A inteligência artificial (IA) irá assumir o controle do mundo ou ajudar a criar uma civilização humana extremamente avançada? Esse é um debate que já gera polêmica há algum tempo, com importantes figuras como Elon Musk alertando sobre seus perigos e outros, como Mark Zuckerberg, com foco em todos os avanços que a tecnologia poderia nos trazer.
Stephen Hawking já expressou anteriormente preocupações sobre IA e, recentemente, repetiu com ênfase alguns alertas. “Receio que a IA possa substituir os humanos completamente. Se as pessoas projetam vírus de computador, alguém irá projetar IA que melhore a si mesma e se reproduza. Esta será uma nova forma de vida que irá superar os humanos”, disse em em uma entrevista à revista Wired.
É uma coisa justa para se preocupar e, certamente, aborda algo a ser temido. Vários trabalhos de ficção científica giram em torno da ideia de que a IA se tornaria independente de seus criadores humanos – de forma hostil ou simplesmente na tentativa de se separar da nossa civilização pacificamente.
De um modo geral, esse medo vem da noção de que somos fracos e substituíveis, e que a IA poderia sobreviver muito mais que os humanos, o que acabaria por causar a nossa substituição. Em um nível visceral mais imediato, há ainda o temor de que a IA possa ativamente querer nos prejudicar.
De acordo com o IFLScience, em ambos os sentidos, são preocupações que devem ser observadas e levadas em consideração.
No entanto, estes medos não deveriam eclipsar todas as outras opiniões sobre o futuro da IA, particularmente os aspectos positivos. Afinal, muitos especialistas, incluindo Bill Gates, consideram a IA como o renascimento tecnológico que transformará nossa sociedade.
Nesta altura, parece mais provável que a IA se torne como qualquer outra tecnologia – uma que seja utilizada para fins benévolos e malévolos. Em qualquer caso, é mais provável que, em um futuro próximo, a IA será algo que aumentará nossa expectativa de vida.
Estudos já mostraram que a IA é melhor em reconhecer padrões do que humanos. Seja em fóruns e videogames, ou coisas tão complexas quanto o tratamento de câncer de mama, as máquinas já estão nos superando.
Isso pode soar assustador para alguns, mas também significa que certos enigmas podem ser resolvidos com mais facilidade com a ajuda das máquinas.
Além disso, cidades inteiras estão sendo parcialmente gerenciadas por IA. Um experimento notável na China revelou que as taxas de tráfico e criminalidade diminuíram graças a um tipo similar de software de reconhecimento de padrões.
Claro, a IA controlada por uma pessoa perigosa poderia ser usada maliciosamente. No entanto, Bill Nye ressalta que “se podemos construir um computador inteligente o suficiente para descobrir que precisa nos matar, podemos desconectá-lo”.
EM, Ciberia // IFLScience