Sim, a turbulência continua um dos maiores mistérios da Física

Quem costuma viajar de avião, certamente já teve de lidar com a sensação desagradável de passar por uma zona de turbulência. Apesar de ser algo comum, a verdade é que este fenômeno continua, para muitos cientistas, um dos mais importantes mistérios da Física que precisam ser desvendados.

“Quando me encontrar com Deus, vou fazer-lhe duas perguntas: por que a relatividade é tão complexa e como se explica a turbulência. Tenho a certeza que Deus terá resposta para a primeira”.

Atribuída a cientistas de renome, entre eles o físico quântico alemão Werner Heisenberg e o matemático britânico Horace Lamb, esta frase é, porém, de autoria desconhecida. Mas uma coisa é certa: reflete com precisão a complexidade que este fenômeno esconde.

Qual seria a melhor palavra para descrever uma turbulência? Caos.

Complexa e importante…

No fundo, o fenómeno é o movimento desordenado de um fluido. Suas moléculas não seguem trajetórias paralelas, mas formam turbilhões. Também pode ser definida como um estado de agitação.

“É o tipo de fluido em movimento mais comum, mais importante e mais complicado”, afirmou o engenheiro aeronáutico britânico, Peter Bradshaw, num livro que escreveu sobre o assunto em 1971.

Décadas depois, ainda não há muitas mais informações do que havia nesta época e, ainda hoje, muitos cientistas concordam com Bradshaw.

“A turbulência existe em uma série de eventos naturais e produzidos pelo Homem, desde correntes oceânicas e atmosféricas até aquelas que circulam num radiador”, afirmam Alexander Smith, professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e Ivan Marusic, professor de engenharia mecânica da Universidade de Melbourne, na Austrália, em artigo publicado na revista científica Physics Today.

“Tem efeitos no clima, nos níveis de poluição, nas alterações climáticas e no design de dispositivos de propulsão, turbinas de energia eólica, corações artificiais e sistemas de irrigação”, dizem os especialistas.

…e também imprevisível

O movimento feito pela água em volta do pilar de uma ponte que atravessa um rio com uma forte corrente é um exemplo perfeito de turbulência.

As moléculas na água começam a bater no pilar e, por sua vez, contra si mesmas. Uma série de movimentos é então produzida com uma variedade de direções e velocidades.

A energia gerada neste caso provoca mudanças imprevisíveis, e essa característica dificulta a compreensão deste fenômeno.

“A análise de movimentos que não podem ser previstos e a interação de um número infinito de partículas é muito difícil de modelar. Até mesmo os recursos tecnológicos mais modernos não conseguiram resolver os mistérios da turbulência”, afirma Alasdair Wilkins em artigo para a revista Ciência Inversa.

Os anos passam e os segredos deste fenômeno continuam a fascinar os cientistas. Será que algum dia vão conseguir decifrá-los? Ou vão ter mesmo que perguntar a Deus?

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …