A Teoria do Cabelo Macio: o último artigo publicado de Stephen Hawking

ntnu-trondheim / Flickr

O físico Stephen Hawking

Artigo sobre entropia dos buracos negros e a Teoria do Cabelo Macio foram completados dias antes da morte do físico, em março.

De acordo com o The Guardian, o último artigo do físico Stephen Hawking foi divulgado pelos físicos que o acompanharam nos projetos e nos seus esforços ao longo de uma carreira focada nos buracos negros e na relação deles com outros corpos.

Esse último trabalho de Hawking, que aborda o “paradoxo da informação“, foi concluído dias antes da sua morte. Agora, no dia 9 de outubro, seu artigo foi publicado na biblioteca online arXiv.org.

De acordo com o The Guardian, que ouviu Malcolm Perry, professor de física teórica em Cambridge e coautor do artigo, o paradoxo da informação foi “o centro da vida de Hawking” durante mais de 40 anos.

As origens desse quebra-cabeça remontam ao início do século XX, à época de Albert Einstein, mais concretamente em 1915.

Nesse ano, o físico alemão publicava a última parte da Teoria da Relatividade, em que descrevia a origem da gravidade como efeitos de flexão do espaço-tempo da matéria. Para além dessa descrição, Einstein fez também previsões sobre buracos negros, revelando que eles podem ser definidos por três características – massa, carga e rotação.

Cerca de 60 anos depois, Hawking surgia com novas revelações, argumentando que os buracos negros também têm temperatura e, como objetos quentes, perdem calor no espaço, levando à sua evaporação.

Hawking descobriu que os buracos negros têm temperatura. Para objetos comuns, entendemos a temperatura como resultado do movimento dos constituintes microscópicos do sistema. Por exemplo, a temperatura do ar é devida ao movimento das moléculas: quanto mais rápido elas se movem, mais quente ela fica”, explicou Juan Maldacena, físico teórico do Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

A nova conclusão de Hawking criou um entrave em relação às regras quânticas, que exigem que a informação nunca seja perdida. Portanto, uma nova questão surgia: quando engolido por um buraco negro, o que acontece às partículas de um determinado objeto?

“A dificuldade é que, se atirarmos algo em um buraco negro, parece que desaparece”, disse Perry. “Como as informações desse objeto podem ser recuperadas se o buraco negro desaparecesse?”, acrescentou.

Nesse último artigo de Hawking, ele mostra como algumas informações podem ser preservadas através do aumento da temperatura do buraco negro pela entropia – conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas de um sistema físico.

A entropia de um buraco negro pode ser registrada pelos fótons que circulam no horizonte de buracos negros, em pontos onde a luz não consegue escapar da intensa atração gravitacional. A teoria do cabelo macio nasce a partir desse pressuposto.

“O que esse trabalho faz é mostrar que o cabelo macio pode explicar a entropia“, disse Perry. “É um passo no caminho, mas definitivamente não é a resposta completa. Temos um número menor de quebra-cabeças do que tínhamos antes, mas definitivamente ainda restam alguns assuntos desconcertantes”, acrescentou.

Perry contou ainda que, dias antes de concluírem o artigo, ligou para Hawking para dar a ele uma atualização sobre as conclusões. A conversa foi uma das últimas da dupla.

“Foi muito difícil para Stephen se comunicar, mas expliquei onde tínhamos chegado. Assim que expliquei, ele simplesmente esboçou um enorme sorriso. Eu disseque estávamos indo em direção a algo. E ele sabia perfeitamente o resultado final”, contou.

Marika Taylor, professora de física teórica na Universidade de Southampton e antiga aluna de Hawking, afirmou que “o artigo propõe uma maneira de compreender a entropia de buracos negros astrofísicos baseados em simetrias do horizonte. Os próximos passos serão para mostrar que as suposições criadas são válidas”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …