Stephen Hawking dá mais um alerta: a inteligência artificial criará uma nova forma de vida – que irá superar os humanos

NASA

O físico Stephen Hawking

A inteligência artificial (IA) irá assumir o controle do mundo ou ajudar a criar uma civilização humana extremamente avançada? Esse é um debate que já gera polêmica há algum tempo, com importantes figuras como Elon Musk alertando sobre seus perigos e outros, como Mark Zuckerberg, com foco em todos os avanços que a tecnologia poderia nos trazer.

Stephen Hawking já expressou anteriormente preocupações sobre IA e, recentemente, repetiu com ênfase alguns alertas. “Receio que a IA possa substituir os humanos completamente. Se as pessoas projetam vírus de computador, alguém irá projetar IA que melhore a si mesma e se reproduza. Esta será uma nova forma de vida que irá superar os humanos”, disse em em uma entrevista à revista Wired.

É uma coisa justa para se preocupar e, certamente, aborda algo a ser temido. Vários trabalhos de ficção científica giram em torno da ideia de que a IA se tornaria independente de seus criadores humanos – de forma hostil ou simplesmente na tentativa de se separar da nossa civilização pacificamente.

De um modo geral, esse medo vem da noção de que somos fracos e substituíveis, e que a IA poderia sobreviver muito mais que os humanos, o que acabaria por causar a nossa substituição. Em um nível visceral mais imediato, há ainda o temor de que a IA possa ativamente querer nos prejudicar.

De acordo com o IFLScience, em ambos os sentidos, são preocupações que devem ser observadas e levadas em consideração.

No entanto, estes medos não deveriam eclipsar todas as outras opiniões sobre o futuro da IA, particularmente os aspectos positivos. Afinal, muitos especialistas, incluindo Bill Gates, consideram a IA como o renascimento tecnológico que transformará nossa sociedade.

Nesta altura, parece mais provável que a IA se torne como qualquer outra tecnologia – uma que seja utilizada para fins benévolos e malévolos. Em qualquer caso, é mais provável que, em um futuro próximo, a IA será algo que aumentará nossa expectativa de vida.

Estudos já mostraram que a IA é melhor em reconhecer padrões do que humanos. Seja em fóruns e videogames, ou coisas tão complexas quanto o tratamento de câncer de mama, as máquinas já estão nos superando.

Isso pode soar assustador para alguns, mas também significa que certos enigmas podem ser resolvidos com mais facilidade com a ajuda das máquinas.

Além disso, cidades inteiras estão sendo parcialmente gerenciadas por IA. Um experimento notável na China revelou que as taxas de tráfico e criminalidade diminuíram graças a um tipo similar de software de reconhecimento de padrões.

Claro, a IA controlada por uma pessoa perigosa poderia ser usada maliciosamente. No entanto, Bill Nye ressalta que “se podemos construir um computador inteligente o suficiente para descobrir que precisa nos matar, podemos desconectá-lo”.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Plataforma de gelo no Canadá quebra e cria iceberg pouco menor que Vitória, do Espírito Santo

Após um aquecimento de cerca de 9 ºC nas últimas décadas, a Milne, considerada "a última plataforma de gelo completa" no mundo, perdeu uma grande parte, formando um iceberg. Uma das maiores plataformas de gelo no …

Cientistas propõe adicionar drogas psicoativas na água potável

Pesquisadores do Reino Unido propuseram uma idéia radical para reduzir a taxa de suicídios: incluir o medicamento psicoativo lítio — um estabilizador de humor — na água potável da população. Parece uma idéia completamente radical, mas …

Magnata da mídia é preso em Hong Kong

Jimmy Lai, crítico do regime de Pequim e proprietário de jornal pró-democracia, foi detido com base em nova lei de segurança nacional imposta pela China. O empresário Jimmy Lai, uma das figuras mais influentes do movimento …

Twitter entra na briga pela compra do TikTok e pode fundir redes sociais

O banimento do TikTok nos Estados Unidos virou uma verdadeira novela mexicana. O aplicativo chinês, que tem até 45 dias para encontrar uma companhia americana para assumir suas operações no país e não ser bloqueado …

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …