NASA consegue teletransportar partícula quântica a 6 km de distância

(dr) kuleuvenblogt.be

Conceito artístico do entrelaçamento quântico de dois átomos

A internet quântica parece ser a nova investida da Nasa para o futuro. Uma equipe de investigadores do Laboratório de Propulsão a Jato da agência conseguiu teletransporte quântico na maior distância já registrada fora de laboratório, usando apenas fibra apagada.

Você já imaginou que o teletransporte aplicado à internet e ao envio e recebimento de dados poderia estar próximo?

Claro que vamos ser razoáveis e entender que ainda não é hora de vermos pessoas se desintegrando em partículas por aí para “renascerem” em outro lugar, como faziam Kirk e Spock, em Star Trek.

Mas a boa nova é que pesquisadores da Nasa conseguiram hoje efetuar um teletransporte quântico na maior distância já registrada fora de laboratório, enviando um fóton por 6 km através de uma rede metropolitana real, em Calgary, no Canadá.

Segundo o Daily Mail, os testes estão sendo executados a fim de conseguir comunicações seguras e totalmente criptografadas.

Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (13).

Para conseguir o marco fora de um ambiente totalmente controlado, os pesquisadores utilizaram a plataforma de detecção supercondutora do JPL / Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a fim de detectar fótons transmitidos nos mesmos comprimentos de onda que são usados em telecom, com o mínimo ruído possível.

(dr) Félix Bussiéres / Université de Genève

A experiência foi conduzida usando cabos de "dark fiber" por baixo da cidade de Calgary, no Canadá

A experiência foi conduzida usando cabos de “dark fiber” por baixo da cidade de Calgary, no Canadá

Os experimentos usaram apenas “dark fiber”, fibra otica apagada, sem o auxílio de quaisquer equipamentos eletrônicos ou de rede na infra, como repetidores.

Sendo assim, acredita-se que será possível implementá-los em futuros testes a fim de conseguir distâncias ainda maiores de teletransporte de partículas.

A agência especial pensa em proporções astronômicas e planeja enviar o novo método de comunicação ao espaço, para auxiliar em suas missões.

A teoria é bastante complexa, mas, resumidamente, isso se dá pelo entrelaçamento em nível quântico que une duas partículas diferentes em lugares distintos, respeitando os princípios do teletransporte como o conhecemos – o conhecido paradoxo EPR, postulado em 1935 por Einstein, Podolski e Rosen.

Graças a esse fenômeno, é possível investir em redes de comunicação mais seguras do que as que já existem em abundância por aí.

De acordo com a Nasa, “se duas pessoas compartilham um par de fótons entrelaçados, a informação quântica pode ser transmitida de forma desincorporada (ou seja, teletransportada), deixando um bisbilhoteiro com nada para interceptar e, assim, impossibilitando-o a ler a mensagem secreta”.

Ainda falta um bom caminho para vermos a tecnologia funcionando em nível espacial, onde os repetidores seriam dispensados e canhões de laser fariam todo o processo para o envio das partículas.

Mas parece mais perto o dia em que a frase “Beam me up, Scotty” será falada na vida real.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …