Fiéis da Igreja Universal em Portugal afirmam que são vítimas de perseguição

jeso.carneiro / Flickr

Edir Macedo, fundador da Igreja Universal, teria montado um rede de adoção ilegal em 1990

Os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus em Portugal afirmam que estão sendo vítimas de humilhações públicas, insultos e ameaças físicas e verbais depois de uma série de reportagens do canal português TVI, sobre processos de adoção da igreja, que sacudiu a mídia portuguesa há algumas semanas.

Quem frequenta a igreja em Portugal diz sofrer na pele o impacto das reportagens que revelaram um suposto esquema de adoções ilegais levado a cabo na década de 1990 pelo líder da igreja, Edir Macedo.

Segundo o Diário de Notícias (DN), após a divulgação da reportagem, um professora disse a uma criança de 7 anos que a Igreja Universal é a “igreja dos tolinhos”.

De acordo com o pai da criança, “a professora tinha conhecimento de que pratico a minha fé na Igreja Universal e teria feito comentários relacionados com a religião de forma crítica. Vivíamos no centro do país quando começou a série de reportagens e uma criança questionou a professora: ‘existe uma igreja que rouba os meninos?’ E a professora se dirigiu ao meu filho dizendo: “Teu pai pertence a essa igreja?“. Quando ele disse que sim, os colegas passaram a tratá-lo de forma indiferente. Deixou de ter vontade de ir à escola”.

A família apresentou queixa à direção da escola, mas acabaram se mudando para Lisboa. Os pais pretendem agora falar com a nova professora para evitar que a situação se repita.

Em outro caso relatado, duas mulheres de Almada (região metropolitana de Lisboa) receberam folhas com ameaças na caixa de correio. “Pessoas da minha família já não concordavam, agora com isso… deviam ter a coragem de pôr o nome. Tenho fé há 26 anos, provavelmente querem me desviar da fé”, diz uma das vítimas, com a certeza de que nada na questão das adoções é ilegal.

Para mim, são boatos. Conheço a igreja há muito tempo, são pessoas que dizem a verdade”, cita outra vítima. Ela também recebeu cartas ameaçadoras e garante que muitas pessoas que tinha convencido a frequentar a igreja deixaram de ir. “Sou uma pessoa muito ativa para defender minha fé e toda esta situação me prejudica, pois sou muito conhecida em Almada”, denuncia.

O caso mais traumático é o do pai Paulo e a filha. Em uma visita a um bairro onde estavam divulgando a fé, depois de uma troca de palavras com um habitante, Paulo foi agredido com um soco. Não fizeram queixa, mas também não voltaram ao bairro.

À semelhança da maioria dos outros fiéis, Paulo não acredita nas notícias: “Há lá pessoas que conheço, já trabalhei com algumas. Conheço alguns dos jovens que foram adotados e não acredito que aquilo seja assim“.

Mas, quando se diz que também não tem provas do contrário, responde: “Quantos milhões de pessoas há na igreja? E somos todos burros? Como alguém está há 20 anos à espera para denunciar? Se fosse comigo, ia logo à polícia”.

As histórias de dúvidas e humilhações são muitas, conta o DN – como a de uma mãe e filha do norte do país europeu que foram agredidas pela família que as tentaram “difamar” aos vizinhos. Ou de uma mulher do Porto (norte de Portugal) que se diz insultada pelo marido e que saiu do trabalho onde estava porque a chefe a humilhava por participar na igreja.

Ninguém apresentou queixa às autoridades, mas todos apelam à liberdade religiosa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Liberdade religiosa é uma coisa a que todos têm direito. Liberdade para enganar e extorquir o próximo em nome de Deus, é outra. A IURD refinou essa forma de ladroagem sem vergonha querendo passar por santinhos. Assistir a uma “cerimonia” no canal de TV desta canalha, é a coisa mais confrangedora que se possa imaginar. Os pastores fazem “milagres”á fartazana, e enquanto o rebanho joga as mãos ao céu, em baixo, no roda pé das imagens vai rolando o numero da conta bancária onde os “fiéis” podem depositar o dizimo.
    Ha anos atrás, venderam cornetas por um preço bem acima do plástico de que eram feitas. Quem não tivesse uma para soprar no dia do juízo final, estava tramado e ía direitinho para as brasas do inferno, e fico por aqui no que respeita este tipo de estratagemas “comerciais”.
    A verdade é que só “tolinhos”, e pobres de espirito se deixam aldrabar voluntariamente, e no fim esperam o quê? não ser “ridicularizados” por vizinhos e família ? … A coisa é simples. Se não querem ser lobos (parvos), não lhes vistam a pele…
    Só mais uma coisinha. Este tipo de vigarices, não foi inventado pela IURD. Ha muitos séculos que a coisa vem dando lucros.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …