Titã, principal lua de Saturno, é elétrica

NASA

Titã é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar

Titã é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar

Um grupo de cientistas norte-americanos afirma que Titã, o maior satélite de Saturno, pode ser classificado como uma “lua elétrica”. Segundo os especialistas, os ventos dominantes sopram de leste para oeste através da sua superfície, mas as dunas formam-se na direção oposta.

No artigo publicado na Nature Geoscience, os cientistas afirmam que as dunas do maior satélite natural de Saturno são formadas não pelo vento, mas por outras forças.

De acordo com o estudo, as partículas das substâncias de hidrocarbonetos na alta atmosfera de Titã estão constantemente em fricção, provocando um efeito triboelétrico (desenvolvimento de cargas elétricas devido ao atrito), que é responsável pela formação da estrutura das dunas.

“Essas forças eletrostáticas aumentam os limiares de fricção. Isso torna os grãos tão pegajosos e coesos que só podem ser movimentados por ventos fortes. Os ventos predominantes não são suficientemente fortes para dar forma às dunas”, destacou o principal autor do estudo, Josh Méndez Harper.

Os especialistas comprovaram esta informação após terem recriado, em laboratório, os processos nas dunas de Titã. Para testar o fluxo de partículas em condições semelhantes a Titã, a equipe inseriu grãos de naftalina e bifenilo – dois compostos que deverão existir na superfície do satélite – num pequeno cilindro.

Depois, o tubo foi agitado durante 20 minutos num ambiente de azoto puro e seco (a atmosfera de Titã é composta por 98% de azoto) e, no final, os cientistas mediram as propriedades elétricas de cada grão.

Cerca de 2 a 5% dos grãos não saíram do copo. Agarraram-se ao interior e ficaram presos. Mas quando fizemos a mesma experiência com areia e cinzas vulcânicas usando condições parecidas com a Terra, todos os grãos caíram”, adiantou Méndez Harper.

Isto acontece porque a areia da Terra não recebe carga elétrica quando é agitada, por isso é necessário juntar água para construir um castelo de areia. Mas, em Titã, a situação é bem diferente.

“Se construíssemos um castelo de areia em Titã, talvez ficasse intacto durante várias semanas devido às suas propriedades eletrostáticas”, disse Josef Dufek, professor da Georgia Tech, e coautor do estudo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …