Trump escreve no Twitter que Lua faz parte de Marte

Max Goldberg / Wikipedia

O presidente dos EUA, Donald Trump

Parece que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está um tanto quanto confuso com relação às atuais investidas de seu país na exploração espacial. Na verdade, a confusão vai além: Trump também disse, no Twitter, que a nossa Lua faz parte de Marte.

Em tweet publicado nesta sexta, Trump diz: “Por todo o dinheiro que estamos gastando, a NASA NÃO deveria estar falando sobre ir à Lua — fizemos isso há 50 anos. Eles deveriam estar focados em coisas muito maiores, incluindo Marte (do qual a Lua faz parte), Defesa e Ciência!”.

Em um único tweet, o presidente da nação mais poderosa do mundo no que diz respeito à exploração espacial cometeu duas gafes: a primeira, de não entender que o retorno à Lua justamente faz parte dos planos de ir a Marte; a segunda, de afirmar que a Lua, que orbita a Terra, faz parte de Marte.

Em sua confusão com relação à Lua fazer parte de Marte, talvez o presidente dos EUA tenha querido dizer que explorar a Lua é parte da futura exploração marciana. Mas, se foi este o caso, por que dizer que a NASA não deveria “estar falando sobre ir à Lua”?

Ainda, o tweet de hoje entra em contradição com outra publicação do presidente na mesma rede social, feita no final de maio, em que ele diz o seguinte: “Sob minha administração, estamos restaurando a NASA para a grandeza e estamos voltando para a Lua, depois para Marte. Estou atualizando meu orçamento para incluir um adicional de US$ 1,6 bilhão para que possamos retornar ao espaço de forma GRANDIOSA!

O programa Moon to Mars é o que prevê o estabelecimento da presença constante de humanos na Lua e em sua órbita, com a estação orbital lunar Gateway fazendo parte dos planos.

A partir daí, os futuros voos tripulados rumo ao Planeta Vermelho acontecerão — então explorar a Lua com mais afinco agora é justamente uma das etapas mais importantes para que possamos levar astronautas a Marte na década de 2030.

Além disso, a ida de novos astronautas à Lua depois de 50 anos do programa Apollo, o novo programa chamado Artemis, se tornou uma prioridade máxima da NASA justamente por conta de pressão do próprio governo do país.

O vice-presidente Mike Pence foi quem anunciou, meses atrás, que a agência espacial precisaria antecipar os planos de levar uma nova tripulação à Lua de 2028 para 2024. Ainda que Pence tenha sido o maior responsável pela mudança de cronograma do programa Artemis, Trump apoiou o pedido de orçamento revisado quando este foi enviado ao Congresso no mês passado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'É cada vez mais difícil acreditar que Bolsonaro chegue ao final do mandato', vê historiador José Murilo de Carvalho

A gravidade da crise causada pelo novo coronavírus no Brasil ficou mais evidente quando o país atravessou pela primeira vez, na terça-feira (19/05), a barreira de mil mortes por covid-19 registradas em 24h, segundo dados …

Estudo indica razão bizarra para a existência de barba nos homens

Humanos são bastante diferentes dos outros grandes primatas no que se refere ao pelo corporal: de forma geral temos bem menos que eles, especialmente as mulheres. Os homens, por outro lado, conseguem produzir uma barba longa, …

EUA querem fechar brecha em regra que bloqueia fornecimento de chips para Huawei

Reguladores dos EUA querem fechar uma brecha na nova regra que bloqueia o fornecimento global de chips para a Huawei. Recentemente, a fabricante chinesa também teve a sua presença prorrogada por mais um ano na …

Objetos escondidos por prisioneiros são descobertos em Auschwitz

Talheres e outros itens encontrados num duto de chaminé de um dos blocos daquele que foi o maior campo de extermínio nazista podem revelar detalhes sobre a vida no local, onde mais de um milhão …

Troca de ministros é exemplo de 'simplificação da política' de Bolsonaro

Constantes mudanças de ministro feitas por Jair Bolsonaro têm "impacto político importante", mas "simplificação da política" praticada pelo presidente o "mantém no cargo", disse sociólogo à Sputnik Brasil. Para Dario Sousa e Silva, professor da Universidade …

Pinguins fazem tour exclusivo em museu fechado por causa do coronavírus

Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes. Enquanto …

Esse pode ser o único sintoma de Covid-19 em alguns pacientes

De acordo com publicação da Universidade de Utah, o coronavírus pode causar conjuntivite em casos raros e não parece ser o único sintoma de Covid-19, sendo acompanhada de febre, tosse e falta de ar. Mas …

Spotify reforça ambição de expandir para além do streaming de música

O Spotify teve uma alta em suas ações nessa terça-feira (19), depois de anunciar que terá, com exclusividade, um dos maiores podcasters do mundo na sua plataforma. "The Joe Rogan Experience", um podcast no estilo …

Israel é alvo de ciberataques generalizados

Vários websites de Israel foram atingidos nesta quinta-feira (21) por um ataque cibernético coordenado, com suas páginas principais sendo substituídas por imagens da capital, Tel Aviv, e de outras cidades israelenses em chamas. De acordo com …

Para imprensa europeia, cloroquina se tornou "arma política" no Brasil

A imprensa europeia demonstra surpresa e preocupação com a decisão do governo brasileiro de ampliar o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para o tratamento de doentes com sintomas leves do coronavírus no SUS. Sites de …