Pequeno submarino sueco “afunda” sozinho uma frota norte-americana

navy.com

Um pequeno submarino sueco conseguiu “destruir” um porta-aviões classe Nimitz, da poderosa 7ª Frota da Marinha dos Estados Unidos, durante os exercícios da WarGames 2005.

Os Estados Unidos possuem a maior e mais diversificada força armada do planeta, que se destaca especialmente pelos porta-aviões classe Nimitz, verdadeiras bases aéreas flutuantes que chegam a custar bilhões de dólares.

O poder dos porta-aviões norte-americanos é tão grande que torna a Marinha dos EUA a segunda maior força aérea do mundo — atrás apenas da própria Força Aérea dos EUA.

No entanto, durante os exercícios da WarGames 2005, um pequeno submarino sueco conseguiu “destruir” uma destas fortalezas norte-americanas e parte de sua escolta, conta o Real Engineering, o canal que nos “ensina a pensar como um engenheiro”, no YouTube.

Durante as manobras da Otan no Atlântico, em 2005, um pequeno submarino sueco classe Gotland conseguiu entrar na “zona vermelha” da 7ª Frota de Ataque da Marinha dos EUA, passar entre os navios que escoltavam o porta-aviões USS Ronald Reagan, disparar vários torpedos de exercício contra o seu casco e fugir sem ser detectado.

Um porta-aviões da classe Nimitz, como o USS Ronald Reagan, com um custo de 4,5 bilhões de dólares, transporta o dobro dos aviões e helicópteros que qualquer outro navio porta-aviões estrangeiro: nada menos que 90 caças-bombardeiros e helicópteros.

No entanto, um submarino da classe Gotland, que custa cerca de 100 milhões de dólares (o custo de apenas um caça-bombardeiro F-35) parece ser mais útil.

Os chefes da Marinha dos EUA ficaram tão confusos com os resultados das manobras que decidiram pedir à Marinha sueca alguns Gotland emprestados durante dois anos para melhorar os sistemas norte-americanos de detecção de submarinos.

Encontrar o submarino nas profundidades do oceano, destaca o portal, não é nada fácil. O pequeno navio de 1.600 toneladas destaca-se por ter propulsão independente do ar, com motores de ciclo Stirling que são mais silenciosos que os motores diesel e que lhes permitem permanecer muito tempo debaixo d’água.

Os classe Gotland da Marinha sueca foram construídos entre 1992 e 1997. O navio, com uma tripulação de 27 pessoas e 60 metros de comprimento, é capaz de alcançar uma velocidade de 20 nós (quase 40 km/h). Cada submarino está equipado com quatro tubos lança-torpedos de 533 mm e dois de 400 mm.

Submarinos são terríveis

Apesar de ser um resultado pouco comum, essa não é a primeira vez que um pequeno submarino “afunda” um poderoso porta-aviões em exercícios navais.

Em 2015, durante exercícios conjuntos das Marinha da França e dos EUA, no Atlântico Norte, um submarino nuclear francês classe Saphir, que manobrava “do lado do inimigo”, “afundou” um porta-aviões americano e a maior parte de sua escolta.

O Saphir treinava com a 12ª Frota de Ataque da Marinha dos Estados Unidos, composta pelo USS Theodore Roosevelt, vários cruzadores Ticonderoga, um contratorpedeiro classe Arleigh Burke e vários submarinos de ataque classe Los Angeles.

Em 2007, um submarino diesel-elétrico da Marinha do Canadá, em exercícios com a marinha britânica, também “afundou” o porta-aviões HMS Illustrious.

Nos exercícios navais de porta-aviões são frequentemente utilizados submarinos, que representam uma ameaça real e significativa à segurança das frotas de guerra americanas – algo que parece não ser necessário provar.

Ciberia // Sputnik / ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Submarinis a forma mais barata e eficazde negar o Mar aio inimigo.
    Por isso precisamos do sub nuclear que se tivessemos um governo comprometido com a Defesa ja estaria navegando.
    Dinheiro tem falta vontade política.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …