Estrelas podem atirar cometas em direção à Terra

NASA

Um novo estudo da Universidade Adam Mickiewicz (Polônia) descobriu que duas estrelas podem ter “capturado” e lançado cometas em direção à Terra.

Na extremidade do sistema solar, fica uma região conhecida como Nuvem de Oort. A teoria dos astrônomos é de que os objetos que compõe a nuvem tenham se formado nos primeiros estágios do desenvolvimento do sistema solar.

A região abriga diversos cometas que possuem órbitas longas em volta do sol, como o Hale-Bopp, que leva 2.500 anos para fazer o trajeto completo.

Desde a década de 1950, quando Jan Oort propôs a existência da nuvem, os pesquisadores suspeitam que estrelas possam passar por essa área e “capturar” alguns desses cometas, lançando-os em seguida pelo céu, às vezes em direção à Terra, de onde podemos vê-los.

O estudo

Para descobrir se isso podia mesmo acontecer, os astrônomos poloneses calcularam a trajetória de 650 estrelas e as compararam com a órbita de 270 cometas de longa distância. Em seguida, criaram modelos de pares estrela-cometa para tentar entender como seria sua história juntos. O próximo passo foi retirar a estrela da equação para ver como isso alteraria o caminho do cometa.

Se a órbita fosse de fato significativamente alterada, os astrônomos saberiam que as estrelas haviam “tocado” os cometas. Os astrônomos descobriram dois desses casos.

Apesar disso, eles concluíram que o mecanismo proposto por Oort não é suficiente para gerar todos os cometas que observamos – assim, é provável que a força gravitacional coletiva de estrelas mais distantes também possa impulsionar cometas em órbitas de longo período.

“Eu acho que, em geral, é difícil associar um cometa em particular a uma estrela em particular. Também devemos considerar a contribuição potencial do fundo galáctico, que é essencialmente a influência de todas as outras estrelas muito mais distantes, mas também muito mais numerosas da galáxia”, disse o astrônomo Coryn Bailer-Jones, do Instituto de Astronomia Max Planck (Alemanha), que não participou do estudo.

Os astrônomos têm esperanças de que novos dados de pesquisa estelar possam esclarecer mais sobre as interações entre estrelas e cometas.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …