Cientistas resolvem mistério das “ilhas mágicas” de Titã

NASA / JPL-Caltech / ASI / Cornell

À esquerda, as imagens mostram as imagens das "ilhas mágicas" de Titã que desaparecem e emergem ao longo do tempo

À esquerda, as imagens mostram as imagens das “ilhas mágicas” de Titã que desaparecem e emergem ao longo do tempo

Pesquisadores franceses conseguiram apurar porque é que “ilhas” inteiras desapareciam da superfície de Titã, a maior lua de Saturno e a segunda maior lua do Sistema Solar.

O mistério começou em 2013, quando a nave espacial da NASA Cassini registrou imagens do segundo maior mar de Titã, o Ligeia Mare, revelando o que pareciam “ilhas” inteiras aparecendo do nada e depois, passado algum tempo, desaparecendo de novo, sem explicação.

Os mares de Titã, compostos por hidrocarbonetos líquidos, são considerados muito calmos, sem praticamente movimento algum, e por isso, não poderiam ter nada a ver com o súbito desaparecimento destas chamadas “ilhas mágicas”.

Pesquisadores da Universidade de Reims, na França, conseguiram apurar que estamos, afinal, perante grandes bolhas de nitrogênio, etano e metano que crepitam das profundezas dos mares, devido às temperaturas e à pressão.

Segundo o Cnet.com, as misteriosas “ilhas mágicas” de Titã seriam, assim, simplesmente líquido que borbulha, efervesce e depois se desvanece.

“Observações recentes do instrumento de Rádio Detecção e Variação (RADAR) da Cassini sobre o grande mar de Titã, chamado Ligeia Mare, mostraram características brilhantes efêmeras e inexplicáveis, possivelmente devidas a bolhas ascendentes“, explicam os pesquisadores no artigo publicado na Nature Astronomy.

“Reportamos que o nosso modelo numérico, quando combinado com dados experimentais encontrados na literatura, mostra que o leito de Ligeia Mare é um local favorável para a ex-solução de azoto“, acrescentam, destacando que o processo pode “produzir bolhas do tamanho de centímetros e detectáveis por RADAR”.

No estudo, os cientistas concluíram ainda que Titã “é o único corpo extraterrestre conhecido que suporta líquido estável na sua superfície, na forma de mares e lagos que pontilham as regiões polares”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …