Trump muda discurso e diz que usar máscara é “patriótico”

Chris Kleponis / EPA POOL

Contrariando seu posicionamento dos últimos meses, presidente dos Estados Unidos defende uso da proteção e afirma que voltará a conceder entrevistas coletivas diárias para informar sobre a situação do coronavírus.

Contrariando seu discurso e posicionamento nos últimos meses em relação à pandemia de covid-19, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (20/07) que usar máscaras é um ato “patriótico”.

“Estamos unidos em nosso esforço para derrotar o vírus invisível da China, e muitas pessoas dizem que é patriótico usar uma máscara quando não se pode fazer distanciamento social. Não há ninguém mais patriótico do que eu, seu presidente favorito”, escreveu Trump em sua conta no Twitter, acrescentando à mensagem uma foto sua usando máscara.

A imagem é de 11 de julho, quando Trump visitou o hospital militar Walter Reed, nos arredores de Washington, e apareceu em público pela primeira vez com a proteção desde o início da pandemia.

Na ocasião, o presidente disse que as máscaras “têm um tempo e um lugar adequado” e que ele concordou em usá-la porque estava visitando um hospital, mas não revelou se continuaria a usá-las em outras circunstâncias.

Desde o começo da pandemia, Trump vem minimizando a gravidade da doença, se opondo a medidas de confinamento e desrespeitando a orientação do uso de máscara. Muitos de seus apoiadores acreditam que, quando são forçados a usá-la, têm a liberdade individual violada.

No entanto, em meio a uma escalada no número de casos do novo coronavírus nos estados do sul e do oeste –incluindo alguns redutos republicanos –, Trump foi pressionado a mudar o discurso.

As principais autoridades médicas do país, apoiadas por várias figuras republicanas, dizem que o uso de máscaras é crucial para ajudar a deter a doença. Além disso, seu provável rival democrata nas eleições presidenciais de novembro, Joe Biden, usa máscara em público há meses.

Trump se recusou a traçar uma estratégia nacional para lidar com o coronavírus e recebeu muitas críticas, refletidas nos resultados de pesquisas eleitorais. Biden está nove pontos percentuais à frente em número de intenções de voto, de acordo com levantamento do site Real Clear Politics.

Em termos absolutos, os Estados Unidos continuam sendo o país mais afetado pela pandemia, com mais de 3,8 milhões de casos e mais de 140,8 mil mortes, de acordo com a dados da Universidade Johns Hopkins.

Como parte de sua mudança de discurso, Trump anunciou nesta terça-feira que voltará a conceder entrevistas coletivas diárias para informar sobre a situação do coronavírus. No início da pandemia, isso era comum, mas os eventos foram interrompidos há três meses, quando alguns estados começaram a reabrir suas economias.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro segue a mesma linha de Trump, minimizando a doença e aparecendo sem máscara em público. O mandatário brasileiro, no entanto, não deixou de ser criticado pelo americano, que no começo de junho citou o Brasil como exemplo negativo de combate à covid-19.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …