Técnico da Chapecoense disse que “se morresse hoje, morreria feliz”

O futebol mundial está de luto após a tragédia da Chapecoense nesta terça-feira (29).  A ida à cidade colombiana de Medellín para a final da Copa Sul-Americana coroaria uma temporada de glória para o time da pequena cidade de Santa Catarina, de apenas 200 mil habitantes. O conto de fadas, no entanto, acabou em tragédia.

O clube catarinense estava a horas de entrar em campo na partida mais importante de sua história, quando o avião que transportava os jogadores da equipe, além da comissão técnica e jornalistas caiu e deixou dezenas de mortos e alguns feridos.

A Chapecoense tinha chegado até a final da Copa Sul-Americana, iria enfrentar o atual campeão da Libertadores, o Atlético Nacional, maior vencedor de títulos colombianos e já tinha deixado pelo caminho dois gigantes da Argentina: o Independiente e o San Lorenzo.

A partida contra o San Lorenzo aconteceu na semana passada. Após empatar em Buenos Aires por 1 a 1, a Chape segurou o 0 a 0 na Arena Condá e garantiu a vaga na finalíssima do torneio.

Na coletiva de imprensa após o empate contra os argentinos, o técnico Caio Júnior afirmou que estava tão contente, que se morresse, partiria alegre: “Se morresse hoje, morreria feliz.

Caio Júnior chegou à Chapecoense neste ano, após a saída de Guto Ferreira e fez a melhor campanha da história do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. Em sua carreira, o treinador teve importantes trabalhos em grandes clubes do futebol brasileiro como o Botafogo, Flamengo, Palmeiras e no exterior, como no Japão, Catar e Emirados Árabes.

Atlético Nacional pede que Chapecoense seja declarada campeã sul-americana

Os organizadores da Copa Sul-Americana informaram que o Atlético Nacional, que seria o adversário da Chapecoense na final da competição, cuja primeira partida seria disputada nesta quarta-feira (30), pediu que o time brasileiro seja declarado campeão do torneio.

Comovidos pela tragédia que vitimou a maior parte da delegação da Associação Chapecoense de Futebol, os representantes do clube colombiano chegaram ao consenso de que essa seria a melhor forma de homenagear as vítimas do acidente aéreo, os torcedores da Chape e o esporte como um todo. No entanto, a Conmebol, responsável pela Copa Sul-Americana, disse que ainda irá avaliar o caso.

A organização, que havia cancelado a realização da disputa pelo título sul-americano logo após a queda da aeronave do time brasileiro na Colômbia, disse que espera dar uma resposta sobre o pedido do Atlético até o final deste ano.

Times se unem para ajudar a Chapecoense

Corinthians, Coritiba, Palmeiras, São Paulo e Santos sugeriram que a Chapecoense não seja rebaixada pelos próximos três anos e disseram que podem emprestar jogadores à equipe gratuitamente.

Os times se manifestaram através de um comunicado, onde pedem medidas de solidariedade com a Chapecoense.

Neste momento de perda e de profunda tristeza, nós, presidentes dos clubes brasileiros que publicam essa nota, gostaríamos de manifestar nossos mais sinceros sentimentos de pesar e solidariedade à Associação Chapecoense de Futebol e seus torcedores, e em especial às famílias e amigos dos atletas, comissão técnica e dirigentes envolvidos na tragédia ocorrida na madrugada desta terça-feira (29).

Mesmo cientes dos prejuízos irreparáveis provocados por este terrível acontecimento, os Clubes entendem que o momento é de união, apoio e auxílio à Chapecoense.

Neste sentido, os Clubes anunciam Medidas Solidárias à Chapecoense, que consistirão, dentre outras, em:

(i) Empréstimo gratuito de atletas para a temporada de 2017; e
(ii) Solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a Chapecoense não fique sujeita ao rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas 3 (três) temporadas. Caso a Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos, o 16o colocado seria rebaixado.

Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje.

#ForçaChape

O Palmeiras, que se sagrou campeão brasileiro na última semana, quer usar a camisa da Chapecoense na última rodada do nacional, dia 11 de dezembro, diante do Vitória.

De acordo com informações do repórter Guilherme Pallesi, da Bradesco Esportes FM, o clube paulista já fez a solicitação à Confederação Brasileira de Futebol e aguarda a resposta.

Leila Pereira, presidente da Crefisa e Faculdade das Américas (FAM), já disse que apoia a decisão do Palmeiras e que abre mão das suas propriedades como patrocinador para o Verdão realizar a homenagem que desejar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …