Trump muda discurso e diz que usar máscara é “patriótico”

Chris Kleponis / EPA POOL

Contrariando seu posicionamento dos últimos meses, presidente dos Estados Unidos defende uso da proteção e afirma que voltará a conceder entrevistas coletivas diárias para informar sobre a situação do coronavírus.

Contrariando seu discurso e posicionamento nos últimos meses em relação à pandemia de covid-19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20/07) que usar máscaras é um ato “patriótico”.

“Estamos unidos em nosso esforço para derrotar o vírus invisível da China, e muitas pessoas dizem que é patriótico usar uma máscara quando não se pode fazer distanciamento social. Não há ninguém mais patriótico do que eu, seu presidente favorito”, escreveu Trump em sua conta no Twitter, acrescentando à mensagem uma foto sua usando máscara.

A imagem é de 11 de julho, quando Trump visitou o hospital militar Walter Reed, nos arredores de Washington, e apareceu em público pela primeira vez com a proteção desde o início da pandemia.

Na ocasião, o presidente disse que as máscaras “têm um tempo e um lugar adequado” e que ele concordou em usá-la porque estava visitando um hospital, mas não revelou se continuaria a usá-las em outras circunstâncias.

Desde o começo da pandemia, Trump vem minimizando a gravidade da doença, se opondo a medidas de confinamento e desrespeitando a orientação do uso de máscara. Muitos de seus apoiadores acreditam que, quando são forçados a usá-la, têm a liberdade individual violada.

No entanto, em meio a uma escalada no número de casos do novo coronavírus nos estados do sul e do oeste –incluindo alguns redutos republicanos –, Trump foi pressionado a mudar o discurso.

As principais autoridades médicas do país, apoiadas por várias figuras republicanas, dizem que o uso de máscaras é crucial para ajudar a deter a doença. Além disso, seu provável rival democrata nas eleições presidenciais de novembro, Joe Biden, usa máscara em público há meses.

Trump se recusou a traçar uma estratégia nacional para lidar com o coronavírus e recebeu muitas críticas, refletidas nos resultados de pesquisas eleitorais. Biden está nove pontos percentuais à frente em número de intenções de voto, de acordo com levantamento do site Real Clear Politics.

Em termos absolutos, os Estados Unidos continuam sendo o país mais afetado pela pandemia, com mais de 3,8 milhões de casos e mais de 140,8 mil mortes, de acordo com a dados da Universidade Johns Hopkins.

Como parte de sua mudança de discurso, Trump anunciou nesta terça-feira que voltará a conceder entrevistas coletivas diárias para informar sobre a situação do coronavírus. No início da pandemia, isso era comum, mas os eventos foram interrompidos há três meses, quando alguns estados começaram a reabrir suas economias.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro segue a mesma linha de Trump, minimizando a doença e aparecendo sem máscara em público. O mandatário brasileiro, no entanto, não deixou de ser criticado pelo americano, que no começo de junho citou o Brasil como exemplo negativo de combate à covid-19.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …

Planetas semelhantes à Terra parecem ser "protegidos" por gigantes como Júpiter

A organização dos planetas rochosos não é aleatória e, ainda, parece depender de algumas condições iniciais — é o que indica um novo estudo feito por uma equipe internacional de astrônomos e liderado por Martin …

1º parque temático da Nintendo será inaugurado em 2021 com área dedicada a Super Mario

“It’s me, Mario!” O encanador mais famoso do mundo vai trazer seus tubos verdes e aventuras para o mundo real. O Universal Studios do Japão inaugura, em 2021, o Super Nintendo World, o primeiro parque de …

Na TV, Biden volta a mencionar Amazônia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu rival democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden, responderam a perguntas do público em canais de televisão concorrentes na noite desta quinta-feira (15/10). Pela segunda vez …

Qual é a eficácia do toque de recolher na luta contra a Covid-19?

A partir de sábado (17), a França entra em uma nova fase da luta contra a epidemia de coronavírus. Na noite de quarta-feira (14), o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou medidas inéditas para tentar …