“Sair do Afeganistão era a melhor decisão para os EUA”, defende Biden ao elogiar sucesso da missão

DNCC / EPA

Joe Biden

No dia seguinte à partida de Cabul do último soldado americano, após 20 anos de presença militar dos Estados Unidos no Afeganistão, o presidente Joe Biden destacou “o extraordinário sucesso” da missão de retirada de cidadãos americanos e daqueles que ajudaram os EUA.

Em um discurso televisionado a partir da Casa Branca, na noite desta terça-feira (31), o Presidente rejeitou as críticas à sua decisão de não adiar a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão, mesmo reconhecendo que nem todos os cidadãos americanos presentes em solo afegão puderam sair.

Biden relatou que entre 100 e 200 americanos ainda estavam no Afeganistão “com a intenção de sair” e se comprometeu a ajudar aqueles que ainda desejarem deixar o país. A maior parte dessas pessoas, acrescentou, tem dupla nacionalidade e eram residentes de longa data que decidiram ficar.

“O resultado é que 90% dos americanos que se encontravam no Afeganistão e queriam sair puderam sair “, disse ele. “Para os americanos que ficaram, não há data limite. Continuaremos determinados a retirá-los se quiserem sair “, sublinhou.

Interesse nacional

O democrata salientou que deixar o Afeganistão era “a melhor decisão para os Estados Unidos”. O que importa é “o interesse nacional”, disse ele, reiterando que o Afeganistão não poderia “ser usado como ponte de ataque para a nossa casa”, frisou.

“Eu lhes dou a minha palavra, do fundo do meu coração. Não tenho dúvidas de que esta é a decisão certa, uma decisão sábia e a melhor decisão para a América”, disse o Presidente, em discurso solene.

US$ 300 milhões por dia de guerra

De acordo com o Presidente, os EUA tinham que optar entre a “saída ou uma escalada” militar no Afeganistão. “Nossa obrigação é defender e proteger a América contra as ameaças do século XXI e de amanhã”, afirmou.

Biden disse não acreditar que enviar mais soldados e gastar mais dinheiro numa guerra que custava “US$ 300 milhões por dia” seria a saída mais adequada. “O mundo está mudando”, completou, dizendo que lutaria contra ataques de radicais onde fosse preciso. Mas “a guerra no Afeganistão acabou”.

Alerta aos radicais

Joe Biden fez uma advertência ao grupo Estado Islâmico do Afeganistão: “Ainda não terminamos com vocês”.

O Presidente também destacou o papel desempenhado por seu predecessor, Donald Trump, na situação atual. O acordo da administração Trump com o Talibã permitiu “a libertação de 5.000 prisioneiros no ano passado, incluindo alguns dos principais oficiais do Talibã, que agora assumiram o controle do país”, frisou.

“Quando assumi o cargo, o Talibã estava militarmente em sua posição mais forte desde 2001, já que controlava quase metade do país”, disse o presidente.

Joe Biden afirmou que a data de 31 de agosto não era “uma data arbitrária”, mas que ela havia sido escolhida “para salvar vidas”.

Assumindo responsabilidade

“Eu assumo a responsabilidade pela decisão. Alguns dizem que deveríamos ter iniciado as evacuações em massa mais cedo e perguntam se isso não poderia ter sido feito de forma mais organizada. Eu, respeitosamente, discordo deles“, afirmou o Presidente dos Estados Unidos.

“Não iria manter uma guerra para sempre”, reforçou, dizendo que havia seguido recomendações unânimes para essa decisão. Mesmo se a retirada tivesse começado em junho ou julho “ainda haveria correria ao aeroporto” de pessoas que desejassem partir, observou Biden.

A partida das últimas tropas americanas na segunda-feira (30) do Afeganistão, 16 dias após a tomada da capital Cabul pelo Talibã, encerrou duas décadas de guerra e da presença dos Estados Unidos em solo afegão, um engajamento militar ao qual Joe Biden estava determinado a terminar.

“Eu me recuso a continuar uma guerra que não é de interesse do nosso povo”, concluiu o presidente.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …