O físico britânico Stephen Hawking, cujo trabalho na área da relatividade e dos buracos negros se destacou, morreu nesta quarta-feira (14), aos 76 anos de idade, na sua casa em Cambridge, anunciou a família.

“Estamos profundamente tristes com a morte, hoje, do nosso adorado pai. Foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado permanecerão por muitos anos”, escreveram os filhos do cientista, Lucy, Robert e Tim, em texto divulgado por agências de notícias.

No texto, os filhos de Stephen Hawking acrescentam que sua coragem e persistência, assim como sua inteligência e humor inspiraram pessoas por todo o mundo. “Ele disse um dia que ‘esse não seria um grande universo se não fosse a casa das pessoas que amamos’”, acrescentam os filhos.

Hawking é um dos cientistas com maior destaque desde o físico alemão Albert Einstein. Sua obra “Uma Breve História do Tempo” é um dos livros mais vendidos no mundo.

“Meu objetivo era escrever um livro que vendesse nas livrarias dos aeroportos”, confessou na época, dizendo que testara a obra nas enfermeiras que cuidavam dele. “Acho que entenderam praticamente tudo“, comentou orgulhoso pelo livro conter apenas uma equação matemática.

Apesar de sofrer de esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos, Hawking surpreendeu os médicos ao viver mais de 50 anos com a doença fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

Em 1985, uma grave pneumonia o deixou respirando por um tubo, o forçando, desde então, a se comunicar através de um sintetizador de voz eletrônico. Mas Hawking continuou a desenvolver suas pesquisas na área da ciência, a aparecer na televisão e se casou pela segunda vez.

Professor de matemática na Universidade de Cambridge, Hawking fez parte de uma das mais importantes pesquisas no ramo da física, sobre a “Teoria de Tudo“.

A teoria resolveria as contradições entre a Teoria Geral da Relatividade, de Einstein, que descreve as leis da gravidade que determinam o movimento de corpos como planetas, e a teoria da mecânica quântica, que lida com partículas subatômicas.

Para Hawking, a pesquisa era uma missão quase divina, pois dizia que encontrar a “Teoria do Tudo” permitiria à humanidade “conhecer a mente de Deus”. Anos mais tarde, contudo, Hawking admitiu que a teoria talvez não exista.

Em outro livro, “O Universo Numa Casca de Noz”, explica conceitos como a supergravitação, singularidade nua e a possibilidade de um universo com 11 dimensões.

A combinação entre sua obra e o fato de permanecer quase totalmente incapacitado – no fim, podia apenas contrair alguns músculos do rosto – fez com que se tornasse um dos cientistas mais conhecidos do mundo.

Portador de uma das maiores inteligências do universo, Stephen Hawking nunca foi capaz de explicar, no entanto, o mistério da sua longevidade.

Stephen Hawking, de 76 anos, morreu nesta quarta-feira, 55 anos depois de desafiar a ciência e todas as previsões que lhe davam apenas 2 anos de vida.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Morreu não!

    Foi DESENERGIZADO de EV=ENERGIAS VITAIS, que é um MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO, que contém diversas Energias Maravilhosas, Dentre Essas EM = ENERGIA MOTRIZ, EI.D. = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA, e E.D.D. = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO: que nos difere de subespécies.

    MARAVILHOSO COMBO DE EV = ENERGIAS VITAIS, chamada primitivamente de ESPÍRITO, que alimenta nosso corpo IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA: ainda em FORMATO ORGÂNICO-3D.

    O microcosmos STEPHEN HAWKING, foi um gigante pela sua luta: contra a doença que portava.

    Mas como cientista: era extremamente primitivo e limitado.

    Perdia feio para ROBERTO LANDELL DE MOURA, que atuou a décadas atrás, e para muitos físicos e astrofísicos da atualidade, que atuam na RÚSSIA, EUA, ISRAEL, BRASIL, e outras regiões: do nosso PLANETA-H.

    Eu por exemplo, que sou indiscutivelmente o maior MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO da atualidade, com CENTENAS DE DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, disponibilizadas gratuitamente para conhecimento publiico no meu blog http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/ : sempre disse que STEPHEN HAWKING, severia apenas para ser meu aluno primário: de MÚTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS.

    Acesse meu blog e confira, e através de comentários como muitos estão fazendo, principalmente na minha 2° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, diga se tenho razão: ou não.

    Só não seja como a maioria dos brasileiros: JAGUAR³, com complexo de sabiá e ararinha…

  2. Realmente, um grande gênio você! Se é há (com H, pois refere-se a tempo) décadas… dizer há (com “H” viu) décadas “atrás” é pleonasmo! O correto seria ter dito somente ‘ há décadas’ pois pressupõe-se passado.
    EM TEMPO: Sugiro-lhe que leia “O Homem Medíocre” de José Ingenieros e também (para aprimorar o português) Comunicação em Prosa Moderna de Othon M. Garcia.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …