Cientistas resolvem mistério das “ilhas mágicas” de Titã

NASA / JPL-Caltech / ASI / Cornell

À esquerda, as imagens mostram as imagens das "ilhas mágicas" de Titã que desaparecem e emergem ao longo do tempo

À esquerda, as imagens mostram as imagens das “ilhas mágicas” de Titã que desaparecem e emergem ao longo do tempo

Pesquisadores franceses conseguiram apurar porque é que “ilhas” inteiras desapareciam da superfície de Titã, a maior lua de Saturno e a segunda maior lua do Sistema Solar.

O mistério começou em 2013, quando a nave espacial da NASA Cassini registrou imagens do segundo maior mar de Titã, o Ligeia Mare, revelando o que pareciam “ilhas” inteiras aparecendo do nada e depois, passado algum tempo, desaparecendo de novo, sem explicação.

Os mares de Titã, compostos por hidrocarbonetos líquidos, são considerados muito calmos, sem praticamente movimento algum, e por isso, não poderiam ter nada a ver com o súbito desaparecimento destas chamadas “ilhas mágicas”.

Pesquisadores da Universidade de Reims, na França, conseguiram apurar que estamos, afinal, perante grandes bolhas de nitrogênio, etano e metano que crepitam das profundezas dos mares, devido às temperaturas e à pressão.

Segundo o Cnet.com, as misteriosas “ilhas mágicas” de Titã seriam, assim, simplesmente líquido que borbulha, efervesce e depois se desvanece.

“Observações recentes do instrumento de Rádio Detecção e Variação (RADAR) da Cassini sobre o grande mar de Titã, chamado Ligeia Mare, mostraram características brilhantes efêmeras e inexplicáveis, possivelmente devidas a bolhas ascendentes“, explicam os pesquisadores no artigo publicado na Nature Astronomy.

“Reportamos que o nosso modelo numérico, quando combinado com dados experimentais encontrados na literatura, mostra que o leito de Ligeia Mare é um local favorável para a ex-solução de azoto“, acrescentam, destacando que o processo pode “produzir bolhas do tamanho de centímetros e detectáveis por RADAR”.

No estudo, os cientistas concluíram ainda que Titã “é o único corpo extraterrestre conhecido que suporta líquido estável na sua superfície, na forma de mares e lagos que pontilham as regiões polares”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …