Trump “traidor” recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Heikki Saukkomaa / Lehtikuva Handout

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, nesta terça-feira (17), que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de fato, ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016.

O presidente dos Estados Unidos disse nesta terça que não se explicou da melhor forma na coletiva com Vladimir Putin, depois da cimeira desta segunda-feira. Face à contestação perante a sua atitude na cúpula, Trump deu um salto à retaguarda e disse: “Aceito que houve interferência russa“.

“Em frase fundamental nas minhas declarações, disse o que devia em vez do que não devia. A frase devia ser ‘não vejo motivos para que NÃO tenha sido a Rússia’. Uma espécie de dupla negativa. Acho que isso clarifica as coisas”, disse em declarações aos jornalistas, e no Twitter, antes de se reunir com membros do Congresso, para dar explicações sobre o conteúdo da reunião com o presidente russo, informa o Público.

Segundo o New York Times, a atitude de Donald Trump trouxe uma nova palavra para os críticos do presidente (e até mesmo alguns dos seus aliados): “traição”. Suas declarações provocaram uma enchente de críticas, por parte de seus próprios apoiantes republicanos.

Na coletiva de imprensa a partir da Sala Oval, Trump garantiu também confiar e apoiar os serviços secretos assim como as agências norte-americanas, adiantando que “aceita” as conclusões tornadas públicas sobre a suposta ingerência russa nas eleições presidenciais que ditaram a vitória de Donald Trump, em 2016.

Ainda assim, Trump disse que qualquer ação por parte da Rússia não teve qualquer impacto nos resultados finais da votação norte-americana.

“O poodle de Putin”

Dúvidas não restam a mídia internacional: Vladimir Putin saiu vencedor do encontro com Donald Trump. O jornal finlandês Kauppalehti deixa esse resultado bem claro na capa – “Trump 0 — Putin 1” – enquanto que o britânico Daily Mail se arrisca mesmo a chamar Trump de “o poodle de Putin”.

O Observador destaca que a tentativa de Trump de afastar as acusações de uma suposta interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016 não passou ao lado da mídia.

O The Guardian, por exemplo, escreve que Donald Trump é “nada menos do que um traidor” e o Daily Express escreve que “a Guerra Fria acabou, diz Putin ao seu novo melhor amigo”.

A opinião geral parece apenas não atrair o Rossiyskaya Gazeta, publicado pelo governo. O diário russo garante que as relações entre os dois países melhoraram e que os amigos não devem lutar entre si.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9). Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os …

"Operação Maleta Verde", o escândalo que atinge governo e oposição na Venezuela

Com semblante mais sério que de costume, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos, pelo parlamento da União Europeia e por vários países da América Latina, dirigiu-se a jornalistas reunidos em …

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …