Trump duplica taxas alfandegárias e moeda turca despenca

Um ataque de Donald Trump através do Twitter lançou, nesta sexta-feira (10), a economia turca para uma situação muito próxima do colapso.

Nos últimos meses, os investidores já olhavam de canto para a Turquia. Mas, nesta sexta, as mensagens escritas no Twitter por Donald Trump, anunciando a duplicação das taxas alfandegárias aplicadas às importações de alumínio e aço vindas da Turquia e festejando o fato de a moeda turca estar “deslizando muito rapidamente contra o dólar muito forte”, pioraram ainda mais a situação, provocando fortes reações nos mercados.

Segundo o jornal Público, a lira turca despencou, chegando mesmo a registrar uma depreciação diária face ao dólar de 18%, colocando assim a perda acumulada neste ano perto dos 40%.

Da mesma maneira, as taxas de juros da dívida pública turca aplicadas nos mercados dispararam para os maiores valores dos últimos nove anos. Ambos os indicadores são uma consequência imediata da fuga de investidores.

A depreciação abrupta da moeda pode resultar na perda imediata do poder de compra da população, dado que as importações se tornam mais caras, e pode ainda levar ao surgimento de dificuldades sérias nas empresas que tenham que efetuar compras no exterior ou que tenham se endividado junto de instituições de crédito internacionais.

Por sua vez, o aumento nas taxas de juros da dívida ameaça a capacidade do Estado obter financiamento e pode também se refletir em setores importantes, como os bancos por exemplo.

Mas o cenário que se observa atualmente na Turquia pode se alastrar, havendo ainda o risco de efeitos de contágio no resto da economia mundial. Isto, aliás, explica as quedas registradas nas principais bolsas internacionais na sessão desta sexta.

Conforme explica o Público, o contágio surge por via dos bancos internacionais que emprestaram dinheiro a empresas turcas nos últimos anos.

Com a depreciação brusca da moeda, essas empresas terão agora dificuldades em continuar a pagar créditos em euros ou dólares e os bancos podem ficar com um volume considerável de crédito “incobrável” nas mãos.

O aumento da percepção de risco associada ao investimento em mercados emergentes pode ser outra fonte de problemas, podendo criar problemas em regiões como a Ásia ou América do Sul, muito sensíveis aos cenários de depreciação das suas moedas frente ao dólar.

Esse é mais um capítulo nas tensões entre os Estados Unidos e a Turquia, que têm crescido especialmente desde os pedidos da Turquia de deportação do imã Fethullah Gulen, residente nos Estados Unidos, que o governo turco diz estar por trás do golpe de Estado fracassado em 2016.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …