Trump anuncia lançamento da Truth Social, sua nova rede social

Plataforma começará a ser testada em novembro. Ex-presidente dos EUA também prevê lançamento de serviço de vídeos. Republicano foi banido de Facebook e Twitter após incitar invasão do Capitólio.

Nove meses depois de ser expulso de redes sociais por seu papel na incitação à invasão do Capitólio, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou planos para lançar sua própria rede social, em um esforço para continuar ativo nas mídias.

O anúncio, feito nesta quarta-feira (20/10), impulsiona especulações de que Trump se prepara para a concorrer à Casa Branca novamente em 2024.

Chamada de “Truth Social” (truth significa verdade), a nova rede social pertencerá ao Trump Media & Technology Group (TMTG), empresa do ex-presidente. O lançamento oficial deve ocorrer apenas no início de 2022, mas, em novembro, ela já deve ser testada por convidados, em uma versão beta – o app já está disponível para pré-venda na Apple Store.

“Eu criei a Truth Social e o TMTG para enfrentar a tirania das ‘gigantes da tecnologia'”, disse Trump. “Vivemos em um mundo onde o Talibã tem uma grande presença no Twitter, mas seu presidente americano favorito foi silenciado. Isso é inaceitável”, acrescentou.

Trump era muito ativo nas redes sociais, sobretudo no Twitter, sua mídia preferida.

Após as incitações de Trump para que apoiadores marchassem até o Capitólio em 6 de janeiro, enquanto ocorria a sessão que iria ratificar a vitória eleitoral de Joe Biden – o que culminou com a invasão ao Congresso americano e a morte de cinco pessoas -, o Facebook baniu o ex-presidente indefinidamente em 7 de janeiro, mas, posteriormente, reduziu a proibição para dois anos.

O Twitter rapidamente o seguiu, suspendendo permanentemente a conta de Trump, que tinha mais de 88 milhões de seguidores na época, devido ao “risco de mais incitação à violência”. Depois outras plataformas, como YouTube, Snapchat e Instagram também baniram o ex-presidente.

Desde então, Trump tem procurado maneiras de recuperar seu megafone na Internet, iniciando vários processos contra as gigantes da tecnologia.

Referências ao Twitter

Nas imagens da nova rede social disponíveis na pré-venda da Apple Store, é possível ver que o Truth Social se assemelha ao Twitter, com mensagens curtas e identificações de usuário precedidas por @.

O TMTG fanunciou a fusão com a Digital World Acquisition Corp. e, segundo comunicado, pretende se tornar uma empresa de capital aberto. O grupo tem valor inicial estimado em 875 milhões de dólares.

Plataforma de vídeos

Além da nova rede social, o TMTG também pretende lançar um serviço por assinatura de vídeos sob demanda, que contará com programação de entretenimento, notícias e podcasts. A programação será liderada por Scott St. John, produtor executivo do famoso programa de televisão America’s Got Talent.

De acordo com o TMTG, seus concorrentes em potencial vão de Facebook e Twitter à Netflix, Disney+ e CNN. A longo prazo, a empresa planeja se tornar, também, forte na área de computação em nuvem e pagamentos, fazendo frente a Amazon, Microsoft, Google e Stripe.

Tentativas de voltar à Internet

Em maio, Trump lançou o blog chamado From the Desk of Donald J. Trump, que, com baixo número de acessos, foi tirado do ar apenas um mês depois.

No começo do ano, o ex-assessor de Trump Jason Miller lançou uma rede social chamada Gettr, mas o ex-presidente ainda não aderiu à plataforma.

Pouco depois do anúncio da Truth Social, Miller parabenizou Trump por “voltar a entrar na briga da mídia social”. “Agora, Facebook e Twitter perderão ainda mais participação no mercado”, disse ele em um comunicado publicado no Twitter pela Gettr.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …