Reino Unido deixa de passar informação sobre atentado em Manchester aos EUA

The Prime Minister's Office / Flickr

A primeira-ministra britânica Theresa May

A primeira-ministra britânica Theresa May

A bomba com que um suicida matou 22 pessoas e feriu dezenas na segunda-feira (22) em Manchester, Reino Unido, era um explosivo potente e sofisticado, segundo provas da polícia britânica reveladas e analisadas pelo jornal norte-americano The New York Times.

O New York Times publica em exclusivo oito fotografias recolhidas à saída da Manchester Arena, onde o terrorista suicida atacou as pessoas que saíam do show da cantora norte-americana Ariana Grande.

Embora não seja ainda conhecido o tipo ou quantidade de explosivo utilizado, a análise das imagens revela que “foi feito com perícia e reflexão”.

A bomba era “potente, com uma carga ultrarrápida, mas com peças de metal colocadas nos locais certos” para provocar os maiores danos possíveis.

Transportada em um saco ou mochila e não em um colete, a bomba era suficientemente potente para ter atirado metade do corpo do terrorista para longe do local da explosão e ter atingido pessoas em um raio alargado, onde estavam a maior parte das 22 pessoas que foram mortas e as mais de 50 que ficaram feridas.

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal, a bomba tinha vários sistemas diferentes de detonação e uma bateria mais potente do que as que são normalmente usadas.

catholicism / Flickr

Britânicos prestam homenagens às vítimas da explosão em Manchester

Britânicos prestam homenagens às vítimas da explosão em Manchester

Reino Unido deixa de passar informação aos EUA

A publicação do New York Times foi a gota de água para a polícia de Manchester que, a partir de agora, deixará de compartilhar informação sobre o atentado com os EUA. As informações publicadas pelo jornal tiveram como fonte a Administração norte-americana.

O The Guardian cita hoje uma “fonte do governo de Londres” dizendo que “as imagens procedentes do sistema norte-americano são claramente perturbadoras para as vítimas, para os familiares e para os cidadãos”.

“Já foram enviadas queixas aos nossos parceiros dos EUA“, indica a mesma fonte que considerou “inaceitável” o comportamento por parte de Washington.

De acordo com a imprensa britânica, a primeira-ministra Theresa May, que participa hoje de um encontro da Aliança Atlântica, em Bruxelas, pretende questionar Donald Trump sobre as fugas de informação.

Ontem, a ministra do Interior britânica, Amber Rudd, já tinha anunciado o envio de uma queixa ao Executivo norte-americano pela difusão de informações sobre o autor do atentado antes de as autoridades britânicas terem comunicado oficialmente os dados.

A polícia antiterrorista britânica também lamentou a “divulgação não autorizada” de informações.

“Nós valorizamos em grande medida as relações que mantemos com nossos parceiros dos serviços de informações e com as forças de segurança, a nível mundial, com quem compartilhamos informações sensíveis. Mas, quando a confiança é quebrada, as relações ficam comprometidas“, disse um porta-voz do organismo.

Polícia faz oitava detenção

A polícia de Manchester anunciou a prisão de novos suspeitos no âmbito da investigação ao atentado suicida que matou 22 pessoas esta segunda-feira. Dois homens foram detidos hoje de manhã na região de Manchester.

Cinco homens e uma mulher já tinham sido detidos no Reino Unido no âmbito desta investigação, além do pai e do segundo irmão do autor do ataque, na Líbia. Segundo as informações dadas pela polícia, a mulher foi detida durante buscas no bairro de Blacley, ao norte de Manchester, mas foi libertada sem acusação.

Esta quarta-feira (24) foi detido um homem em Wigan, na periferia de Manchester, e outras quatro outras pessoas foram detidas no Sul da cidade.

Há informações de que, entre as cinco pessoas, está o irmão mais novo do terrorista Salman Abedi.

Fontes policiais disseram à revista Focus que o autor do ataque esteve na Alemanha pelo menos duas vezes nos últimos dois anos. A polícia investiga uma eventual rede internacional no âmbito do inquérito sobre o atentado.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …