uma seção localizada nas proximidades.

No entanto, foi só nos últimos anos, quando começaram as escavações, que os arqueólogos perceberam que Shimao é muito mais antiga do que a Grande Muralha – que começou a ser construída há cerca de 2.700 anos.

As pesquisas em Shimao continuam e, certamente, novas evidências serão descobertas e nos ajudarão a saber mais sobre os habitantes da antiga cidade e da sua fascinante pirâmide.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …