Reino Unido deixa de passar informação sobre atentado em Manchester aos EUA

The Prime Minister's Office / Flickr

A primeira-ministra britânica Theresa May

A primeira-ministra britânica Theresa May

A bomba com que um suicida matou 22 pessoas e feriu dezenas na segunda-feira (22) em Manchester, Reino Unido, era um explosivo potente e sofisticado, segundo provas da polícia britânica reveladas e analisadas pelo jornal norte-americano The New York Times.

O New York Times publica em exclusivo oito fotografias recolhidas à saída da Manchester Arena, onde o terrorista suicida atacou as pessoas que saíam do show da cantora norte-americana Ariana Grande.

Embora não seja ainda conhecido o tipo ou quantidade de explosivo utilizado, a análise das imagens revela que “foi feito com perícia e reflexão”.

A bomba era “potente, com uma carga ultrarrápida, mas com peças de metal colocadas nos locais certos” para provocar os maiores danos possíveis.

Transportada em um saco ou mochila e não em um colete, a bomba era suficientemente potente para ter atirado metade do corpo do terrorista para longe do local da explosão e ter atingido pessoas em um raio alargado, onde estavam a maior parte das 22 pessoas que foram mortas e as mais de 50 que ficaram feridas.

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, a bomba tinha vários sistemas diferentes de detonação e uma bateria mais potente do que as que são normalmente usadas.

catholicism / Flickr

Britânicos prestam homenagens às vítimas da explosão em Manchester

Britânicos prestam homenagens às vítimas da explosão em Manchester

Reino Unido deixa de passar informação aos EUA

A publicação do New York Times foi a gota de água para a polícia de Manchester que, a partir de agora, deixará de compartilhar informação sobre o atentado com os EUA. As informações publicadas pelo jornal tiveram como fonte a Administração norte-americana.

O The Guardian cita hoje uma “fonte do governo de Londres” dizendo que “as imagens procedentes do sistema norte-americano são claramente perturbadoras para as vítimas, para os familiares e para os cidadãos”.

“Já foram enviadas queixas aos nossos parceiros dos EUA“, indica a mesma fonte que considerou “inaceitável” o comportamento por parte de Washington.

De acordo com a imprensa britânica, a primeira-ministra Theresa May, que participa hoje de um encontro da Aliança Atlântica, em Bruxelas, pretende questionar Donald Trump sobre as fugas de informação.

Ontem, a ministra do Interior britânica, Amber Rudd, já tinha anunciado o envio de uma queixa ao Executivo norte-americano pela difusão de informações sobre o autor do atentado antes de as autoridades britânicas terem comunicado oficialmente os dados.

A polícia antiterrorista britânica também lamentou a “divulgação não autorizada” de informações.

“Nós valorizamos em grande medida as relações que mantemos com nossos parceiros dos serviços de informações e com as forças de segurança, a nível mundial, com quem compartilhamos informações sensíveis. Mas, quando a confiança é quebrada, as relações ficam comprometidas“, disse um porta-voz do organismo.

Polícia faz oitava detenção

A polícia de Manchester anunciou a prisão de novos suspeitos no âmbito da investigação ao atentado suicida que matou 22 pessoas esta segunda-feira. Dois homens foram detidos hoje de manhã na região de Manchester.

Cinco homens e uma mulher já tinham sido detidos no Reino Unido no âmbito desta investigação, além do pai e do segundo irmão do autor do ataque, na Líbia. Segundo as informações dadas pela polícia, a mulher foi detida durante buscas no bairro de Blacley, ao norte de Manchester, mas foi libertada sem acusação.

Esta quarta-feira (24) foi detido um homem em Wigan, na periferia de Manchester, e outras quatro outras pessoas foram detidas no Sul da cidade.

Há informações de que, entre as cinco pessoas, está o irmão mais novo do terrorista Salman Abedi.

Fontes policiais disseram à revista Focus que o autor do ataque esteve na Alemanha pelo menos duas vezes nos últimos dois anos. A polícia investiga uma eventual rede internacional no âmbito do inquérito sobre o atentado.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …