Terrorista suicida de Manchester foi salvo da guerra na Líbia pela Marinha britânica

Salman Abedi, o terrorista que no ano passado matou 22 pessoas em Manchester, tinha sido salvo da guerra na Líbia por um navio da Marinha britânica, três anos antes de cometer o atentado.

O terrorista, que se explodiu na Manchester Arena, matando 22 pessoas, no que foi o maior ataque terrorista em solo britânico da última década, tinha sido salvo da guerra civil na Líbia por um navio pertencente à Marinha britânica, três anos antes do atentado em Manchester.

Tudo aconteceu em 2014, quando a guerra civil contra Muammar Kadhafi matava dezenas de pessoas todos os dias. Segundo o Daily Mail, Salman Abedi e o irmão, Hashem, estavam entre os mais de 100 britânicos resgatados, em agosto daquele ano, pelo navio “HMS Enterprise“.

Os irmãos estavam de férias na Líbia, onde residiam os pais, quando se viram apanhados pela guerra. O navio da Marinha britânica os levou até Malta e, depois, viajaram até o Reino Unido. Atualmente, Hashem está preso em Trípoli à espera de julgamento por cumplicidade no atentado.

“O fato de este homem ter cometido uma atrocidade dessas no território do Reino Unido depois de o termos resgatado da Líbia, faz com que seja um ato de traição ainda maior”, disse ao jornal uma fonte governamental não identificada.

Na altura, com 19 anos, Abedi já era conhecido das autoridades britânicas, mas, mesmo assim, foi lhe autorizado o embarque no navio.

O mesmo artigo adianta que os Serviços de Informação britânicos planejavam discutir a ameaça que representava, em uma reunião que marcada para apenas nove dias depois de Salman Abedi ter se explodido depois do concerto de Ariana Grande, na Manchester Arena.

De acordo com o jornal britânico, Ramadan, pai do terrorista, se juntou à revolta contra Kadhafi, em 2011, mas não se sabe, porém, se algum dos seus filhos se uniram a ele na luta ou se, pelo contrário, se juntaram à mãe, que residia na Tunísia. Fontes secretas contatadas pelo Daily Mail garantem que Abedi não teria sido ainda radicalizado quando o navio o salvou, permitindo o seu regresso seguro a casa.

Em comunicado enviado à agência France-Press, o ministério da Defesa explica que seu resgate aconteceu “com base na informação disponível no momento“.

Samlam Abedi estudou Gestão na Universidade de Salford, mas acabou por desistir dos estudos. Como informa o jornal, ele teria sofrido uma “lavagem cerebral” através da internet, onde assistia a dezenas de vídeos que explicavam como produzir bombas e outras páginas ligadas a grupos terroristas. “Ele não era uma ameaça e eram outros tempos”, dizem os responsáveis.

De acordo com um relatório de David Anderson, advogado, consultor independente na área do terrorismo e conselheiro das autoridades britânicas nesse assunto, Abedi foi investigado em janeiro de 2014 pela primeira vez, ou seja, sete meses antes de ter sido resgatado pelo navio da Marinha britânica.

Depois, em outubro de 2015, voltou aos radares das autoridades quando contatou com uma figura proeminente do extremismo islâmico, na Líbia, mas em ambas as ocasiões o caso foi fechado.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …