Furacão Willa faz 4 mil pessoas deixarem as casas e causa apagões no México

Ángel Hernández / EPA

Furacão Willa se aproxima do México

O furacão Willa atingiu cidades costeiras, vilas de pescadores e fazendas no México, com ventos de 195 km/h na noite desta terça-feira (23), causando apagões de energia, mas sem registro de vítimas.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que a tempestade de categoria 3 atingiu terra perto de Isla del Bosque, no estado de Sinaloa. As autoridades federais adiantaram que houve relatos de apagões em alguns locais e danos em estruturas frágeis que tinham telhados de zinco.

A avaliação dos danos é dificultada pela escuridão e interrupção da comunicação. O furacão Willa, contudo, perde força enquanto prossegue seu caminho por terras mexicanas.

O Willa atingiu terra a cerca de 80 quilômetros a sudeste de Mazatlan, cidade que tem grandes hotéis e cerca de meio milhão de pessoas.

As chuvas torrenciais começaram à tarde e as autoridades mexicanas informaram que foram obrigadas a deslocar mais de 4.250 pessoas em cidades costeiras, tendo montado 58 abrigos antes da chegada da tempestade.

O furacão também atingiu as Ilhas Marias, situadas a cerca de 100 quilômetros do continente, nas quais se encontram uma reserva natural e uma prisão federal.

O Willa pode ser um dos furacões mais fortes a atingir a costa pacífica do México, depois do furacão Patricia, em 2015, que foi o furacão mais forte já observado no planeta.

O ano de 2018 já viu 10 grandes furacões só na zona nordeste do Pacífico. Um número crescente de grandes furacões, juntamente com uma maior propensão de tempestades com “intensificação rápida”, são consequências esperadas de águas oceânicas mais quentes, resultantes das mudanças climáticas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …