A Torre de Pisa foi endireitada em quatro centímetros, o que lhe concedeu uma maior estabilidade, permitindo assim salvar o monumento histórico.
“A Torre de Pisa está estável”, garantiram os técnicos de engenharia, que afirmaram: o monumento histórico italiano está a salvo. Dezessete anos de trabalhos de engenharia retiraram quatro centímetros da inclinação da Torre de Pisa.
O anúncio foi feito esta semana em comunicado pelo grupo de trabalho, criado há 17 anos para monitorar e acompanhar o processo de recuperação do monumento.
Nunziante Squeglia, professor da Universidade de Pisa que integra o grupo, afirmou que o monumento, que conta com imponentes 58 metros de altura, foi endireitado em poucos centímetros. No entanto, foi o suficiente para lhe dar estabilidade.
O monumento está em bom estado. “As oscilações variam agora, em média, meio milímetro por ano, mas o que vale é a estabilidade do campanário, que se mostra melhor do que as previsões iniciais”, informou o especialista.
As atividades do grupo de vigilância são apoiadas economicamente pela entidade Opera della Primaziale Pisana, responsável pelos principais monumentos da cidade italiana.
A construção da Torre de Pisa começou em 1173 e o monumento começou a se inclinar quase de imediato, dado que o terreno onde foi construída era muito macio para aguentar o peso do edifício.
Em 1990, a torre foi fechada ao público por risco de insegurança. Na época, a inclinação alcançava os 4,5 metros na vertical.
Ciberia // ZAP