Crise política interna obriga Trudeau a recorrer à unidade do Canadá

justintrudeau / Flickr

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, recorreu neste domingo à unidade do país e à Constituição canadense para garantir a construção de um oleoduto que está provocando uma grave crise política pelo enfrentamento de duas províncias canadenses.

A oposição da Colúmbia Britânica, no litoral do Pacífico, a aprovar a construção de um oleoduto que garanta a exportação para a Ásia do petróleo extraído das ricas jazidas da província de Alberta, se transformou na crise política interna mais grave desde que Trudeau chegou ao poder em 2015.

A Colúmbia Britânica se opõe à ampliação do oleoduto conhecido como Trans Mountain, construindo um segundo oleoduto em paralelo ao existente que triplicará sua capacidade, por temor do vazamento de milhares de barris de petróleo pesado que contaminariam seu litoral por gerações.

Por sua parte, Alberta e Ottawa consideram que o Trans Mountain é “de interesse estratégico vital” para a economia porque assegurará a exportação de petróleo aos lucrativos mercados da Ásia já que, até agora, a maioria do petróleo da região é exportado a preços com descontos aos Estados Unidos.

O enfrentamento foi escalando nas últimas semanas e explodiu justamente quando Trudeau se preparava para entrar no avião que o levou ao Peru no último dia 11 de abril para participar da Cúpula das Américas.

Nesse dia, a empresa Kinder Morgan anunciou de forma efetiva a suspensão do projeto de ampliação do Trans Mountain pela incerteza causada pelo governo da Colúmbia Britânica.

Em resposta, Alberta informou que estava considerando limitar o fornecimento de petróleo à Colúmbia Britânica, o que dispararia o preço da gasolina, transformando a guerra de palavras em um conflito econômico interno.

Não é a primeira vez que Alberta ameaça com uma guerra comercial. Semanas atrás, a província já tinha imposto a proibição de importar vinho da Colúmbia Britânica, um dos setores mais importantes da região. A escalada do conflito fez com que Trudeau alterasse sua viagem ao Peru e o início de uma excursão pela Europa.

Trudeau deveria ter viajado diretamente de Lima à Europa, para visitar a França até 17 de abril, e o Reino Unido, onde permanecerá até o dia 20 deste mês.

No entanto, o primeiro-ministro canadense se viu obrigado a alterar seus planos de viagem para realizar hoje em Ottawa uma reunião de urgência com os chefes de governo da Colúmbia Britânica, John Horgan, e a sua colega de Alberta, Rachel Notley.

Depois de se reunir com os chefes de governo dessas províncias, Trudeau deixou claro que imporá a construção do oleoduto sobre a rejeição da primeira. “Somos uma federação vasta, variada, cooperativa, construída sobre séculos de compromisso. Mas, sobretudo, somos um só país, governado pela nossa Constituição e o império da lei”, declarou.

O primeiro-ministro acrescentou ainda que solicitou ao seu ministro de Finanças que “inicie discussões formais com a Kinder Morgan“, empresa proprietária do oleoduto, “para eliminar a incerteza” que existe neste momento sobre sua construção.

Além disso, Trudeau informou às duas províncias que “estamos trabalhando em opções legislativas que reforçarão a jurisdição do governo do Canadá neste problema que claramente temos”.

No entanto, apesar da reunião entre Trudeau, Horgan e Notley, e a advertência de que Ottawa imporá a construção do oleoduto, a Colúmbia Britânica anunciou hoje que manterá sua oposição ao Trans Mountain, um projeto muito impopular na província.

A Colúmbia Britânica também confirmou que recorrerá aos tribunais para impedir a construção, abrindo a possibilidade de que o conflito político se transforme em uma grave crise constitucional para o país.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …