Na quarta-feira (31), Michael Bates, secretário de Estado britânico, anunciou sua demissão por ter atrasado o início de uma sessão de perguntas e respostas.
Michael Bates, secretário de Estado do Departamento para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, chegou atrasado a uma sessão na Câmara dos Lordes, o que fez com que não pudesse responder a uma pergunta direcionada a ele.
Depois de pedir desculpas, Bates anunciou que iria se demitir “com efeitos imediatos” e se retirou da sala. De acordo com o Público, a reação do governante chocou todos os membros da Câmara dos Lordes.
“Durante os cinco anos durante os quais tive o privilégio de responder a perguntas em nome do governo, sempre acreditei que deveríamos nos elevar aos mais altos padrões possíveis de cortesia e respeito ao responder em nome do governo a perguntas legítimas”, afirmou Michael Bates.
“Estou verdadeiramente envergonhado por não estar no meu lugar e por isso vou apresentar a minha demissão à primeira-ministra com efeitos imediatos”, concluiu naquela que já é considerada uma das mais surpreendentes e dramáticas demissões do governo britânico dos últimos anos.
Depois de verbalizar sua intenção, Bates pegou suas pastas e se retirou da sala, enquanto se ouviam gritos de protesto.
O governante deveria ter começado a responder a questões na quarta-feira, às 15h, mas chegou dois minutos atrasado e por isso perdeu uma pergunta sobre desigualdade de rendimentos. A resposta teria sido dada por John Taylor, líder da bancada dos trabalhistas.
Ciberia // ZAP