Sim, a turbulência continua um dos maiores mistérios da Física

Quem costuma viajar de avião, certamente já teve de lidar com a sensação desagradável de passar por uma zona de turbulência. Apesar de ser algo comum, a verdade é que este fenômeno continua, para muitos cientistas, um dos mais importantes mistérios da Física que precisam ser desvendados.

“Quando me encontrar com Deus, vou fazer-lhe duas perguntas: por que a relatividade é tão complexa e como se explica a turbulência. Tenho a certeza que Deus terá resposta para a primeira”.

Atribuída a cientistas de renome, entre eles o físico quântico alemão Werner Heisenberg e o matemático britânico Horace Lamb, esta frase é, porém, de autoria desconhecida. Mas uma coisa é certa: reflete com precisão a complexidade que este fenômeno esconde.

Qual seria a melhor palavra para descrever uma turbulência? Caos.

Complexa e importante…

No fundo, o fenómeno é o movimento desordenado de um fluido. Suas moléculas não seguem trajetórias paralelas, mas formam turbilhões. Também pode ser definida como um estado de agitação.

“É o tipo de fluido em movimento mais comum, mais importante e mais complicado”, afirmou o engenheiro aeronáutico britânico, Peter Bradshaw, num livro que escreveu sobre o assunto em 1971.

Décadas depois, ainda não há muitas mais informações do que havia nesta época e, ainda hoje, muitos cientistas concordam com Bradshaw.

“A turbulência existe em uma série de eventos naturais e produzidos pelo Homem, desde correntes oceânicas e atmosféricas até aquelas que circulam num radiador”, afirmam Alexander Smith, professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e Ivan Marusic, professor de engenharia mecânica da Universidade de Melbourne, na Austrália, em artigo publicado na revista científica Physics Today.

“Tem efeitos no clima, nos níveis de poluição, nas alterações climáticas e no design de dispositivos de propulsão, turbinas de energia eólica, corações artificiais e sistemas de irrigação”, dizem os especialistas.

…e também imprevisível

O movimento feito pela água em volta do pilar de uma ponte que atravessa um rio com uma forte corrente é um exemplo perfeito de turbulência.

As moléculas na água começam a bater no pilar e, por sua vez, contra si mesmas. Uma série de movimentos é então produzida com uma variedade de direções e velocidades.

A energia gerada neste caso provoca mudanças imprevisíveis, e essa característica dificulta a compreensão deste fenômeno.

“A análise de movimentos que não podem ser previstos e a interação de um número infinito de partículas é muito difícil de modelar. Até mesmo os recursos tecnológicos mais modernos não conseguiram resolver os mistérios da turbulência”, afirma Alasdair Wilkins em artigo para a revista Ciência Inversa.

Os anos passam e os segredos deste fenômeno continuam a fascinar os cientistas. Será que algum dia vão conseguir decifrá-los? Ou vão ter mesmo que perguntar a Deus?

Ciberia // BBC / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …