Que a Netflix está construindo muito bem o universo com a Marvel, dos personagens da futura minissérie de heróis Defensores, nós já sabemos, basta conferir a assertiva primeira temporada de Luke Cage e o primeiro trailer de Punho de Ferro.
Mas o serviço de streaming ainda faz questão de nos surpreender positivamente, e confirmou uma importante e maravilhosa notícia: os 13 episódios da segunda temporada de Jessica Jones serão feitos totalmente por mulheres!
O anúncio foi dado pela produtora principal da série, Melissa Rossenbarg, durante sua palestra no simpósio Transform Hollywood, que também disse o que esperar para o segundo ano, que irá explorar melhor a relação entre Jess (Krysten Ritter) e Trish (Rachael Taylor), os traumas deixados por Kilgrave (David Tennant) e novos antogonistas.
O primeiro nome confirmado é Raelle Tucker (The Returned), que atuará como roteirista e produtora executiva. As diretoras ou outras mulheres envolvidas ainda devem ser anunciadas, já que as filmagens devem começar assim que as gravações de Defensores forem concluídas, possivelmente em 2018.
A proposta chega em um momento importante por um motivo: representatividade.
Lógico que há diretores homens com a capacidade e sensibilidade de desenvolver o seriado sem tirar sua cerne (vide, por exemplo, o trabalho espetacular que George Miller fez no último Mad Max).
Mas o entretenimento, como em tantos outros nichos, também é dominantemente masculino, então, se nele os homens tem mais oportunidades, o mínimo que se espera é ter profissionais mulheres em todas as cadeias produtivas quando se trata de algo protagonizado por elas e sobre elas.
Principalmente numa série que é uma metáfora aos relacionamentos abusivos e opressões diárias vivenciadas por pessoas dentro do espectro da mulheridade.