Estrelas podem atirar cometas em direção à Terra

NASA

Um novo estudo da Universidade Adam Mickiewicz (Polônia) descobriu que duas estrelas podem ter “capturado” e lançado cometas em direção à Terra.

Na extremidade do sistema solar, fica uma região conhecida como Nuvem de Oort. A teoria dos astrônomos é de que os objetos que compõe a nuvem tenham se formado nos primeiros estágios do desenvolvimento do sistema solar.

A região abriga diversos cometas que possuem órbitas longas em volta do sol, como o Hale-Bopp, que leva 2.500 anos para fazer o trajeto completo.

Desde a década de 1950, quando Jan Oort propôs a existência da nuvem, os pesquisadores suspeitam que estrelas possam passar por essa área e “capturar” alguns desses cometas, lançando-os em seguida pelo céu, às vezes em direção à Terra, de onde podemos vê-los.

O estudo

Para descobrir se isso podia mesmo acontecer, os astrônomos poloneses calcularam a trajetória de 650 estrelas e as compararam com a órbita de 270 cometas de longa distância. Em seguida, criaram modelos de pares estrela-cometa para tentar entender como seria sua história juntos. O próximo passo foi retirar a estrela da equação para ver como isso alteraria o caminho do cometa.

Se a órbita fosse de fato significativamente alterada, os astrônomos saberiam que as estrelas haviam “tocado” os cometas. Os astrônomos descobriram dois desses casos.

Apesar disso, eles concluíram que o mecanismo proposto por Oort não é suficiente para gerar todos os cometas que observamos – assim, é provável que a força gravitacional coletiva de estrelas mais distantes também possa impulsionar cometas em órbitas de longo período.

“Eu acho que, em geral, é difícil associar um cometa em particular a uma estrela em particular. Também devemos considerar a contribuição potencial do fundo galáctico, que é essencialmente a influência de todas as outras estrelas muito mais distantes, mas também muito mais numerosas da galáxia”, disse o astrônomo Coryn Bailer-Jones, do Instituto de Astronomia Max Planck (Alemanha), que não participou do estudo.

Os astrônomos têm esperanças de que novos dados de pesquisa estelar possam esclarecer mais sobre as interações entre estrelas e cometas.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Golpe militar em Mianmar completa seis meses e já resultou em quase mil mortes de civis

Aterrorizados pela repressão da junta militar e pela propagação do coronavírus, poucos birmaneses se atreviam a ir às ruas para protestar neste domingo (1º), quando completam-se seis meses do golpe de Estado que mergulhou …

Governo italiano vende casas a 2 euros na região da Sicília

Mais uma vez o governo italiano está vendendo casas em áreas rurais da Itália, após o sucesso da campanha para repovoamento de áreas abandonadas. Além de promover a ocupação por meio de incentivos para jovens e …

Bolsonaro admite não ter provas de fraudes eleitorais

Em live para a qual convocou veículos de imprensa, Bolsonaro exibiu uma série de teorias falsas, cálculos equivocados e vídeos antigos, já verificados e desmentidos, mas que ainda circulam na internet, como supostas evidências de …

A incrível civilização antiga que mumificava os mortos 2 mil anos antes dos egípcios

"As mais antigas evidências arqueológicas conhecidas de mumificação artificial de corpos", segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estão presentes na América do Sul, na costa árida …

Delta pode causar covid-19 mais grave, alerta agência americana

Documento interno do órgão de prevenção de doenças dos EUA indica que a variante delta do coronavírus é tão contagiosa quanto a catapora e pode ser transmitida mesmo por indivíduos vacinados. "A guerra mudou", diz …

Vendas de vacinas anticovid impulsionam lucros de laboratórios

A empresa farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta quinta-feira (28) que as vendas de sua vacina contra a Covid-19 alcançaram US $ 1,17 bilhão no primeiro semestre do ano. Este número corresponde à entrega de aproximadamente …

Cientistas transformaram água pura em metal pela primeira vez

Cientistas transformaram, pela primeira vez, água pura em metal. A pesquisa poderia permitir um estudo detalhado das condições de extrema alta pressão dentro de grandes planetas. A água pura é um isolante quase perfeito. Sim, a …

Imagens do satélite Amazonia-1 já estão disponíveis — e qualquer um pode acessar

O Ministério da Ciência e Tecnologia comunicou, nesta semana, que as imagens do Amazonia-1 já podem ser acessadas pelo público. O satélite Amazonia-1 foi lançado em fevereiro de 2021 e, desde então, já avançou por etapas importantes, …

Alemanha acusa médico sírio de crimes contra a humanidade

Promotores federais da Alemanha acusaram nesta quarta-feira (28/07) um médico sírio de assassinato e crimes contra a humanidade. O suspeito enfrenta 18 acusações de tortura contra pacientes de hospitais militares nas cidades sírias de Homs e …

Suposto 'padrão' citado por Bolsonaro não indica fraude eleitoral; presidente admite não ter provas

O presidente Jair Bolsonaro usou sua live semanal desta quinta-feira (29/07) para fazer uma apresentação questionando a lisura das últimas eleições e apontando o que considera ser "fortíssimos indícios" de fraudes nas urnas eletrônicas. No entanto, …