A Tesla está desenvolvendo um seguro de carros que usará os dados coletados em seus veículos para oferecer produtos mais baratos e melhores do que os disponíveis atualmente no mercado.
“Estamos construindo a melhor e maior companhia de seguros”, disse Elon Musk, CEO da empresa, aos investidores durante a conferência de resultados trimestrais da companhia, que reportou o quarto período de lucros.
“O ponto que queremos chegar com o Tesla Insurance é poder usar os dados coletados em nossos carros, no perfil do motorista, para avaliar correlações e propabilidades de acidentes e conseguir estimar um valor mensal ao cliente”, disse.
O interesse de Musk em oferecer seguros mais baratos para seus carros não é novo. A primeira tentativa em lançar o produto aconteceu em abril de 2019, mas logo foi por água abaixo por diversos motivos, dentre eles falhas tecnológicas e erros de cálculos.
Na ocasião, o site para a contratação do seguro caiu horas depois do lançamento para atualizações do algoritmo e, além disso, alguns clientes reclamaram que os valores cobrados pelo plano da Tesla eram maiores do que das seguradoras tradicionais – apesar da companhia ter dito que seriam até 20% mais baratos.
Na conferência desta semana, no entanto, Musk lembrou o ocorrido e disse que a versão inicial do seguro foi a 0.9 e que o novo produto seria diferente. Vale lembrar, porém, que usar dados dos carros conectados para oferecer melhores taxas não é uma novidade dentro do segmento de seguros. Mas, a Tesla acredita que, com o seu sistema, teria informações mais valiosas sobre compartamento e hábitos dos motoristas.
De acordo com Musk, a ideia é oferecer planos de seguros automotivos em alguns locais dos Estados Unidos até o final do ano.
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