Trump “traidor” recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Heikki Saukkomaa / Lehtikuva Handout

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, nesta terça-feira (17), que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de fato, ingerência russa nas eleições presidenciais de 2016.

O presidente dos Estados Unidos disse nesta terça que não se explicou da melhor forma na coletiva com Vladimir Putin, depois da cimeira desta segunda-feira. Face à contestação perante a sua atitude na cúpula, Trump deu um salto à retaguarda e disse: “Aceito que houve interferência russa“.

“Em frase fundamental nas minhas declarações, disse o que devia em vez do que não devia. A frase devia ser ‘não vejo motivos para que NÃO tenha sido a Rússia’. Uma espécie de dupla negativa. Acho que isso clarifica as coisas”, disse em declarações aos jornalistas, e no Twitter, antes de se reunir com membros do Congresso, para dar explicações sobre o conteúdo da reunião com o presidente russo, informa o Público.

Segundo o New York Times, a atitude de Donald Trump trouxe uma nova palavra para os críticos do presidente (e até mesmo alguns dos seus aliados): “traição”. Suas declarações provocaram uma enchente de críticas, por parte de seus próprios apoiantes republicanos.

Na coletiva de imprensa a partir da Sala Oval, Trump garantiu também confiar e apoiar os serviços secretos assim como as agências norte-americanas, adiantando que “aceita” as conclusões tornadas públicas sobre a suposta ingerência russa nas eleições presidenciais que ditaram a vitória de Donald Trump, em 2016.

Ainda assim, Trump disse que qualquer ação por parte da Rússia não teve qualquer impacto nos resultados finais da votação norte-americana.

“O poodle de Putin”

Dúvidas não restam a mídia internacional: Vladimir Putin saiu vencedor do encontro com Donald Trump. O jornal finlandês Kauppalehti deixa esse resultado bem claro na capa – “Trump 0 — Putin 1” – enquanto que o britânico Daily Mail se arrisca mesmo a chamar Trump de “o poodle de Putin”.

O Observador destaca que a tentativa de Trump de afastar as acusações de uma suposta interferência russa nas eleições norte-americanas de 2016 não passou ao lado da mídia.

O The Guardian, por exemplo, escreve que Donald Trump é “nada menos do que um traidor” e o Daily Express escreve que “a Guerra Fria acabou, diz Putin ao seu novo melhor amigo”.

A opinião geral parece apenas não atrair o Rossiyskaya Gazeta, publicado pelo governo. O diário russo garante que as relações entre os dois países melhoraram e que os amigos não devem lutar entre si.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …

Bolsonaro veta uso obrigatório de máscaras em comércio, templos e repartições públicas

Presidente alegou que uso de máscaras em locais fechados pode ser classificado como "violação de domicílio" e vetou trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras para a população mais pobre. O presidente Jair Bolsonaro …

Novos hábitos devem fazer parte da vida das sociedades no pós-pandemia, dizem especialistas

Enquanto a vacina que poderá conter a disseminação do novo coronavírus não sai, o mundo seguirá lavando as mãos. exaustivamente, abusando do álcool gel (ou de desinfetantes poderosos), caprichando na limpeza de tudo o …

Coroas de buracos negros supermassivos podem ser fonte de "partículas fantasmas"

Nas profundezas do gelo antártico, estão enterrados mais de 5.000 sensores de luz, que fazem parte do Observatório IceCube, um detector de neutrinos. Em 2018, este observatório recebeu a atenção da comunidade científica de todo …

Partícula exótica nunca vista antes é descoberta no CERN

Cientistas trabalhando no Grande Colisor de Hádrons (LHC) observaram uma partícula exótica composta de quatro quarks charm. Essa é provavelmente a primeira descoberta de uma classe de partículas jamais observada pelos físicos. O quark é uma …

Lava Jato denuncia José Serra por lavagem de dinheiro

Ministério Público Federal acusa senador de ter recebido pagamentos indevidos da Odebrecht através de contas no exterior. Verônica Serra, filha do político, também é denunciada. A força-tarefa da Operação Lava-Jato em São Paulo denunciou nesta sexta-feira …

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …