O primeiro álbum do mundo composto e produzido por inteligência artificial é lançado

“Break Free” é o primeiro single lançado do novo álbum da cantora americana Taryn Southern.

A música, ou melhor, o álbum inteiro, apresenta um artista conhecido como Amper como colaborador, mas o que parece uma colaboração típica entre dois artistas é, na verdade, muito mais do que isso.

Taryn não é uma estranha na indústria da música e do entretenimento. Ela já acumulou mais de 500 milhões de visualizações no YouTube e mais de 450 mil assinantes. Por outro lado, Amper está fazendo sua estreia – a questão é que Amper não é uma pessoa.

Amper é um compositor, produtor e artista artificialmente inteligente. A IA foi desenvolvida por uma equipe de músicos profissionais e especialistas em tecnologia, e é a primeira IA a compor e produzir um álbum de música inteiro. O álbum é chamado I AM AI, e o single destacado está programado para ser lançado em 21 de agosto de 2017.

Como o compositor de filmes Drew Silverstein, um dos fundadores da Amper, explicou ao TechCrunch, a Amper não deve agir por conta própria, mas foi projetada especificamente para trabalhar em colaboração com músicos humanos.

“Uma das nossas principais convicções como empresa é essa. O futuro da música será criado na colaboração entre humanos e inteligência artificial. Queremos que a experiência colaborativa impulsione o processo criativo para a frente”, diz Silverstein.

Dito isto, a equipe observa que, contrariamente a outras músicas que foram lançadas por compositores artificiais, as estruturas de acordes e a instrumentação de “Break Free” são inteiramente o trabalho da Amper.

Em última análise, Amper quebra o modelo seguido dos IAs atuais de música. Geralmente, o trabalho original feito pela IA é amplamente reinterpretado pelos seres humanos. Isso significa que os humanos na verdade estão fazendo a maior parte do trabalho de mão-de-obra.

Como a equipe observa em seu comunicado para a imprensa, “o processo de criação de música por IA envolve seres humanos fazendo mudanças manuais significativas – incluindo alterações em acordes e melodias”.

Esse não é o caso com a Amper. Como observado anteriormente, as estruturas de acordes e instrumentação são puramente Amper. Só há entradas manuais do artista humano quando se trata de estilo e ritmo geral.

E, mais notavelmente, Amper pode fazer música através da aprendizagem de máquinas em apenas alguns segundos. Aqui está um exemplo de uma música feita por Amper e re-organizada por Taryn.

No entanto, enquanto o I AM AI pode ser o primeiro álbum totalmente composto e produzido por uma IA, não é a primeira vez que um IA exibiu criatividade na música ou em outras artes.

Por exemplo, uma IA chamada Aiva foi ensinada a compor música clássica, assim como o DeepBach foi projetado para criar música inspirada por Johann Sebastian Bach. Com isso em mente, o álbum provavelmente é o primeiro passo para uma nova era, uma era em que os seres humanos irão compartilhar arte, e talvez até competir de forma criativa com a IA.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …