Não é apenas o coronavírus: surto de ebola retorna ao Congo

NIAID / Flickr

Imagem do vírus do ebola obtida com microscopia eletrônica da superfície de uma célula epitelial do fígado de um macaco africano

Foi confirmada, pelo ministro da Saúde do Congo, a descoberta de novos casos de Ebola na província de Équateur. O último surto do vírus altamente mortal ocorreu em 2018 e matou 33 pessoas no país.

O governador da província disse que há cinco casos prováveis ​e quatro infectados já haviam morrido. Segundo ele os casos foram descobertos em Mbandaka, capital da província Équateur, em que vive mais de um milhão de pessoas e se destaca como cidade portuária com fortes demandadas de transporte e comércio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou mais tarde, nesta segunda-feira, que seis casos já haviam sido descobertos pelo Ministério da Saúde do Congo.

Até o momento três mil casos de coronavírus foram confirmados no Congo, mas nenhum deles em Mbandaka. Não há relação entre o coronavírus e o Ebola. O ebola surgiu nas florestas tropicais africanas e é transmitido exclusivamente através do contato com os fluidos corporais do infectado. Ele gera uma febre hemorrágica, vômitos e hemorragia interna em casos graves.

Durante dois anos um surto de Ebola matou mais de duas mil pessoas no nordeste do Congo. Na mesma região ocorre o pior surto de sarampo do mundo.

O mais terrível surto de Ebola na África infectou mais de 30 mil e matou mais de onze mil pessoas na África Ocidental desde o fim de 2013 até o começo de 2016.

O novo surto já é o 11º no Congo desde que o vírus patógeno foi identificado em 1976. Não há cura, mas vacinas experimentais provaram eficazes. Há diferentes cepas do vírus e os surtos também tiveram taxas de mortalidade variando de 25% a 90%.

O precário serviço de saúde, pouca confiança no governo e organizações dificultam muito as respostas à doença Congo e África Ocidental. No entanto o governo do Congo tem recebido elogios pela agilidade ao identificar e frear o Ebola na maior parte dos surtos anteriores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …