Titã, principal lua de Saturno, é elétrica

NASA

Titã é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar

Titã é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar

Um grupo de cientistas norte-americanos afirma que Titã, o maior satélite de Saturno, pode ser classificado como uma “lua elétrica”. Segundo os especialistas, os ventos dominantes sopram de leste para oeste através da sua superfície, mas as dunas formam-se na direção oposta.

No artigo publicado na Nature Geoscience, os cientistas afirmam que as dunas do maior satélite natural de Saturno são formadas não pelo vento, mas por outras forças.

De acordo com o estudo, as partículas das substâncias de hidrocarbonetos na alta atmosfera de Titã estão constantemente em fricção, provocando um efeito triboelétrico (desenvolvimento de cargas elétricas devido ao atrito), que é responsável pela formação da estrutura das dunas.

“Essas forças eletrostáticas aumentam os limiares de fricção. Isso torna os grãos tão pegajosos e coesos que só podem ser movimentados por ventos fortes. Os ventos predominantes não são suficientemente fortes para dar forma às dunas”, destacou o principal autor do estudo, Josh Méndez Harper.

Os especialistas comprovaram esta informação após terem recriado, em laboratório, os processos nas dunas de Titã. Para testar o fluxo de partículas em condições semelhantes a Titã, a equipe inseriu grãos de naftalina e bifenilo – dois compostos que deverão existir na superfície do satélite – num pequeno cilindro.

Depois, o tubo foi agitado durante 20 minutos num ambiente de azoto puro e seco (a atmosfera de Titã é composta por 98% de azoto) e, no final, os cientistas mediram as propriedades elétricas de cada grão.

Cerca de 2 a 5% dos grãos não saíram do copo. Agarraram-se ao interior e ficaram presos. Mas quando fizemos a mesma experiência com areia e cinzas vulcânicas usando condições parecidas com a Terra, todos os grãos caíram”, adiantou Méndez Harper.

Isto acontece porque a areia da Terra não recebe carga elétrica quando é agitada, por isso é necessário juntar água para construir um castelo de areia. Mas, em Titã, a situação é bem diferente.

“Se construíssemos um castelo de areia em Titã, talvez ficasse intacto durante várias semanas devido às suas propriedades eletrostáticas”, disse Josef Dufek, professor da Georgia Tech, e coautor do estudo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …