Stephen Hawking dá mais um alerta: a inteligência artificial criará uma nova forma de vida – que irá superar os humanos

NASA

O físico Stephen Hawking

A inteligência artificial (IA) irá assumir o controle do mundo ou ajudar a criar uma civilização humana extremamente avançada? Esse é um debate que já gera polêmica há algum tempo, com importantes figuras como Elon Musk alertando sobre seus perigos e outros, como Mark Zuckerberg, com foco em todos os avanços que a tecnologia poderia nos trazer.

Stephen Hawking já expressou anteriormente preocupações sobre IA e, recentemente, repetiu com ênfase alguns alertas. “Receio que a IA possa substituir os humanos completamente. Se as pessoas projetam vírus de computador, alguém irá projetar IA que melhore a si mesma e se reproduza. Esta será uma nova forma de vida que irá superar os humanos”, disse em em uma entrevista à revista Wired.

É uma coisa justa para se preocupar e, certamente, aborda algo a ser temido. Vários trabalhos de ficção científica giram em torno da ideia de que a IA se tornaria independente de seus criadores humanos – de forma hostil ou simplesmente na tentativa de se separar da nossa civilização pacificamente.

De um modo geral, esse medo vem da noção de que somos fracos e substituíveis, e que a IA poderia sobreviver muito mais que os humanos, o que acabaria por causar a nossa substituição. Em um nível visceral mais imediato, há ainda o temor de que a IA possa ativamente querer nos prejudicar.

De acordo com o IFLScience, em ambos os sentidos, são preocupações que devem ser observadas e levadas em consideração.

No entanto, estes medos não deveriam eclipsar todas as outras opiniões sobre o futuro da IA, particularmente os aspectos positivos. Afinal, muitos especialistas, incluindo Bill Gates, consideram a IA como o renascimento tecnológico que transformará nossa sociedade.

Nesta altura, parece mais provável que a IA se torne como qualquer outra tecnologia – uma que seja utilizada para fins benévolos e malévolos. Em qualquer caso, é mais provável que, em um futuro próximo, a IA será algo que aumentará nossa expectativa de vida.

Estudos já mostraram que a IA é melhor em reconhecer padrões do que humanos. Seja em fóruns e videogames, ou coisas tão complexas quanto o tratamento de câncer de mama, as máquinas já estão nos superando.

Isso pode soar assustador para alguns, mas também significa que certos enigmas podem ser resolvidos com mais facilidade com a ajuda das máquinas.

Além disso, cidades inteiras estão sendo parcialmente gerenciadas por IA. Um experimento notável na China revelou que as taxas de tráfico e criminalidade diminuíram graças a um tipo similar de software de reconhecimento de padrões.

Claro, a IA controlada por uma pessoa perigosa poderia ser usada maliciosamente. No entanto, Bill Nye ressalta que “se podemos construir um computador inteligente o suficiente para descobrir que precisa nos matar, podemos desconectá-lo”.

EM, Ciberia // IFLScience

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …