Síndrome pós-ebola: sobreviventes têm problemas neurológicos graves

NIAID / Flickr

Imagem do ebola obtida com microscopia eletrônica da superfície de uma célula epitelial do fígado de macaco africano

Segundo um estudo publicado recentemente, os sobreviventes da infecção pelo vírus do ebola podem continuar sofrendo de problemas neurológicos e psiquiátricos graves.

Uma equipe de cientistas analisou doentes infectados com o vírus do ebola durante a epidemia de 2013-2016 na África ocidental e descobriu que alguns dos sobreviventes se encontram em condições de saúde muito graves.

Janet Scott, da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, e autora principal do estudo publicado na ı, explica que os cientistas já sabiam que a doença poderia deixar os sobreviventes com graves problemas de saúde, “no entanto, fiquei surpreendida por ver pessoas jovens e anteriormente ativas agora incapazes de mexer metade do corpo, ou falar ou levantar  seus filhos”.

No estudo, os cientistas analisaram as anotações médicas relativas a mais de 300 sobreviventes do ebola na Serra Leoa. Posteriormente, foram selecionados 34 doentes, aos quais se fizeram exames neurológicos, uma avaliação psiquiátrica e exames de imagiologia ao cérebro, explica o jornal Público.

Patrick Howlett, do King’s College de Londres e outro autor do artigo científico, afirmou que os sobreviventes do vírus podem sofrer de síndrome pós-ebola, uma síndrome manifestada por uma grande variedade de problemas.

Esses problemas podem variar de pouco graves a extremamente graves, diz o especialista. Os problemas neurológicos incluem dores de cabeça incapacitantes e acidentes cerebrais vasculares (AVC). Já a depressão e a ansiedade foram os diagnósticos psiquiátricos mais frequentes entre os participantes do estudo.

A equipe responsável pelo estudo destaca a urgência de profissionais de saúde especializados nas necessidades dos sobreviventes do ebola. “A síndrome pós-ebola não vai desaparecer e aqueles que sofrem com ela merecem um tratamento melhor”, diz Scott.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Com Google acusado de monopólio, Apple estaria agilizando seu próprio buscador

No mês de agosto, o Canaltech noticiou que a Apple poderia estar trabalhando em seu próprio motor de busca para não ter mais que utilizar os recursos do Google. Agora, novas informações divulgadas pelo jornal Financial …

Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Mulher é decapitada dentro de igreja e mais duas pessoas são mortas com golpes de faca. Segundo prefeito, agressor teria repetido "Allah Akbar". Atentado ocorre em meio a tensões devido a caricaturas do profeta Maomé. Ao …

Trabalhador encontra carta secreta de 1941 escondida em teto de igreja

A igreja de Saint James, na Antuérpia, é um dos locais históricos mais importantes da cidade belga. Há séculos, ela costuma ser uma das paradas para peregrinos que vão até Santiago de Compostela visitar o …

É possível que o Covid-19 esteja envelhecendo o cérebro de pacientes em 10 anos

Além de poder prejudicar o seu coração o Covid-19 pode afetar o seu cérebro. Os efeitos cognitivos do coronavírus podem durar meses em certos casos, de acordo com os pesquisadores. Pessoas se recuperando do COVID-19 podem …

Nokia é a marca de Android mais durável e segura, aponta pesquisa

A Counterpoint Research divulgou um novo relatório sobre o índice de confiabilidade das fabricantes de smartphones e destacou o desempenho da HMD/Nokia, que liderou o ranking pelo segundo ano. Em resumo, a empresa foi a …

Rejeição à França aumenta no mundo islâmico

Após governo Macron sair em defesa do secularismo e iniciar ofensiva contra o islã radical, líderes como o presidente turco Erdogan passam a insuflar suas populações como forma de distração de problemas internos. Na esteira do …

Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de …

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …