NASA consegue teletransportar partícula quântica a 6 km de distância

(dr) kuleuvenblogt.be

Conceito artístico do entrelaçamento quântico de dois átomos

A internet quântica parece ser a nova investida da Nasa para o futuro. Uma equipe de investigadores do Laboratório de Propulsão a Jato da agência conseguiu teletransporte quântico na maior distância já registrada fora de laboratório, usando apenas fibra apagada.

Você já imaginou que o teletransporte aplicado à internet e ao envio e recebimento de dados poderia estar próximo?

Claro que vamos ser razoáveis e entender que ainda não é hora de vermos pessoas se desintegrando em partículas por aí para “renascerem” em outro lugar, como faziam Kirk e Spock, em Star Trek.

Mas a boa nova é que pesquisadores da Nasa conseguiram hoje efetuar um teletransporte quântico na maior distância já registrada fora de laboratório, enviando um fóton por 6 km através de uma rede metropolitana real, em Calgary, no Canadá.

Segundo o Daily Mail, os testes estão sendo executados a fim de conseguir comunicações seguras e totalmente criptografadas.

Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (13).

Para conseguir o marco fora de um ambiente totalmente controlado, os pesquisadores utilizaram a plataforma de detecção supercondutora do JPL / Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a fim de detectar fótons transmitidos nos mesmos comprimentos de onda que são usados em telecom, com o mínimo ruído possível.

(dr) Félix Bussiéres / Université de Genève

A experiência foi conduzida usando cabos de "dark fiber" por baixo da cidade de Calgary, no Canadá

A experiência foi conduzida usando cabos de “dark fiber” por baixo da cidade de Calgary, no Canadá

Os experimentos usaram apenas “dark fiber”, fibra otica apagada, sem o auxílio de quaisquer equipamentos eletrônicos ou de rede na infra, como repetidores.

Sendo assim, acredita-se que será possível implementá-los em futuros testes a fim de conseguir distâncias ainda maiores de teletransporte de partículas.

A agência especial pensa em proporções astronômicas e planeja enviar o novo método de comunicação ao espaço, para auxiliar em suas missões.

A teoria é bastante complexa, mas, resumidamente, isso se dá pelo entrelaçamento em nível quântico que une duas partículas diferentes em lugares distintos, respeitando os princípios do teletransporte como o conhecemos – o conhecido paradoxo EPR, postulado em 1935 por Einstein, Podolski e Rosen.

Graças a esse fenômeno, é possível investir em redes de comunicação mais seguras do que as que já existem em abundância por aí.

De acordo com a Nasa, “se duas pessoas compartilham um par de fótons entrelaçados, a informação quântica pode ser transmitida de forma desincorporada (ou seja, teletransportada), deixando um bisbilhoteiro com nada para interceptar e, assim, impossibilitando-o a ler a mensagem secreta”.

Ainda falta um bom caminho para vermos a tecnologia funcionando em nível espacial, onde os repetidores seriam dispensados e canhões de laser fariam todo o processo para o envio das partículas.

Mas parece mais perto o dia em que a frase “Beam me up, Scotty” será falada na vida real.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …