Mergulhadores da Dinamarca descobrem submarino raríssimo da 1ª Guerra Mundial

Por trás do achado feito por uma equipe dinamarquesa-polonesa está uma dramática batalha marítima entre o submarino britânico L10 e quatro torpedeiros alemães.

O submarino britânico desaparecido L10 da época da Primeira Guerra Mundial foi achado no fundo do mar, 143 quilômetros ao norte da ilha neerlandesa de Terschelling.

A descoberta foi feita pela companhia dinamarquesa JD-Contractor, que já encontrou nada menos que 37 submarinos afundados nos mares em redor da Dinamarca.

“É um grande achado. É o único submarino do tipo L que afundou durante a Primeira Guerra Mundial. O resto da série L foi desmantelado há muitos anos”, disse o diretor da empresa, Gert Normann Andersen, à emissora dinamarquesa TV Midtvest.

O referido submarino afundou em 3 de outubro de 1918 depois de ter destruído um torpedeiro alemão que estava procurando sobreviventes de outro navio alemão naufragado. Depois chegaram quatro outros torpedeiros alemães, perseguindo e afundando o mais lento L10.

De acordo com Andersen, tanto o submarino como os outros dois navios estão descansando no fundo do mar.

“O L10 afundou com 38 homens a bordo, e há alguns familiares e descendentes que ficarão felizes agora”, relatou.

– Historien har været uforløst indtil nu. Vi er de første i verden, der fortæller, at ubåden ligger der. Stort…

Posted by TV MIDTVEST on Thursday, March 5, 2020

“A história continua por resolver. Somos os primeiros no mundo a dizer a vocês que o submarino está lá” disse um orgulhoso Andersen. “Parabéns à expedição local, com Gert Normann Andersen na vanguarda, que fez uma grande descoberta no fundo do mar“, diz um tweet da emissora TV Midtvest.

A descoberta foi feita pelo navio de pesquisa Vina, que navegou do porto de Thyboron com uma tripulação mista dinamarqueso-polonesa de 26 tripulantes. A principal esperança da missão do projeto polonês, com o nome SANTI Odnalezc Orla, era encontrar o submarino polonês Orzel da Segunda Guerra Mundial, considerado atualmente o mais procurado do mundo.

Foram lançadas seis expedições para localizar o Orzelb sem sorte até à data. Mesmo assim, a tripulação não está nem um pouco desapontada.

“Embora não tenha sido o Orzel que encontramos, é uma grande história. É tal e qual um filme de Hollywood. Um submarino e os dois torpedeiros, e seu destino durante a Primeira Guerra Mundial. Para nós, trata-se de contar uma boa história. Abre outro capítulo e aproxima o passado de todos nós”, disse Tomasz Stachura, líder da equipe do projeto polonês SANTI Odnalezc Orla.

Gert Normann Andersen não descartou a hipótese de também encontrar o submarino neerlandês O13 por acaso. “O Orzel e o O13 são os dois submarinos mais procurados do mundo, mas agora temos de ver o que vamos encontrar. Mesmo que só encontremos um deles, será uma sensação mundial”, disse Gert Normann Andersen.

A equipe de mergulhadores vai tentar resgatar um item do L10 como lembrança, e depois irá para o campo de minas colocado no fundo do mar do Norte pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, onde o O13 deve ter desaparecido em 25 de junho de 1940.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …