Técnico da Chapecoense disse que “se morresse hoje, morreria feliz”

O futebol mundial está de luto após a tragédia da Chapecoense nesta terça-feira (29).  A ida à cidade colombiana de Medellín para a final da Copa Sul-Americana coroaria uma temporada de glória para o time da pequena cidade de Santa Catarina, de apenas 200 mil habitantes. O conto de fadas, no entanto, acabou em tragédia.

O clube catarinense estava a horas de entrar em campo na partida mais importante de sua história, quando o avião que transportava os jogadores da equipe, além da comissão técnica e jornalistas caiu e deixou dezenas de mortos e alguns feridos.

A Chapecoense tinha chegado até a final da Copa Sul-Americana, iria enfrentar o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional, maior vencedor de títulos colombianos e já tinha deixado pelo caminho dois gigantes da Argentina: o Independiente e o San Lorenzo.

A partida contra o San Lorenzo aconteceu na semana passada. Após empatar em Buenos Aires por 1 a 1, a Chape segurou o 0 a 0 na Arena Condá e garantiu a vaga na finalíssima do torneio.

Na coletiva de imprensa após o empate contra os argentinos, o técnico Caio Júnior afirmou que estava tão contente, que se morresse, partiria alegre: “Se morresse hoje, morreria feliz.

Caio Júnior chegou à Chapecoense neste ano, após a saída de Guto Ferreira e fez a melhor campanha da história do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Em sua carreira, o treinador teve importantes trabalhos em grandes clubes do futebol brasileiro como o Botafogo, Flamengo, Palmeiras e no exterior, como no Japão, Catar e Emirados Árabes.

Atlético Nacional pede que Chapecoense seja declarada campeã sul-americana

Os organizadores da Copa Sul-Americana informaram que o Atlético Nacional, que seria o adversário da Chapecoense na final da competição, cuja primeira partida seria disputada nesta quarta-feira (30), pediu que o time brasileiro seja declarado campeão do torneio.

Comovidos pela tragédia que vitimou a maior parte da delegação da Associação Chapecoense de Futebol, os representantes do clube colombiano chegaram ao consenso de que essa seria a melhor forma de homenagear as vítimas do acidente aéreo, os torcedores da Chape e o esporte como um todo. No entanto, a Conmebol, responsável pela Copa Sul-Americana, disse que ainda irá avaliar o caso.

A organização, que havia cancelado a realização da disputa pelo título sul-americano logo após a queda da aeronave do time brasileiro na Colômbia, disse que espera dar uma resposta sobre o pedido do Atlético até o final deste ano.

Times se unem para ajudar a Chapecoense

Corinthians, Coritiba, Palmeiras, São Paulo e Santos sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada pelos próximos três anos e disseram que podem emprestar jogadores à equipe gratuitamente.

Os times se manifestaram através de um comunicado, onde pedem medidas de solidariedade com a Chapecoense.

Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16o colocado seria rebaixado.

Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

#ForçaChape

O Palmeiras, que se sagrou campeão brasileiro na última semana, quer usar a camisa da Chapecoense na última rodada do nacional, dia 11 de dezembro, diante do Vitória.

De acordo com informações do repórter Guilherme Pallesi, da Bradesco Esportes FM, o clube paulista já fez a solicitação à Confederação Brasileira de Futebol e aguarda a resposta.

Leila Pereira, presidente da Crefisa e Faculdade das Américas (FAM), já disse que apoia a decisão do Palmeiras e que abre mão das suas propriedades como patrocinador para o Verdão realizar a homenagem que desejar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …