Sallah Abdeslam apresenta-se a tribunal como “combatente do Estado Islâmico”

(cv) RTBF

Salah Abdeslam, autor do atentado ao Bataclan em Paris, era “o homem mais procurado da Europa”

O único sobrevivente do comando que perpetrou os atentados da noite de 13 de Novembro de 2015, em Paris, Sallah Abdeslam, apresentou-se hoje, em tribunal, como “combatente do Estado Islâmico”. Esta quarta-feira arrancou o primeiro dia do julgamento dos piores ataques terroristas cometidos em França que fizeram 130 mortos e centenas de feridos. No total há 20 arguidos que vão ser julgados.

“A audiência está aberta”, foi com estas palavras que o presidente do colectivo de juízes, Jean-Louis Périès, declarou, às 13h17 minutos locais, a abertura do julgamento dos atentados de 13 de Novembro de 2015, com um atraso de quase 50 minutos, relativamente ao agendado.

Do seu lado esquerdo, alinhavam-se 11 arguidos atrás de uma barreira de vidro, com cerca de 30 polícias à volta, enquanto outros três se alinhavam, mais à frente e sem barreira transparente, por comparecerem ao julgamento sob supervisão judicial e não estando actualmente presos.

Logo depois, o primeiro arguido a ser apresentado foi aquele em que as atenções estão principalmente concentradas, o único sobrevivente do comando que perpetrou os atentados da noite de 13 de novembro. Vestido totalmente de preto, incluindo a máscara, Salah Abdeslam começou por dizer que “não há outro Deus a não ser Alá”, disse que deixou a sua profissão para ser “combatente do Estado Islâmico” e não deu o nome dos pais dizendo que “eles não têm nada a ver com o assunto”.

Começa assim a longa maratona histórica de quase nove meses para julgar 20 arguidos no total, seis dos quais ausentes. O presidente do colectivo de juízes fez questão de afirmar, na abertura, que se trata de “um julgamento histórico e fora do comum”.

A sala de audiências, criada especialmente para este julgamento e com 550 lugares, encheu, assim como as salas com difusão vídeo para as partes civis e imprensa.

Forte afluência e emoção palpável nos olhares e na solenidade dos gestos, o julgamento reabre uma ferida colectiva na história de França e intensifica a dor dos que perderam entes queridos e dos que foram directamente vítimas dos atentados no Stade de France, nas esplanadas de cafés e no Bataclan.

No exterior do Palácio da Justiça, na Ile de la Cité, há avenidas fechadas e muita polícia. Até porque a ameaça terrorista permanece, como fez questão de sublinhar ontem o ministro do Interior, Gérald Darmanin, que pediu às autoridades “um alto nível de vigilância” no país durante o julgamento, especialmente junto a locais de culto, de ensino e de grandes concentrações, assim como junto dos locais dos atentados de 13 de Novembro.

O ministro lembrou que durante o julgamento dos atentados ao Charlie Hebdo houve vários ataques, nomeadamente na antiga sede do semanário satírico e contra um professor.

De notar que só a partir de 28 de Setembro é que começam a ser ouvidas as vítimas e, no início de Novembro, há os primeiros interrogatórios dos arguidos, focados nas suas personalidades e percursos. Sobre os atentados, os interrogatórios aos réus começam em Janeiro, estando o de Salah Abdeslam previsto para dias 13 e 14 de Janeiro. A leitura do veredicto está prevista para os dias 24 e 25 de Maio de 2022.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …