Única mulher que sobreviveu ao acidente da Chapecoense ainda vive drama

Ximena Suárez Otterburg / Facebook

Ximena Suarez Otterburg

Ximena Suarez Otterburg

O pesadelo ainda não terminou para a boliviana Ximena Suárez, a única mulher sobrevivente à queda do avião que levava o elenco da Chapecoense para Medellín, que enfrenta problemas financeiros para pagar o tratamento e sustentar a família até voltar a trabalhar.

Tragédia da Chapecoense

Quase três meses desde que o avião da companhia aérea Lamia caiu perto na Colômbia, e a vida da comissária de bordo ainda está longe de voltar ao normal. Ela faz sessões de fisioterapia por causa de lesões nas costas e um dos tornozelos, precisa de uma cirurgia no nariz, um tratamento dentário e acompanhamentos psicológicos e psiquiátricos.

São oito meses de licença que me deram. O que quero é me recuperar o mais rápido possível para poder voltar a trabalhar. Eu preciso de recursos financeiros para poder continuar e seguir em frente”, disse Ximena Suarez Otterburg à Agência EFE.

O avião em que viajavam jogadores, integrantes da comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, além de jornalistas e tripulantes, caiu no dia 28 de novembro perto de Medellín, após ficar sem combustível.

O acidente matou 71 dos 77 passageiros do avião e, além de Ximena, sobreviveram três jogadores, o zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel e o goleiro Follman, o jornalista Rafael Henzel e o comissário de bordo Erwin Tumiri.

Nascida na cidade boliviana de Santa Cruz, a aeromoça precisa de dinheiro para a recuperação, mas também para sustentar os filhos, de 6 e 2 anos, já que é mãe solteira.

Auxiliada pelo advogado, Carlos Subirana, Ximena recebeu o seguro da empresa para pagar o custo da clínica na qual recebeu atendimento em Medellín e uma parte das despesas médicas que teve até o momento.

Sem salário há seis meses e ainda sem uma indenização pelo acidente na Colômbia, ela aceitou que seus parentes nos Estados Unidos iniciassem uma campanha pelo site “Gofundme” para arrecadar dinheiro.

Embora essa iniciativa deva significar um alívio para Ximena, acabou se tornando outra dor de cabeça após uma onda de críticas de pessoas que a acusaram de querer se aproveitar da situação para não ter de voltar a trabalhar, o que ela nega categoricamente.

“Eu nunca fiquei sem trabalhar, todo mundo que me conhece pode afirmar que eu trabalho desde que saí do colégio. Eu não sou nenhuma frouxa, não quero me aproveitar de nada, como dizem. Muita gente me desejou até a morte. É incrível“, comentou.

As mensagens negativas e as críticas recebidas pelas redes sociais e pelo próprio site da campanha a afetaram de tal forma que resultaram um retrocesso nos avanços que havia apresentado até o momento na recuperação psicológica.

“Estou sob efeito de soníferos, não posso dormir, sempre lembro de imagens do acidente. Estou assim novamente. Vejo as mensagens e me dói muito, mais ainda por serem de gente do meu país”, lamentou.

Apesar do abalo psicológico, Ximena não se esquece do apoio recebido por amigos e, inclusive, pessoas que não conhece ao longo de sua recuperação.

“Embora tenha recebido críticas, também recebi bençãos dos meus amigos, da minha família, de gente que me apoia. São poucas as pessoas que começam a falar mal porque não se informam muito bem”, analisou.

Ximena disse que sempre trabalhou “com responsabilidade” e lamentou que o piloto do avião não tenha avisado a tripulação sobre o que estava acontecendo com a aeronave antes da queda.

Mesmo depois do acidente, a assistente de voo diz que sonha em “voltar a voar” em algum momento e que trabalha com o psicólogo e o psiquiatra para alcançar essa meta.

“Gostaria de voltar a voar e vou me dedicar com muita vontade para que isso seja possível”, concluiu.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …