Nos últimos anos a NASA vem anunciando o plano de retornar ao cenário de seu maior feito – e voltar a enviar uma missão tripulada à lua.
Desde que, em junho de 1969, Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os dois primeiros seres humanos a pisarem no satélite, somente outras 11 pessoas retornaram ao solo lunar.
A próxima missão, segundo a agência especial estadunidense, acontecerá em 2024, e terá um diferencial determinante: levará a primeira mulher à lua.
A missão que levará um homem e uma mulher não ganhou o nome de “Artemis” por acaso: mantendo a tradição de utilizar nomes de deuses gregos em suas missões lunares, Artemis era a deusa grega da lua, e irmã gêmea de Apolo – que batizou justamente a missão que levou Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins – que ficou na nave enquanto os dois astronautas caminhavam na lua – a desbravar pela primeira vez o satélite vizinho à Terra.
O projeto custará 1,6 bilhões de dólares, orçamento já confirmado pelo presidente Donald Trump.
Os nomes dos astronautas da missão “Artemis” ainda não foram anunciados, mas a NASA já anunciou, em nota oficial, que os trabalhos pelo projeto estão acontecendo a todo vapor.
“Nossos esforços incluirão novos trabalhos nos centros da NASA para fornecer as principais tecnologias e cargas úteis científicas necessárias para a superfície lunar, aumentando os esforços já em andamento por todo o país”, afirmou a nota.
// Hypeness