Restos de uma pirâmide com 3.700 anos são descobertos no Egito

Uma equipe de arqueólogos descobriu os restos de uma pirâmide, construída há cerca de 3.700 anos, na necrópole real de Dahchur, ao sul do Cairo, no Egito, anunciou ontem o presidente do Setor Egípcio de Antiguidades, Mahmoud Afifi.

Em comunicado, Mahmoud Afifi adianta que os restos da pirâmide, que teria sido construída durante a 13ª dinastia de faraós (séculos XVIII — XVII a.C.), foram localizados ao norte da pirâmide curvada do faraó Sneferu.

Devido à inclinação curvada dos seus lados, acredita-se que a pirâmide descoberta, cuja estrutura se encontra em boas condições,  teria sido uma primeira tentativa, no antigo Egito, de construir uma pirâmide de lados lisos.

Segundo o presidente da necrópole de Dahshur, Adel Okasha, os restos pertencem à estrutura interna da pirâmide, incluindo um corredor. Outros restos incluem blocos que mostram o “design” interior da pirâmide.

Há grandes probabilidades de esse corredor ser uma passagem para o interior da construção, que depois sobe ligando dois pontos à superfície.

Além disso, os arqueólogos descobriram dois blocos de pedra feitos de alabastro, com hieróglifos cujo tamanho equivale a 17 por 15 centímetros.

Dahshur, bairro que está localizado a 26 quilômetros do Cairo, era a necrópole dos faraós egípcios das épocas dos impérios Antigo e Médio do Egito. A famosa Pirâmide Curvada do faraó Snefru é a mais conservada de todas e é dos anos 2600 a.C.

A missão arqueológica será prolongada na esperança de encontrar outras partes da pirâmide, declarou Ala al-Shakhat, Diretor Geral do Ministério do Cairo e Gizé.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …