Mergulhadores da Dinamarca descobrem submarino raríssimo da 1ª Guerra Mundial

Por trás do achado feito por uma equipe dinamarquesa-polonesa está uma dramática batalha marítima entre o submarino britânico L10 e quatro torpedeiros alemães.

O submarino britânico desaparecido L10 da época da Primeira Guerra Mundial foi achado no fundo do mar, 143 quilômetros ao norte da ilha neerlandesa de Terschelling.

A descoberta foi feita pela companhia dinamarquesa JD-Contractor, que já encontrou nada menos que 37 submarinos afundados nos mares em redor da Dinamarca.

“É um grande achado. É o único submarino do tipo L que afundou durante a Primeira Guerra Mundial. O resto da série L foi desmantelado há muitos anos”, disse o diretor da empresa, Gert Normann Andersen, à emissora dinamarquesa TV Midtvest.

O referido submarino afundou em 3 de outubro de 1918 depois de ter destruído um torpedeiro alemão que estava procurando sobreviventes de outro navio alemão naufragado. Depois chegaram quatro outros torpedeiros alemães, perseguindo e afundando o mais lento L10.

De acordo com Andersen, tanto o submarino como os outros dois navios estão descansando no fundo do mar.

“O L10 afundou com 38 homens a bordo, e há alguns familiares e descendentes que ficarão felizes agora”, relatou.

– Historien har været uforløst indtil nu. Vi er de første i verden, der fortæller, at ubåden ligger der. Stort…

Posted by TV MIDTVEST on Thursday, March 5, 2020

“A história continua por resolver. Somos os primeiros no mundo a dizer a vocês que o submarino está lá” disse um orgulhoso Andersen. “Parabéns à expedição local, com Gert Normann Andersen na vanguarda, que fez uma grande descoberta no fundo do mar“, diz um tweet da emissora TV Midtvest.

A descoberta foi feita pelo navio de pesquisa Vina, que navegou do porto de Thyboron com uma tripulação mista dinamarqueso-polonesa de 26 tripulantes. A principal esperança da missão do projeto polonês, com o nome SANTI Odnalezc Orla, era encontrar o submarino polonês Orzel da Segunda Guerra Mundial, considerado atualmente o mais procurado do mundo.

Foram lançadas seis expedições para localizar o Orzelb sem sorte até à data. Mesmo assim, a tripulação não está nem um pouco desapontada.

“Embora não tenha sido o Orzel que encontramos, é uma grande história. É tal e qual um filme de Hollywood. Um submarino e os dois torpedeiros, e seu destino durante a Primeira Guerra Mundial. Para nós, trata-se de contar uma boa história. Abre outro capítulo e aproxima o passado de todos nós”, disse Tomasz Stachura, líder da equipe do projeto polonês SANTI Odnalezc Orla.

Gert Normann Andersen não descartou a hipótese de também encontrar o submarino neerlandês O13 por acaso. “O Orzel e o O13 são os dois submarinos mais procurados do mundo, mas agora temos de ver o que vamos encontrar. Mesmo que só encontremos um deles, será uma sensação mundial”, disse Gert Normann Andersen.

A equipe de mergulhadores vai tentar resgatar um item do L10 como lembrança, e depois irá para o campo de minas colocado no fundo do mar do Norte pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, onde o O13 deve ter desaparecido em 25 de junho de 1940.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …