Por trás do achado feito por uma equipe dinamarquesa-polonesa está uma dramática batalha marítima entre o submarino britânico L10 e quatro torpedeiros alemães.
O submarino britânico desaparecido L10 da época da Primeira Guerra Mundial foi achado no fundo do mar, 143 quilômetros ao norte da ilha neerlandesa de Terschelling.
A descoberta foi feita pela companhia dinamarquesa JD-Contractor, que já encontrou nada menos que 37 submarinos afundados nos mares em redor da Dinamarca.
“É um grande achado. É o único submarino do tipo L que afundou durante a Primeira Guerra Mundial. O resto da série L foi desmantelado há muitos anos”, disse o diretor da empresa, Gert Normann Andersen, à emissora dinamarquesa TV Midtvest.
O referido submarino afundou em 3 de outubro de 1918 depois de ter destruído um torpedeiro alemão que estava procurando sobreviventes de outro navio alemão naufragado. Depois chegaram quatro outros torpedeiros alemães, perseguindo e afundando o mais lento L10.
De acordo com Andersen, tanto o submarino como os outros dois navios estão descansando no fundo do mar.
“O L10 afundou com 38 homens a bordo, e há alguns familiares e descendentes que ficarão felizes agora”, relatou.
“A história continua por resolver. Somos os primeiros no mundo a dizer a vocês que o submarino está lá” disse um orgulhoso Andersen. “Parabéns à expedição local, com Gert Normann Andersen na vanguarda, que fez uma grande descoberta no fundo do mar“, diz um tweet da emissora TV Midtvest.
A descoberta foi feita pelo navio de pesquisa Vina, que navegou do porto de Thyboron com uma tripulação mista dinamarqueso-polonesa de 26 tripulantes. A principal esperança da missão do projeto polonês, com o nome SANTI Odnalezc Orla, era encontrar o submarino polonês Orzel da Segunda Guerra Mundial, considerado atualmente o mais procurado do mundo.
Foram lançadas seis expedições para localizar o Orzelb sem sorte até à data. Mesmo assim, a tripulação não está nem um pouco desapontada.
“Embora não tenha sido o Orzel que encontramos, é uma grande história. É tal e qual um filme de Hollywood. Um submarino e os dois torpedeiros, e seu destino durante a Primeira Guerra Mundial. Para nós, trata-se de contar uma boa história. Abre outro capítulo e aproxima o passado de todos nós”, disse Tomasz Stachura, líder da equipe do projeto polonês SANTI Odnalezc Orla.
Gert Normann Andersen não descartou a hipótese de também encontrar o submarino neerlandês O13 por acaso. “O Orzel e o O13 são os dois submarinos mais procurados do mundo, mas agora temos de ver o que vamos encontrar. Mesmo que só encontremos um deles, será uma sensação mundial”, disse Gert Normann Andersen.
A equipe de mergulhadores vai tentar resgatar um item do L10 como lembrança, e depois irá para o campo de minas colocado no fundo do mar do Norte pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, onde o O13 deve ter desaparecido em 25 de junho de 1940.
// Sputnik News