Submarino alemão da Primeira Guerra Mundial aparece na costa da França

Os destroços de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial emergiram em uma praia de Wissant, no norte da França. Há décadas enterrada na areia, a carcaça enferrujada da embarcação naufragada em 1917 agora pode ser vista quando a maré está baixa.

Desde dezembro de 2018 que duas peças do submarino alemão UC-61, uma com cerca de oito metros e outra com cerca de três metros de comprimento, aparecem na praia de Wissant sempre que a maré recua.

“Todos os moradores de Wissant sabem que há um submarino aqui. Mas durante a maior parte do tempo os destroços não estão visíveis. É nunca estiveram tão expostos“, diz o guia turístico Vincent Schmitt.

A embarcação da Marinha imperial alemã, que combateu na Primeira Guerra Mundial,  tinha 50 metros de comprimento, e chegou em julho de 1917 à costa francesa.

O submarino tinha como missão afundar navios mercantes inimigos e, segundo a historiadora Isabelle Delumeau, teria chegado a afundar uma embarcação de guerra. Antes de se render às autoridades francesas, a tripulação, composta por cerca de 20 pessoas, explodiu o submarino.

Os destroços de submarinos da Primeira Guerra Mundial não são numerosos e ainda não muito conhecidos. Essa é, portanto, uma oportunidade muito rara de nos aproximarmos de um submarino da Primeira Guerra”, afirma Delumeau.

De acordo com o prefeito de Wissant, Bernard Bracq, os destroços ficam visíveis por pouco tempo, a cada dois ou três anos, dependendo das marés e do vento, que fazem com que a areia se mova. “Uma rajada de vento e os destroços desaparecem novamente“, alerta.

As autoridades locais não pretendem desenterrar a embarcação, alegando que não representa perigo para a população local. E enquanto o submarino centenário não desaparece novamente, os turistas se apressam em chegar ao local – à procura de uma oportunidade de ver o que resta de um submarino com mais de 100 anos.

Ciberia // Deutsche Welle / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …