Todos sabem que os GIFs são imagens animadas com apenas alguns segundos de duração, mas o artista finlandês Juha van Ingen resolveu superar todas as expectativas.
A sua criação, batizada de “As Long As Possible“, ou simplesmente “ASLAP”, é simplesmente um GIF que será executado pelos próximos mil anos – ou pelo menos é isso o que ele espera.
O ASLAP definitivamente não é o GIF mais interessante do mundo, já que as imagens mostram apenas números brancos em um fundo preto, mas todos têm que admitir que a obra de Ingen é, no mínimo, incomum.
Durante a animação, cada número permanece na tela por 10 minutos, e o último, 48.140.288, só será exibido em 3037, quando, obviamente, nenhum de nós estará mais aqui para ver.
De acordo com o artista, a obra de arte é bastante otimista, já que depende das gerações futuras para continuar em funcionamento e chegue ao seu final. Interessante que, apesar da ideia ser um tanto quanto bizarra, o Museu Kiasma de Arte Contemporânea, na Finlândia, recentemente adquiriu o GIF de mil anos para o seu acervo.
Mas e se houver algum problema com o hardware que está executando o GIF desde março deste ano? Acredite se quiser, Juha van Ingen pensou em tudo e tomou algumas precauções.
O mesmo arquivo, que está em exibição no museu, está rodando simultaneamente em diversos locais. Além disso, o artista finlandês também criou uma “cápsula do tempo“, na qual um arquivo de backup do GIF está escondido com todas as suas especificações e cópias impressas do código para que ele possa ser programado novamente.
Dizem que a arte contemporânea não tem sentido, mas pelo menos a ideia é que a ASLAP, aparentemente, possa sobreviver ao tempo. Será?
// CanalTech