Stephen Hawking dá mais um alerta: a inteligência artificial criará uma nova forma de vida – que irá superar os humanos

NASA

O físico Stephen Hawking

A inteligência artificial (IA) irá assumir o controle do mundo ou ajudar a criar uma civilização humana extremamente avançada? Esse é um debate que já gera polêmica há algum tempo, com importantes figuras como Elon Musk alertando sobre seus perigos e outros, como Mark Zuckerberg, com foco em todos os avanços que a tecnologia poderia nos trazer.

Stephen Hawking já expressou anteriormente preocupações sobre IA e, recentemente, repetiu com ênfase alguns alertas. “Receio que a IA possa substituir os humanos completamente. Se as pessoas projetam vírus de computador, alguém irá projetar IA que melhore a si mesma e se reproduza. Esta será uma nova forma de vida que irá superar os humanos”, disse em em uma entrevista à revista Wired.

É uma coisa justa para se preocupar e, certamente, aborda algo a ser temido. Vários trabalhos de ficção científica giram em torno da ideia de que a IA se tornaria independente de seus criadores humanos – de forma hostil ou simplesmente na tentativa de se separar da nossa civilização pacificamente.

De um modo geral, esse medo vem da noção de que somos fracos e substituíveis, e que a IA poderia sobreviver muito mais que os humanos, o que acabaria por causar a nossa substituição. Em um nível visceral mais imediato, há ainda o temor de que a IA possa ativamente querer nos prejudicar.

De acordo com o IFLScience, em ambos os sentidos, são preocupações que devem ser observadas e levadas em consideração.

No entanto, estes medos não deveriam eclipsar todas as outras opiniões sobre o futuro da IA, particularmente os aspectos positivos. Afinal, muitos especialistas, incluindo Bill Gates, consideram a IA como o renascimento tecnológico que transformará nossa sociedade.

Nesta altura, parece mais provável que a IA se torne como qualquer outra tecnologia – uma que seja utilizada para fins benévolos e malévolos. Em qualquer caso, é mais provável que, em um futuro próximo, a IA será algo que aumentará nossa expectativa de vida.

Estudos já mostraram que a IA é melhor em reconhecer padrões do que humanos. Seja em fóruns e videogames, ou coisas tão complexas quanto o tratamento de câncer de mama, as máquinas já estão nos superando.

Isso pode soar assustador para alguns, mas também significa que certos enigmas podem ser resolvidos com mais facilidade com a ajuda das máquinas.

Além disso, cidades inteiras estão sendo parcialmente gerenciadas por IA. Um experimento notável na China revelou que as taxas de tráfico e criminalidade diminuíram graças a um tipo similar de software de reconhecimento de padrões.

Claro, a IA controlada por uma pessoa perigosa poderia ser usada maliciosamente. No entanto, Bill Nye ressalta que “se podemos construir um computador inteligente o suficiente para descobrir que precisa nos matar, podemos desconectá-lo”.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …