Casa Branca afirma que nem sequer Hitler usou armas químicas como fez Assad

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, gerou polêmica nesta terça-feira ao comparar o presidente da Síria com Adolf Hitler, argumentando que “nem sequer” o líder nazista “se rebaixou a utilizar armas químicas” como supostamente fez o governo de Bashar al Assad.

“Acredito que, quando se trata de gás sarin, Hitler não estava utilizando o gás entre sua própria gente, da forma que faz Assad”, afirmou Sean Spicer em uma coletiva de imprensa.

Spicer tentou explicar sem muito sucesso sua comparação entre o presidente sírio e o líder nazista, que, se não utilizou armas químicas no campo de batalha, empregou câmaras de gás para exterminar milhões de judeus e outras minorias.

A diferença, segundo o porta-voz, é “o modo com que Assad usa as armas químicas, ao ir a povoados e lançá-las no meio de inocentes”. Perante a polêmica suscitada pelas declarações, Spicer se viu obrigado a divulgar um esclarecimento posterior.

“De nenhuma maneira estava tentando rebaixar a natureza horrenda do Holocausto. Estava tentando explicar a diferença de tática no uso de aviões para lançar armas químicas em centros de população”, argumentou.

Na terça-feira passada, o regime sírio supostamente lançou um ataque com gás sarin em um povoado controlado pelos rebeldes na província síria de Idlib no qual morreram mais de 80 pessoas.

Exposto na I Guerra Mundial a gás mostarda, Hitler nunca utilizou armas químicas no campo de batalha da II Guerra Mundial, apesar de possuir um grande arsenal de agentes nervosos.

No entanto, utilizou elementos químicos para matar milhões de judeus em câmaras de gás em campos de concentração em um projeto conhecido como Solução Final para o extermínio dos judeus.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de esqueletos de 200 gerações revela como humanos evoluíram para lutar contra germes

Estudiosos analisaram cerca de 70 mil esqueletos de 200 gerações a fim de entender como a humidade passou por pandemias anteriores. Os estudos foram feitos acerca de doenças infecciosas como tuberculose, treponematose e hanseníase. Os pesquisadores …

Médica adverte sobre síndrome inflamatória multissistema em pacientes que superaram covid

A médica-chefe de um hospital de Moscou, Mariana Lysenko, declarou em uma entrevista ao canal RT que alguns dos pacientes que superaram a COVID-19 podem desenvolver uma síndrome inflamatória multissistema. De acordo com a médica, a …

Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva. As forças de …

LEGO lança quiz online para educar a criançada sobre cyberbullying

O sentido educacional que os brinquedos da LEGO oferecem ganha nova e ainda maior dimensão com o lançamento do Safer Internet Day (ou Dia da Internet mais Segura, em tradução livre), um quiz virtual desenvolvido …

Covid-19: Peru prorroga suspensão de voos do Brasil até 14 de março

O governo do Peru anunciou neste domingo (29) a prorrogação até 14 de março da suspensão de voos procedentes do Brasil. A medida preventiva visa evitar a entrada de passageiros que podem estar infectados …

Ex-funcionários do McDonald's revelam "estratégia de espionagem" da rede de fast-food

A revista Vice analisou testemunhos de supostos trabalhadores anônimos do McDonald's que tinham conhecimento direto da vigilância, e vazou documentos que explicam as táticas de espionagem. Uma equipe de analistas de inteligência da cadeia de fast-food …

Bolsonaro usa pesquisa alemã distorcida para criticar uso de máscaras

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live de quinta-feira (26/02) para mais uma vez desestimular o uso de máscaras contra a covid-19. No mesmo dia em que o Brasil registrou a segunda pior marca de mortes …

Cientistas congelam sêmen de corais para tentar salvar espécie da extinção no Brasil

Estima-se que até 50% dos recifes de corais já desapareceram dos oceanos. A previsão para o futuro também não é animadora: uma projeção da Unesco apontou que, caso as mudanças climáticas não sejam revertidas, eles …

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …