Submarino soviético da Segunda Guerra Mundial é encontrado no mar Báltico

(CC0/PD) Sputnik News

Os submarinos classe-S foram responsáveis por um 1/3 dos afundamentos da armada soviética durante a 2ª Guerra Mundial

Marinheiros da Frota do Báltico descobriram um submarino soviético afundado no mar Báltico durante a 2ª Guerra Mundial.

“A tripulação do caça-minas Aleksandr Obukhov da Frota do Báltico encontrou um submarino no fundo do mar Báltico. É possível que este seja o submarino S-12 da Marinha Soviética afundado durante a 2ª Guerra Mundial”, informou o capitão-de-mar-e-guerra Roman Martov, porta-voz da Marinha da Rússia.

Martov acrescentou que, em cumprimento das ordens do Ministério da Defesa da Rússia, a Frota do Báltico está trabalhando para localizar e examinar os navios de guerra da Marinha Soviética afundados durante a 2ª Guerra Mundial.

Os submarinos ofensivos classe-S, ou Srednyaya, faziam parte da frota submarina da União Soviética durante a Grande Guerra pela Pátria, nome dado pelos soviéticos à frente da 2ª Guerra Mundial em que estiveram envolvidos. Estes submarinos foram responsáveis por um terço dos afundamentos conseguidos pela armada soviética.

De acordo com informações de arquivo, de setembro a novembro de 1942 o submarino diesel-elétrico S-12 fez uma viagem de 62 dias, tendo de lidar com inúmeras falhas mecânicas e falta de formação adequada da tripulação a bordo, além do bombardeio por navios e aviões finlandeses.

Antes de desaparecer, o S-12 efetuou todos os seus nove ataques de torpedos. Em 30 de julho de 1943, o S-12 fez uma tentativa de atravessar um campo minado e obstaculado com redes antissubmarino. Desde então, mais nenhuma notícia foi recebida da embarcação, e o S-12 entrou na lista dos 5 submarinos soviéticos afundados em 1943.

Recentemente, oficiais da Marinha da Rússia estudaram documentos com as possíveis coordenadas da localização do S-12 no golfo da Finlândia, perto da ilha de Bolshoy Tyuters.

Depois de um estudo mais aprofundado com uso de equipamento moderno de rastreamento, a tripulação do Aleksandr Obukhov encontrou o submarino afundado a uma profundidade de 70 metros.

Após uma análise adicional, foi constatado que a aparência exterior e o armamento do submarino encontrado correspondem aos submarinos soviéticos da série S. “Agora a Frota do Báltico planeja realizar treinamentos com equipamentos específicos para obter uma identificação final do submarino encontrado”, disse Roman Martov.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas revelam nova razão que explica dependência do álcool

De acordo com um novo estudo, a dependência do álcool tem uma relação direta com as mudanças climáticas: quanto mais frio é o clima e menos incidência de sol, mais as pessoas tendem a consumir …

Cientistas encontraram pássaro que é três espécies em uma só

Cientistas encontraram um pássaro incomum na Pensilvânia, que guarda um incrível segredo genético: a toutinegra é o híbrido de três espécies diferentes de pássaros. Uma equipe de cientistas encontrou um pássaro incomum na Pensilvânia, cuja mãe …

Hitler abraçou uma menina judia; 85 anos depois, a foto foi a leilão

Uma foto de 1933 mostra o ditador nazista ao lado de uma menina de seis anos de idade cuja avó era judia. A imagem, com uma dedicatória assinada por Hitler, foi arrematada em leilão por …

No deserto mais seco do mundo, a chuva mata

No deserto mais seco e mais antigo da Terra, as coisas não funcionam da mesma maneira que em outros lugares. A água, por exemplo, não é uma bênção. No deserto do Atacama, no Chile, as …

CIA pensou em usar “soro da verdade” nos interrogatórios do 11 de setembro

O “Projeto Medicação” foi posto de lado em 2003, mas, até lá, os médicos da CIA estudaram a hipótese de substituir as violentas técnicas de interrogatório pelo uso de um “soro da verdade” que fizesse …

Distração de professora provoca ferimentos em 40 crianças na China

A distração de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta em uma escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou nesta sexta-feira a imprensa …

Hábito diário pode ajudar a prever morte prematura

A velocidade com que caminhamos fornece muitas pistas sobre o nosso estado de saúde e pode mesmo ajudar a prever uma morte prematura.  Segundo um novo estudo, realizado o por cientistas da Universidade do Sul …

Assassino de John Lennon sente “mais vergonha” a cada dia que passa

Mark David Chapman, que assassinou John Lennon em 1980, disse a um conselho de condicional que se sente “mais e mais envergonhado” a cada ano que passa por ter assassinado o ex-Beatle. “Há 30 anos, eu …

Submarino argentino ARA San Juan é achado um ano após ter desaparecido com 44 tripulantes

A carcaça do submarino argentino Ara San Juan, desaparecido desde 15 de novembro de 2017 com 44 tripulantes a bordo, foi localizada no fundo do oceano Atlântico, a 800 metros de profundidade, a leste da …

Cientistas determinam qual foi o pior período na história da humanidade

Cientistas americanos chegaram à conclusão de que em 536 d.C., "um dos períodos mais terríveis" começou na história da humanidade. Segundo o historiador medieval Michael McCormick, arqueólogo da Universidade de Harvard, um "nevoeiro misterioso" caiu sobre a …