Todos os cometas no sistema solar podem ter nascido do mesmo lugar

NASA

O astrônomo Christian Eistrup, da Universidade de Leiden (Holanda), realizou uma análise química em 14 amostras de cometas, concluindo que elas possuem um padrão claro. Isso significa que todos os cometas do nosso sistema solar podem ter se originado da mesma localidade.

Para seu estudo, Eistrup se aproveitou de um modelo químico utilizado por seus colegas de Leiden para examinar a composição de discos protoplanetários, ou seja, discos de poeira em torno de estrelas jovens que podem formar planetas.

“Eu pensei que seria interessante comparar nossos modelos químicos com dados publicados sobre cometas. Fizemos algumas estatísticas para determinar se havia uma época ou local especial em nosso jovem sistema solar onde nossos modelos químicos atenderiam aos dados dos cometas”, explicou o astrônomo.

De fato, os resultados surpreenderam a equipe: não só os cometas compartilhavam semelhanças, como todos os 14 estudados mostraram a mesma tendência. “Houve um único modelo que melhor se adaptou a cada cometa, indicando assim que eles compartilham uma origem”, concluiu Eistrup.

Onde nascem os cometas?

Os cometas são objetos de compostos de gelo, poeira e pequenas partículas parecidas com rochas que viajam pelo nosso sistema solar. Mas de onde eles vêm? De acordo com o estudo, provavelmente se originaram em um algum lugar próximo ao nosso sol, quando este ainda era jovem e envolto em um disco protoplanetário.

O modelo sugere precisamente uma zona perto da estrela na qual o monóxido de carbono se torna gelo, relativamente longe do núcleo do sol. Nessa localização, a temperatura média é de menos 250 graus Celsius, tão frio que quase todas as moléculas são gelo.

“Pelos nossos modelos, sabemos que há algumas reações ocorrendo nessa fase de gelo – embora muito lentamente, em um período de 100.000 a 1 milhão de anos. Mas isso poderia explicar por que existem cometas diferentes com diferentes composições”, disse Eistrup.

Apesar de terem possivelmente a mesma origem, cometas podem acabar em rotas diferentes pelo sistema solar graças a interferências em seu caminho. “As órbitas de alguns desses cometas podem ser perturbadas – por exemplo, por Júpiter”, revela o pesquisador.

No futuro

É claro que a pesquisa vem com algumas ressalvas – embora a hipótese da origem única seja interessante, o estudo de apenas 14 cometas não pode garantir que isso seja verdade para todos. Próximos passos incluem estudar mais desses objetos e também o período no qual eles possivelmente nasceram, quando nossa estrela ainda era nova.

E tal pesquisa tem um potencial muito interessante: entender o nascimento de cometas pode nos ajudar a entender o próprio nascimento da vida na Terra.

Ainda não sabemos como a vida na Terra começou. Mas a química dos cometas pode levar à produção de moléculas orgânicas, incluindo alguns elementos fundamentais para a vida. E se o cometa certo atingir o planeta certo, com o ambiente certo, a vida poderia começar a crescer”, sugere Eistrup.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberto "Stonehenge de madeira" de 4.500 anos em Portugal

A estrutura de madeira achada é a "única na pré-história da Península Ibérica", explicou o arqueólogo que lidera as escavações. Durante uma escavação no sítio arqueológico de Perdigões, arqueólogos descobriram uma estrutura para fins cerimoniais de …

Coronavírus reaparece na "protegida" Nova Zelândia e gera alerta

A detecção de quatro casos de transmissão local do novo coronavírus, depois de mais de 100 dias sem o vírus, levou as autoridades da Nova Zelândia a restaurar a quarentena em Auckland, cidade mais populosa …

Viagem aos anos 90: Airbnb abrirá reservas para pernoites na última Blockbuster

Quem viveu o boom das locadoras nos anos 90 sabe que ir até uma Blockbuster ou redes semelhantes de VHS e DVDs era um verdadeiro programa de final de semana: a experiência de assistir a …

Joe Biden escolhe Kamala Harris como candidata a vice

Senadora eleita pela Califórnia pode se tornar a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos, caso chapa democrata derrote Donald Trump em eleição de novembro. O candidato à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira …

Bilionários do Vale do Silício apostam em bunkers para vencer fim do mundo

Esqueça a vida no espaço: bilionários do Vale do Silício estão se preparando para o apocalipse comprando bunkers. A parte mais abastada da população mundial tem se mostrado interessada em adquirir “buracos na terra” equipados para …

Presidente russo Vladimir Putin anuncia registro de 1ª vacina contra COVID-19

Nesta terça-feira (11), o presidente Vladimir Putin anunciou o registro da primeira vacina russa contra a COVID-19. "Tanto quanto sei, nesta manhã foi registrada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19", disse o …

O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados …

Líder da oposição de Belarus deixa o país

Ministro da Lituânia afirma que Svetlana Tikhanovskaya "está em segurança” no país vizinho. Regime de Alexander Lukansheko, no poder desde 1994, vem reprimindo protestos que acusam governo de fraudar eleições. O ministro das Relações Exteriores da …

Jovem negro é morto no dia do aniversário por PM que achou que ele fosse atirar

Nesse domingo (9), Rogério Ferreira da Silva Júnior comemorava o seu aniversário de 19 anos dando um rolê de moto. Enquanto passava pela Avenida dos Pedrosos, na Zona Sul de São Paulo, foi perseguido por …

Bill Gates opina sobre compra do TikTok pela Microsoft: “cálice envenenado”

Embora esteja afastado desde março do conselho de diretores da Microsoft, Bill Gates, cofundador e atual consultor de tecnologia da companhia, não deixa de estar atento às recentes notícias de que a gigante de Redmond …