Vacina experimental contra Ebola deu resultado

Martine Perret / ONU

-

Agência da ONU informou que novo medicamento forneceu “alta proteção” contra a doença; testes foram feitos na Guiné, um dos países mais atingidos pelo surto que começou em 2013 e causou a morte de mais de 11 mil pessoas.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirmou que os testes finais sobre a vacina experimental contra o Ebola mostram que o novo medicamento fornece “alta proteção” às pessoas.

Os resultados dos testes foram publicados esta sexta-feira na revista médica especializada “The Lancet”.

A vacina, chamada de rVSV-ZEBOV, é a primeira a agir para evitar infecção de um dos patógenos mais letais da atualidade. O estudo envolveu quase 12 mil pessoas na Guiné, em 2015.

Dos quase 6 mil que receberam o medicamento, nenhum caso de Ebola foi registrado 10 dias ou mais depois da vacinação. Em comparação, entre a outra metade que recebeu um placebo em vez do medicamento, foram registrados 23 casos da doença.

A diretora-geral assistente da OMS, Marie-Paule Kieny, disse que “apesar dos resultados terem vindo tarde demais para os que perderam a vida por causa da epidemia na África Ocidental, que começou em 2013, o mundo não estará indefeso quando o próximo surto acontecer”.

Desde que o vírus Ebola foi identificado inicialmente em 1976, vários surtos esporádicos foram registrados na África.

Epidemia

A agência afirmou que a epidemia na África Ocidental entre 2013-2016, que causou a morte de mais de 11,3 mil pessoas, acabou sinalizando a necessidade de uma vacina.
Os óbitos aconteceram, em sua grande maioria na Guiné, na Libéria e em Serra Leoa. Mais de 28,5 mil pessoas foram infectadas com o vírus Ebola.

Os testes ocorreram na região costeira da Guiné, em Basse-Guiné, área que ainda registrava casos da doença naquele período. Os especialistas usaram uma estratégia chamada “anel de vacinação“, numa tradução livre, que foi a mesma usada pelos cientistas para erradicar a varíola.

Quando um novo caso da doença era diagnosticado, a equipe de pesquisadores identificava todas as pessoas que estiveram em contato com o paciente nas últimas três semanas, tempo médio de incubação do vírus.

Foram criados no total 117 anéis, com cerca de 80 pessoas em cada um, incluindo a família direta do doente, parentes e amigos que o visitaram e também, pessoas que tiveram contato com roupas sujas ou roupas de cama usadas pelo paciente.

Em janeiro, a Aliança Gavi forneceu US$ 5 milhões à companhia farmacêutica Merk para contratos futuros quando a vacina estiver aprovada, pré-qualificada e recomendada pela agência da ONU.

Como parte do acordo, a Merk se comprometeu a disponibilizar 300 mil doses da vacina para uso de emergência.

A OMS informou que serão necessários mais estudos para que os pesquisadores possam comprovar a segurança do uso da vacina por crianças e outras populações mais vulneráveis, como as pessoas com HIV.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …