Trump ataca Amazon e acusa jornal de agir como lobista da companhia

Nathan Congleton / Flickr

O presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou neste sábado a acusar a Amazon de prejudicar o serviço postal nacional e declarou que o jornal “The Washington Post” age como lobista da gigante do comércio eletrônico, cujo dono é o mesmo, o bilionário Jeff Bezos.

Trump fez as polêmicas declarações no Twitter enquanto está em seu clube privado de Mar-a-Lago, em Palm Beach, no estado da Flórida.

“Está sendo informado que o serviço postal dos EUA perderá em média US$ 1,50 para cada pacote que entregar para a Amazon. Isso equivale a bilhões de dólares“, disse.

Trump se referia a uma reportagem do “The New York Times” baseada em um relatório do Citigroup que informa que os preços de envio de pacotes no serviço postal nacional estão abaixo dos de mercado, o que gera lucro para a Amazon, que é um de seus clientes principais.

O Serviço Postal americano, uma agência independente do governo federal e que possui 500 mil funcionários, registrou em 2016 um prejuízo de US$ 5,6 bilhões.

Esta não é a primeira vez que Trump dispara contra a Amazon, a quem criticou por “não pagar impostos” pelas vendas na internet e provocar a perda de empregos em cidades de todo os Estados Unidos. Na última quinta-feira, o governante responsabilizou a Amazon pela perda de “muitos milhares” de negócios no varejo.

Além disso, Trump afirmou que o “The Washington Post”, que pertence a Bezos, está fazendo campanha a favor da empresa como um lobby, por isso exigiu que o jornal se registre oficialmente como tal.

Chamado por Trump de “o falso Washington Post“, o jornal se defendeu das acusações e alegou que funciona de forma independente da Amazon, embora pertençam à mesma pessoa.

O valor da Amazon na bolsa se viu abalado nesta semana pelos ataques de Trump. Na quarta-feira, o portal Axios publicou um artigo no qual afirmava que Trump estava “obsessivo” com a Amazon e, em reação, as ações da companhia sofreram uma acentuada queda em Wall Street.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A cidade mais antiga das Américas - com a mesma idade do Egito faraônico - está sendo invadida

Tendo sobrevivido por 5 mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob ameaça de posseiros alegando que a pandemia coronavírus os deixou sem outra opção a não ser ocupar a cidade sagrada. A …

Greve global pelo clima está marcada para o dia 19 de março

As mudanças climáticas costumam ser tratadas como uma pauta menos urgente e com maior prazo para ser resolvida, mas a verdade é que, pela gravidade do quadro e pela totalidade de sua abrangência, ela é …

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …