Técnico da Chapecoense disse que “se morresse hoje, morreria feliz”

O futebol mundial está de luto após a tragédia da Chapecoense nesta terça-feira (29).  A ida à cidade colombiana de Medellín para a final da Copa Sul-Americana coroaria uma temporada de glória para o time da pequena cidade de Santa Catarina, de apenas 200 mil habitantes. O conto de fadas, no entanto, acabou em tragédia.

O clube catarinense estava a horas de entrar em campo na partida mais importante de sua história, quando o avião que transportava os jogadores da equipe, além da comissão técnica e jornalistas caiu e deixou dezenas de mortos e alguns feridos.

A Chapecoense tinha chegado até a final da Copa Sul-Americana, iria enfrentar o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional, maior vencedor de títulos colombianos e já tinha deixado pelo caminho dois gigantes da Argentina: o Independiente e o San Lorenzo.

A partida contra o San Lorenzo aconteceu na semana passada. Após empatar em Buenos Aires por 1 a 1, a Chape segurou o 0 a 0 na Arena Condá e garantiu a vaga na finalíssima do torneio.

Na coletiva de imprensa após o empate contra os argentinos, o técnico Caio Júnior afirmou que estava tão contente, que se morresse, partiria alegre: “Se morresse hoje, morreria feliz.

Caio Júnior chegou à Chapecoense neste ano, após a saída de Guto Ferreira e fez a melhor campanha da história do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Em sua carreira, o treinador teve importantes trabalhos em grandes clubes do futebol brasileiro como o Botafogo, Flamengo, Palmeiras e no exterior, como no Japão, Catar e Emirados Árabes.

Atlético Nacional pede que Chapecoense seja declarada campeã sul-americana

Os organizadores da Copa Sul-Americana informaram que o Atlético Nacional, que seria o adversário da Chapecoense na final da competição, cuja primeira partida seria disputada nesta quarta-feira (30), pediu que o time brasileiro seja declarado campeão do torneio.

Comovidos pela tragédia que vitimou a maior parte da delegação da Associação Chapecoense de Futebol, os representantes do clube colombiano chegaram ao consenso de que essa seria a melhor forma de homenagear as vítimas do acidente aéreo, os torcedores da Chape e o esporte como um todo. No entanto, a Conmebol, responsável pela Copa Sul-Americana, disse que ainda irá avaliar o caso.

A organização, que havia cancelado a realização da disputa pelo título sul-americano logo após a queda da aeronave do time brasileiro na Colômbia, disse que espera dar uma resposta sobre o pedido do Atlético até o final deste ano.

Times se unem para ajudar a Chapecoense

Corinthians, Coritiba, Palmeiras, São Paulo e Santos sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada pelos próximos três anos e disseram que podem emprestar jogadores à equipe gratuitamente.

Os times se manifestaram através de um comunicado, onde pedem medidas de solidariedade com a Chapecoense.

Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16o colocado seria rebaixado.

Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

#ForçaChape

O Palmeiras, que se sagrou campeão brasileiro na última semana, quer usar a camisa da Chapecoense na última rodada do nacional, dia 11 de dezembro, diante do Vitória.

De acordo com informações do repórter Guilherme Pallesi, da Bradesco Esportes FM, o clube paulista já fez a solicitação à Confederação Brasileira de Futebol e aguarda a resposta.

Leila Pereira, presidente da Crefisa e Faculdade das Américas (FAM), já disse que apoia a decisão do Palmeiras e que abre mão das suas propriedades como patrocinador para o Verdão realizar a homenagem que desejar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …