Stephen Hawking dá mais um alerta: a inteligência artificial criará uma nova forma de vida – que irá superar os humanos

NASA

O físico Stephen Hawking

A inteligência artificial (IA) irá assumir o controle do mundo ou ajudar a criar uma civilização humana extremamente avançada? Esse é um debate que já gera polêmica há algum tempo, com importantes figuras como Elon Musk alertando sobre seus perigos e outros, como Mark Zuckerberg, com foco em todos os avanços que a tecnologia poderia nos trazer.

Stephen Hawking já expressou anteriormente preocupações sobre IA e, recentemente, repetiu com ênfase alguns alertas. “Receio que a IA possa substituir os humanos completamente. Se as pessoas projetam vírus de computador, alguém irá projetar IA que melhore a si mesma e se reproduza. Esta será uma nova forma de vida que irá superar os humanos”, disse em em uma entrevista à revista Wired.

É uma coisa justa para se preocupar e, certamente, aborda algo a ser temido. Vários trabalhos de ficção científica giram em torno da ideia de que a IA se tornaria independente de seus criadores humanos – de forma hostil ou simplesmente na tentativa de se separar da nossa civilização pacificamente.

De um modo geral, esse medo vem da noção de que somos fracos e substituíveis, e que a IA poderia sobreviver muito mais que os humanos, o que acabaria por causar a nossa substituição. Em um nível visceral mais imediato, há ainda o temor de que a IA possa ativamente querer nos prejudicar.

De acordo com o IFLScience, em ambos os sentidos, são preocupações que devem ser observadas e levadas em consideração.

No entanto, estes medos não deveriam eclipsar todas as outras opiniões sobre o futuro da IA, particularmente os aspectos positivos. Afinal, muitos especialistas, incluindo Bill Gates, consideram a IA como o renascimento tecnológico que transformará nossa sociedade.

Nesta altura, parece mais provável que a IA se torne como qualquer outra tecnologia – uma que seja utilizada para fins benévolos e malévolos. Em qualquer caso, é mais provável que, em um futuro próximo, a IA será algo que aumentará nossa expectativa de vida.

Estudos já mostraram que a IA é melhor em reconhecer padrões do que humanos. Seja em fóruns e videogames, ou coisas tão complexas quanto o tratamento de câncer de mama, as máquinas já estão nos superando.

Isso pode soar assustador para alguns, mas também significa que certos enigmas podem ser resolvidos com mais facilidade com a ajuda das máquinas.

Além disso, cidades inteiras estão sendo parcialmente gerenciadas por IA. Um experimento notável na China revelou que as taxas de tráfico e criminalidade diminuíram graças a um tipo similar de software de reconhecimento de padrões.

Claro, a IA controlada por uma pessoa perigosa poderia ser usada maliciosamente. No entanto, Bill Nye ressalta que “se podemos construir um computador inteligente o suficiente para descobrir que precisa nos matar, podemos desconectá-lo”.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …