O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta sexta-feira ao Departamento de Justiça para investigar quem escreveu o artigo de opinião publicado de forma anônima pelo “The New York Times” e afirmou que está avaliando a possibilidade de tomar medidas jurídicas contra o jornal.
Em declarações a jornalistas no avião presidencial Air Force One, Trump disse que o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, deveria usar os recursos do Departamento de Justiça para desmascarar o funcionário do governo que escreveu o artigo.
“Jeff deveria estar investigando quem é o autor deste artigo porque realmente acredito que é um tema de segurança nacional”, ressaltou Trump, que não descarta submeter sua equipe passar por testes em um detector de mentiras.
“As pessoas sugeriram. O senador republicano Rand Paul, a quem respeito, disse que deveríamos organizar testes com detector de mentiras. No fim, o nome dessa pessoa doente será revelado”, continuou o presidente americano.
O artigo, publicado na quarta-feira pelo “Times”, faz duras críticas ao presidente e revela um esforço de resistência por parte de um grupo de funcionários para conter os impulsos de Trump, que lembra que a maioria de seus principais assessores negaram ter escrito o artigo. Por isso, acredita que o autor não seja uma pessoa do alto escalão do governo.
“Vamos dar uma olhada sobre o que ele tinha, o que entregou, do que está falando e onde está agora”, afirmou. “Não quero que ele esteja em uma reunião de alto nível sobre China, Rússia e Coreia do Norte”, acrescentou o presidente.
Trump voltou a insinuar que o “Times” inventou o artigo e revelou estar analisando a possibilidade de processar o jornal. Perguntado se confia nas pessoas que o cercam na Casa Branca, Trump respondeu que sim.
// EFE