Trump escreve no Twitter que Lua faz parte de Marte

Max Goldberg / Wikipedia

O presidente dos EUA, Donald Trump

Parece que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está um tanto quanto confuso com relação às atuais investidas de seu país na exploração espacial. Na verdade, a confusão vai além: Trump também disse, no Twitter, que a nossa Lua faz parte de Marte.

Em tweet publicado nesta sexta, Trump diz: “Por todo o dinheiro que estamos gastando, a NASA NÃO deveria estar falando sobre ir à Lua — fizemos isso há 50 anos. Eles deveriam estar focados em coisas muito maiores, incluindo Marte (do qual a Lua faz parte), Defesa e Ciência!”.

Em um único tweet, o presidente da nação mais poderosa do mundo no que diz respeito à exploração espacial cometeu duas gafes: a primeira, de não entender que o retorno à Lua justamente faz parte dos planos de ir a Marte; a segunda, de afirmar que a Lua, que orbita a Terra, faz parte de Marte.

Em sua confusão com relação à Lua fazer parte de Marte, talvez o presidente dos EUA tenha querido dizer que explorar a Lua é parte da futura exploração marciana. Mas, se foi este o caso, por que dizer que a NASA não deveria “estar falando sobre ir à Lua”?

Ainda, o tweet de hoje entra em contradição com outra publicação do presidente na mesma rede social, feita no final de maio, em que ele diz o seguinte: “Sob minha administração, estamos restaurando a NASA para a grandeza e estamos voltando para a Lua, depois para Marte. Estou atualizando meu orçamento para incluir um adicional de US$ 1,6 bilhão para que possamos retornar ao espaço de forma GRANDIOSA!

O programa Moon to Mars é o que prevê o estabelecimento da presença constante de humanos na Lua e em sua órbita, com a estação orbital lunar Gateway fazendo parte dos planos.

A partir daí, os futuros voos tripulados rumo ao Planeta Vermelho acontecerão — então explorar a Lua com mais afinco agora é justamente uma das etapas mais importantes para que possamos levar astronautas a Marte na década de 2030.

Além disso, a ida de novos astronautas à Lua depois de 50 anos do programa Apollo, o novo programa chamado Artemis, se tornou uma prioridade máxima da NASA justamente por conta de pressão do próprio governo do país.

O vice-presidente Mike Pence foi quem anunciou, meses atrás, que a agência espacial precisaria antecipar os planos de levar uma nova tripulação à Lua de 2028 para 2024. Ainda que Pence tenha sido o maior responsável pela mudança de cronograma do programa Artemis, Trump apoiou o pedido de orçamento revisado quando este foi enviado ao Congresso no mês passado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …